Clube da Criança - com Xuxa

 A história do Clube da Criança começa com a quebra da Rede Tupi, que foi a primeira TV do Brasil, pois depois de décadas no ar, a emissora entrou em falência e o governo dividiu a concessão em duas partes. Uma delas ficou com o Silvio Santos e outra com o grupo Bloch, do qual Adolpho era presidente.

O diretor Mauricio Sherman foi contratado para dirigir a emissora que recebeu o nome de Manchete, que era o nome da revista da editora Bloch, o principal produto do grupo. Na época, Xuxa era modelo, ela havia começado a sua carreira em 1979, aos dezesseis anos, e só no ano de 1980 estampou mais ou menos 80 capas de revistas, inclusive muitas da revista Manchete. 

Xuxa posava para campanhas publicitárias, gravava comerciais, chegou a gravar vinhetas de programas para a Globo, fez filmes, fez figuração em programas da Globo e até uma participação em uma novela. Ela assinou contrato com a Ford Models e passou a trabalhar em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Em 1982, posou para a revista Playboy, e foi nessa ocasião, quando estava na Rede Bandeirantes, hoje Band, para fazer uma divulgação da revista, que o Sherman lhe convidou para ser apresentadora infantil.


Ela recusou o convite, mas em 1983, quando a Rede Manchete estava prestes a entrar no ar, o Sherman a convidou outra vez. Apesar de não ter interesse, foi persuadida pelo namorado na época, o Pelé, e acabou cedendo, mas com um contrato curto. Caso a Xuxa não aceitasse a proposta, a outra opção de Sherman era a também modelo Monique Evans. 


A Rede Manchete entrou no ar no dia 5 de junho e a Xuxa estreou o Clube da Criança no dia seguinte. O programa ia ar das 17h ás 19h. Durante a semana ela trabalhava em Nova Iorque e nos fins de semana ela voltava ao Brasil para gravar o infantil, até que a agência lhe pediu para escolher entre a carreira de modelo ou de apresentadora. 


O formato do programa não era original, pois já existia, por exemplo, o Clubinho da Tia Dulce no estado de Minas Gerais, e segundo a apresentadora, Xuxa pegou algumas dicas de como trabalhar com as crianças. No entanto, o formato, o personagem do programa foi idealizado por Mauricio Sherman, ele achava que dava muito certo colocar uma jovem sensual para falar com crianças, a sensualidade e o jeito moleca da modelo lhe parecia perfeito para que fosse uma vedete infantil.


As vedetes eram artistas de palco, geralmente dançarinas, cantoras, ou atrizes, que eram sensuais, mas não eróticas, como as moças do grupo Pussi Cat Dols.

O sucesso da Xuxa entre os baixinhos foi atribuido ao fato de que ela não falava com as crianças como uma pessoa adulta costuma fazer. Ela era mais uma entre elas, com a diferença de que era grande, o que não lhe parecia ser problema, pois a apresentadora não se importava com a diferença de tamanho e idade. Apesar das críticas por ser impaciente e objetiva a, ainda, modelo, também recebeu muitos elogios e conseguiu uma boa empatia com o público infantil.


Como a emissora estava engatinhando, a estrutura não era adequada para a TV, então foi necessário muita criatividade e jogo de cintura da parte dos profissionais que atuavam na época. Mauricio Sherman deixa Xuxa sozinha com a criançada com um microfone de fio, sem roteiro, sem figurinista e nem direção. Algumas crianças lhe pisaram no pé, outras beliscaram a sua bunda... E isso durou alguns meses até que as melhoras começaram a aparecer.


Com a Xuxa, o Clube passou por três fases, a primeira, em 1983, tinha o cenário composto por personagens dos desenhos animados do programa. Ela era sozinha e pelo menos nas primeiras gravações as crianças que apareciam no palco eram filhos dos funcionários da emissora. Os sorteios já faziam parte do programa, e nas cartas, as crianças deviam dizer quais eram os três desenhos preferidos e quais eram os que elas menos gostavam. Nesse ano ela gravou o filme Fuscão Preto.

Depois, em meados de 1984 começou a segunda fase, o cenário do programa foi trocado e Xuxa ganhou a participação dos assistentes de palco. Na época, a Marlene Matos era secretária do Sherman, e ele pediu que ela atendesse os pedidos da apresentadora, os que fossem possíveis. E segundo ela, a missão da secretária era saber quais eram as suas necessidades para tentar solucionar o que lhe fosse possível.

Depois dos pedidos, na gravação seguinte, lá estavam as coisas pedidas, desde uma arara com roupas, cenário para o programa a ajudantes de palco. Alguns meninos, escoteiros, foram escalados para ajudar a conter as crianças, e entrou a Andreia Veiga para auxilia-la também. A menina foi apelidada de Paquita, porque tinha um papagaio marionete que se chamava Paquito, e ela fazia papel de namorada desse boneco.

O nome foi escolhido por Xuxa, pois ela tinha conhecido um papagaio de verdade chamado Paquito e se encantou com a ave.

Foi em 1984 também que o cantor e produtor musical Michael Sulivan teve a ideia de produzir o disco do Clube da Criança. Ele disse que a Xuxa não queria cantar, e por isso recorreu a sua mãe para que lhe convencesse a colocar voz no disco. O álbum levava o nome do programa, pois Sulivan se inspirou no Balão Mágico, e quem mais se destacou foi a dupla Patricia Marques e Luciano Nassin.

O disco teve a participação do palhaço Carequinha, que tinha um programa de TV na Manchete também, da Vanusa, Pelé, Robertinho do Recife, Emilinha, Sérgio Reis, Martinho da Vila, Grupo Absynto, Sérgio Malandro e Roupa Nova.

A Xuxa colocou voz em três canções, fez um solo em Lápis de Cor, e dividiu vocais com Patricia e Luciano em Eu Vi, e novamente com a dupla e com o Roupa Nova em Carrossel de Esperança. Segundo Michael Sulivan, ela queria ter gravado É De Chocolate, mas ele já tinha convidado a Emilinha para cantar a canção, a apresentadora realizou o seu desejo 10 anos depois quando lançou o álbum Sexto Sentido e colocou essa música no repertório.

Ainda em 1984, ela gravou o filme Os Trapalhões E O Mágico de Oróz e fez uma pequena participação em O Trapalhão Na Arca de Noé. Nesse ano o programa passou a ser reprisado nos domingos. 

Em 1985, entrou a terceira fase do programa. O cenário mudou outra vez, e além da apresentadora, havia duas assistentes, a Andreia Veiga e a Heloísa Morgado. Xuxa passou a interpretar duas personagens, a Madame Caxuxá que dava dicas e conselhos aos telespectadores e a contadora de histórias Vóvuxa. Essas personagens foram levadas para o Xou, quando ela foi para a Globo, e a simpática vovó virou personagem das revistas em quadrinhos também.

Michael Sulivan lançou o grupo Trem da Alegria, colocando o Juninho Bill junto com a Patricia e Luciano, e Xuxa gravou uma música com eles, Bolo Do Amor, que aliás, ficou linda na vóz da apresentadora. Aliás, em 1985, ela lançou o seu primeiro disco, era de duetos, Xuxa e Seus Amigos, fazendo solo em três canções, Kido, Acalanto, e Sete Quedas. Essa última entrou para a coletânea Tevelândia.

Xuxa e Seus Amigos rendeu um especial de Natal, inclusive com a participação dos Trapalhões que eram da Globo. E nesse ano ela gravou com eles o filme Os Trapalhões No Reino da Fantasia, que se tornou um clássico da Sessão da Tarde.

O desempenho de Xuxa chamou a atenção do diretor Mario Lúcio Vaz, que ofereceu um salário três vezes maior para ela apresentar um programa infantil na Rede Globo, aquele que entrou para a história da TV mundial, sem exagero. Muitos países viram o Xou da Xuxa, ou similares decorrentes dele.

Diferente de Angélica, Pat Beijo e Debby que tiveram bonecas quando apresentaram o Clube da Criança, Xuxa só ganhou a sua quando estava na Globo. Mas dizem que as negociações coma empresa Mimo começaram quando ela ainda estava na Manchete.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.



0 comments: