Ana Paula da Cunha Guimarães nasceu em Belém, no dia 5 de julho de 1973. Ela foi a quarta menina a ingressar no grupo das Paquitas do Xou da Xuxa, completando aquela geração.
Das quatro primeiras, ela foi a única que passou por um concurso, pois a Andrea Veiga já trabalhava com a Xuxa desde 1984, no Clube da Criança na Rede Manchete, Andreia Faria foi enviada para fazer teste no Xou da Xuxa através de uma agência de modelo, na qual ela fazia parte do casting, pois se encaixava nos quesitos pedidos por Marlene, e já era conhecida pela apresentadora, pois havia participado algumas vezes das gravações do infantil em sua emissora anterior. E Louise Wischerman era vizinha de prédio da rainha dos baixinhos, as duas se cruzaram algumas vezes, e a empresária da loira quem viu nela o potencial para Paquita e a convidou pessoalmente em um dia que dividiam o elevador.
Ana Paula revelou em entrevistas que não assistia o Xou da Xuxa, mas coincidiu de um ver o programa quando a apresentadora anunciava a seletiva para uma nova assistente de palco, além disso, a esposa de seu pai trabalhava na TV Globo e lhe deu o maior apoio.
Naquela época, as pessoas não sabiam direito o que era ser uma Paquita e o cargo ainda não tinha todo o glamour que alcançou nos anos seguintes, então, além dela, só mais uma menina fez o teste, a Luciana Vendramini que foi a convite da Xuxa. No entanto, a proximidade da Ana Paula com uma profissional da emissora não lhe garantiu a vaga, ela foi aprovada porque demonstrou mais carisma e desenvoltura com o que esperava-se de uma assistente de palco do programa.
Ana Paula foi coroada Paquita em março de 1987, sendo chamada de Catuxa e ficou conhecida como uma das integrantes mais carismáticas da história do grupo, ela foi segunda a usar a farda vermelha, fazendo par com Louise Wischerman, a Pituxa Alemã, com quem se deu muito bem.
Em 1989, Louise Wischerman recebeu um convite para apresentar um programa musical na TV Rio, que estava iniciando suas operações, mas ela disse que só aceitaria a proposta se Ana Paula lhe acompanhasse. Convite aceito, as duas deixaram o Xou da Xuxa em março daquele ano e seus postos foram ocupados por Juliana Baroni que recebeu o apelido de Catuxa Jujuba e Leticia Spiller que foi chamada de Pituxa Pastel. No entanto, a atração durou apenas um ano, pois a emissora faliu e as duas foram dispensadas, mesmo tendo assinado contrato para dois anos.
Depois disso, a Louise optou por terminar o colegial e em seguida mudou-se para a Alemanha, onde formou-se em artes cênicas e atuou em várias produções, já Ana Paula, passou a trabalhar no Domingão do Faustão, como assistente de palco no quadro Rala e Rola que estreou em junho de 1990.
Segundo Ana Paula, em uma live, ao encontrar com a Xuxa nos estúdios da Globo, a apresentadora disse que estava se preparando para estrear um programa similar ao Xou da Xuxa no México, e como a maioria das Paquitas naquele momento eram muito novinhas e não podiam viajar, e a convidou para trabalhar com ela novamente, inclusive ficaria morando em uma casa no país para que não precisasse acompanhá-la de um lado para o outro.
Ela aceitou o convite, mas o projeto foi alterado, a gravação passou a ser na Argentina, e assim, Ana Paula voltou a integrar a turma da Xuxa como Paquita no exterior, em 1991. Em 1992, ela acompanhou a apresentadora nas gravações do Xuxa Park na Espanha e no mesmo ano, com a saída de Pituxa Pastel do grupo das Paquitas, reintegrou a trupe no Brasil também, assumindo a liderança das meninas, pois era a mais experiente e, além disso, o cargo estava com Letícia. Ou seja, ela recuperou o posto de soldadinha oficial e herdou a responsabilidade de representá-las.
Em 1993, Ana Paula gravou músicas com as Paquitas pela primeira vez, pois tinha saído antes delas gravarem o primeiro disco, o grupo colocou voz no tema de abertura da TV Colosso e em uma canção que foi apresentada nos concertos da Xuxa, além de suas participações em programas de TV. Nesse mesmo ano, ela foi a única das Paquitas brasileiras a acompanhar a Xuxa nas gravações do programa que estreou nos Estados Unidos.
Ana Paula deixou o cargo de Paquita no começo de 1995, quando todas as meninas foram trocadas pelo grupo Paquitas Nova Geração, mas ela preferiu não fazer parte da despedida que foi gravada no primeiro programa daquela temporada.
Apesar de expressar timidez para cantar quando trabalhava com a Xuxa, ela se juntou às suas colegas, também ex-paquitas, Bianca Rinaldi e Roberta Cipriani para formar o Grupo Three Dance. As três meninas se apresentaram no programa Xuxa Hits, mas o projeto não vingou e cada uma partiu em carreira solo. As três investiram na atuação.
Em 1995, ela interpretou a personagem Alice no Episódio O Gosto da Vingança, do programa Você Decide, e no mesmo ano fez uma rápida participação na novela Cara & Coroa como a personagem Luiza. Seu grande papel aconteceu em 1996 em Malhação de Verão quando ela interpretou a personagem Nani, se deu tão bem que ficou a temporada toda de 1996 e 1997. Em 1998, fez outra vez uma participação pequena na novela Pecado Capital, como a personagem Elba, mas depois disso resolveu mudar de rumo, ao invés de ficar na frente das câmeras, passou para trás delas.
Segundo a própria Ana Paula, depois de um tempo sem contato com a Xuxa, ela foi visitar a apresentadora e recebeu o convite para dirigir as Paquitas Geração 2000, no Xuxa Park, que ainda não dominavam a função em cena. Com o fim do infantil, atuou no Planeta Xuxa e depois no Mundo da Imaginação.
De 2002 até 2007, Ana Paula foi assistente de direção dos programas Xuxa No Mundo Da Imaginação e TV Xuxa. A partir de 2007 passou a ser assistente de direção de telenovelas, trabalhando em Sete Pecados, Caras & Bocas, Ti Ti Ti e O Astro. E a partir de 2012, foi promovida a diretora, função que já lhe rendeu um belo curriculum. As novelas Guerra Dos Sexos, Alto Astral, Êta Mundo Bom, Pega Pega, Verão 90, Bom Sucesso e Quanto Mais Vida Melhor. Além do programa Divertics e Vicky e a Musa que é uma produção da Globoplay, levam sua assinatura.
Catu voltou a viver seu momento Paquita no especial dos 20 anos de Xuxa na Globo, em 2006. No mesmo ano fez uma participação no filme Xuxa Gêmeas, como a Mãe Briguenta. Outro trabalho para o cinema aconteceu em 2008, onde atuou como a Sônia no longa A Guerra dos Rocha.
Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.
1 comments:
Acabei de ver seu canal no YouTube!!
Obrigada por tanto carinho , uma retrospectiva muito cuidadosa sobre esses anos longos no audiovisual!!!
Bj grande
Ana Paula
Catu
Postar um comentário