Xou da Xuxa

A receita de sucesso da Xuxa era a mescla de uma série de fatores que nós não tínhamos muito bem claro, mas que funcionava perfeitamente. E o principal ingrediente dessa mistura que fazia a Xuxa ser quem ela é, era a sua naturalidade e simpatia. As crianças gostavam dela porque ela se comportava como uma criança grande.

Isso foi algo que o Mauricio Sherman, quando era diretor na Band, percebeu. Que Xuxa era uma mulher sensual, uma modelo conhecida, mas que tinha uma coisa meio infantil, meio inocente. Então ele queria transformá-la em uma vedete para crianças e ela não aceitou, depois a convidou de novo quando foi para a Manchete para que estreasse o Clube da Criança.

A figura da Xuxa, apesar de ter sido pensada um pouco como ela deveria ser, era bastante natural. A apresentadora se vestia de acordo com a moda da época e ela mesma chegou a dizer que o monte de acessórios que usava era algo muito pessoal, não era para compor uma personagem. E sua forma de falar com as crianças não representava a tia, ou a responsável, ela era uma a mais, e notava-se que era natural. Então, além da beleza estética, tinha o fator naturalidade e simpatia. E mesmo quando estava dentro de um microvestido, não era sensual, parecia uma boneca falante.

O Xou da Xuxa era um programa infantil, de variedades, mas que tinha mais audiência de gente grande, do que de crianças. Quando estreou na Rede Globo, a apresentadora só teve mais estrutura do que tinha na Manchete, e se deu o luxo de escolher o que queria para o programa, inclusive pode escolher quem ela queria na direção. E até rejeitou o primeiro cenário que foi construído.

Depois que fizeram o cenário que ela não gostou, pediu ajuda ao Mauricio de Souza que, conforme o pedido da própria apresentadora, além de desenhar o sol para dizer bom dia e uma nave espacial que era um sonho de criança, enviou o Reinaldo Waisman para auxiliar na elaboração do infantil.

Na gravação que foi ao ar como estreia do Xou da Xuxa, ela diz que a demora foi necessária e agradece aos que torceram por ela, ao contrário do que muita gente apostava, que ela seria um fracasso. Isso tinha a ver com os pilotos que foram descartados, e inclusive já no cenário aprovado um programa não foi ao ar.

Haviam vários elementos no cenário, inclusive alguns que funcionavam como brinquedos, aliás, a ideia era que as crianças ficassem livres, como se estivessem em um parque de diversões. Ou seja, isso foi uma inovação para a época, e lá no Clube da Criança ela já pedia essas coisas para o programa. Mas o que mais chamava a atenção era o sol que servia de porta de entrada para os convidados e a nave com a sua escada de arco-íris, envolta por muitas nuvens, porque no desenho do cenário, a nave estava flutuando, e foi assim nas quatro primeiras temporadas do programa.

O primeiro programa que foi ao ar, marcou a estreia do Xou da Xuxa no dia 30 de junho de 1986. Ela contava com o auxílio de Andrea Veiga como Paquita, que já a acompanhava no Clube da Criança, com a Andrea Faria como Xiquita, que foi escolhida do casting de uma agência de modelo, com o Dengue interpretado por Roberto Berttin, e o Praga interpretado por Armando Moraes. A direção ficava a cargo de Paulo Neto.

O programa era gravado no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, em dois dias da semana, nas terças e quartas, pois o estúdio era usado para outras atrações da emissora, e o cenário exigia umas dez ou doze horas de trabalho para ser montado. O Xou da Xuxa misturava brincadeiras, atrações musicais, números circenses, exibição de desenhos animados e quadros especiais, e contava com a participação, em média, de 200 crianças em cada gravação. Era dividido em nove blocos, de segunda a sexta-feira, e em sete blocos, aos sábados, e cada bloco era gravado interruptamente, como se fosse um programa ao vivo. 

As crianças esperavam para entrar no estúdio em uma outra sala assistindo a gravação do programa que estava acontecendo naquele momento, se não fosse a priemeira gravação do dia, e quando acabava, elas eram encaminhadas para o palco.

A primeira vinheta de abertura começava em preto e branco ao som de Doce Mel, com a Xuxa vestida de mágica, ela jogava a cartola que saia voando e deixava cair vários brinquedos coloridos, enquanto as crianças tentavam pegar. Quando a cartola cai em sua mão e ela volta a colocá-la na cabeça, a imagem fica colorida.

Nessa abertura aparece o nome dos personagens do programa, o Dengue está creditado como Murissoka e o Praga como ET. O Reinaldo Waisman disse que desenhou essas fantasias porque o Roberto Berttin era magro e alto, então ele precisava dar volume ao personagem e o encheu de braços. Já o Armando Moraes era anão e tinha uma corcunda, a fantasia de tartaruga era anatômica, assim, protegia as suas costas.

O traje das Paquitas foram confeccionados por Alda Meneghel, a mãe de Xuxa, que se inspirou nas balizas, posto que sua filha costumava ocupar nos desfiles do colégio. Já a aprsentadora, usava uma roupa diferente a cada programa, ela nunca repetiu figurino, e a sua  marca registrada era as minissaias, as ombreiras e as xuxinhas no cabelo.

Xuxa já estreou o programa com um disco pronto. Tinha Doce Mel - o tema de abertura e que tocava também quando ela entrava na nave no encerramento, Amiguinha Xuxa – que tocava sempre que ela saia da nave, She-ra, Meu Cãozinho Xuxo, Turma da Xuxa, Peter Pan, Garoto Problema, Meu Cavalo Frankstein e Miragem Viagem que foi gravada por Patrícia Marques, além de Quem Qué Pão – tema do café da manhã. No começo ela só falava do café, depois passou a receber uma bandeja com sucos, frutas e pães, que dividia com algumas crianças.

A produção do LP ficou a cargo do Guto Graça Melo, e quem é fã já sabe que foi um perrengue gravar. Que ninguém queria dar música, que ela tinha dificuldades para pôr voz, mas que foi o responsável pela criação da certificação de diamante. O álbum alcançou a marca de dois milhões e seiscentos mil discos vendidos, e está entre os dez mais vendidos do Brasil, de todos os tempos.

As coreografias ficavam por conta do coreógrafo Oswald Berry. Embora a Xuxa e as Paquitas também criassem muita coisa, inclusive as brincadeiras do programa. E ela também interpretava algumas personagens, como a Vovuxa que contava histórias, a Madame Caxuxá que dava dicas de higiene e falava de mapa astral, a Dra. Boluxa que dava conselhos de saúde, o sábio Xoxum que trazia dicas de brinquedos e o Xuxerife que lia cartas de denúncias.

Como Xuxa recebia muitas cartas, sorteava brinquedos num cenário a parte, e o Reinaldo Waisman criou outros personagens para interagir com ela nesse quadro. O Moderninho que era interpretado por ele, o Frentinha e o Xuxo. Então, como subir na nave era o sonho de muita criança, mas poucas conseguiam, pelo menos brincar de fazer sorteio, isso qualquer uma podia.

Antes do programa estrear, Marelene Mattos convidou Louise Wischerman para ser uma das Paquitas, ela começou a fazer testes antes do programa estrear, e aproximadamente um mês depois, foi coroada de Pituxa. E ainda em 1986, deu-se início a testes para escolher a quarta menina. Em 1987, Ana Paula Guimarães foi eleita a Catuxa.

Nesse ano aconteceram algumas mudanças no programa. O cenário passou por algumas alterações, como o sol que ganhou um bigode, a nave que mudou completamente porque a Xuxa pediu que ela ficasse algo mais Penélope Charmosa, além de ter ficado muito maior do que a anterior, e a vinheta de abertura continuava a mesma, mas agora com o nome da Marlene Matos como diretora. Ela assumiu a direção no decorrer do ano.

A Xuxa criou vários jargões, por exemplo, beijinho beijinho e tchau tchau. E na hora em que se despedia, antes de entrar na nave sempre dizia “foi bom estar com você, foi bom brincar com você”, fazendo uma referência a canção Doce Mel que tocava assim que ela soltava essa frase. Em 1987, nesse momento passou a tocar uma versão instrumental que era de arrepiar.

Nesse ano Xuxa lançou dois discos, ambos produzidos por Michael Sullivan e Paulo Massadas, o Xegundo Xou da Xuxa que também entrou para a lista dos dez discos mais vendidos do Brasil, que contém as canções Festa do Estica e Puxa, Rambo, Rexeita da Xuxa, entre outras, e tem novamente a participação de Patricia Marques na canção Comigo Ninguém Pode. Além do disco Karaokê da Xuxa que tem algumas músicas sem a vóz da apresentadora e outras quatro canções inéditas. Estrela Guia e Papai Noel dos Baixinhos com tema natalino, Beijinho Beijinho Tchau Tchau e Parabéns da Xuxa. Essa última se tornou um dos seus clássicos, foi a reinvenção do parabéns para você.

Nesse ano, Xuxa compôs três das canções que gravou, Hey Mickey que entrou para o Xegundo Xou da Xuxa, Papai Noel dos Baixinhos e Beijinho Beijinho Tchau Tchau que entrou para o Karaokê da Xuxa.

Ainda em 1987, entraram outras três meninas para o grupo das Paquitas. A Roberta Cipriani como Xiquitita, a Priscila Couto como Catuxita, e a Tatiana Maranhão como Paqutita.

Em 1988, houve outras alterações no cenário, mas mantinha-se a identidade original que era o sol de um lado, a nave do outro, embora tanto o sol, quanto a nave sempre sofriam alguns ajustes. A abertura foi trocada, eram várias crianças com o rosto pintado enquanto Xuxa passava pela tela a todo momento, e notava-se uma diferença na canção Doce Mel, ela regravou a música.

O grupo das Paquitas sofreu a primeira baxia, Andrea Veiga, a Paquita, deixou o programa. E no decorrer do ano, Ana Paula Almeida foi eleita como Pituxita.

Esse foi o ano da Xuxa, ela estava no auge da sua carreira. No dia em que o Xou completou 2 anos no ar, o programa foi transmitido ao vivo e acompanhado por uma multidão fora do estúdio, além dos que haviam conseguido entrar.

Xuxa lançou o terceiro disco do programa, o Xou da Xuxa 3, que é o recordista de venda da América Latina, passou dos três milhões de cópias, e assim como o primeiro e o segundo álbum do programa, está na lista dos dez discos mais vendidos do Brasil. Em 1998 o primeiro álbum do Padre Marcelo, Canções Para Louvar o Senhor, bateu o recorde da Xuxa, mas o disco dela teve várias outras edições, então, eu acho que ele recuperou o seu posto de disco mais vendido do Brasil.

Esse álbum tem vários clássicos, como Ilariê, Brincar de índio, Dança da Xuxa, Bom bom, Abecedário da Xuxa que foi muito utilizada para alfabetização nas escolas, e a Xuxa costumava cantar interpretando a linguagem de sinais para deficientes auditivos. E tem também Arco-íris, que foi tema do filme Super Xuxa Contra Baixo Astral. A canção tema ia entrar só para o álbum do filme, mas ela gostou muito e pediu para inseri-la no disco do Xou.

E teve também a estreia do Paradão dos Baixinhos, que ia ao ar nos programas de sábado, com a participação dos artistas que mais se destacavam na música nacional naquela época.

Nesse ano, em 1988, o Xou da Xuxa começou a ser reproduzido fora do Brasil. Patricia Laje comprou os direitos do programa para reproduzi-lo na Argentina e estreou o El Clan de Patsy. Dentre todas as apresentadoras que seguiram essa linha em outros países, ela foi a mais fiel.

Em 1989, a vinheta de abertura era um parque diversões no espaço, feito em animação gráfica, e o cenário mudou radicalmente. A nave saiu do canto do estúdio e foi para o centro, o fundo era um enorme X repleto de luzes. A ambientação era um mundo doce com cachoeira e sorvetes gigantes, o Sol perdeu o seu protagonismo, ficou menor e virou uma roda gigante. E a entrada dos artistas convidados que antes era pela boca do Sol, passou a ser em um painel giratório.

Em junho, estreou o Bobeou Dançou, aos sábados, era uma gincana dirigida aos adolescentes e tinha 20 minutos de duração. Cerca de um mês depois, virou um programa que passava aos domingos. O tema fez parte do álbum quarto Xou da Xuxa, que teve também Tindolelê, Milagre da Vida, Passatempo, entre outras canções, e tal como aconteceu no primeiro e segundo álbum do Xou, teve uma faixa que não era a Xuxa quem cantava, dessa vez foi a Amanda, do Trem da Alegria, que interpretou Recado para Xuxa. Esse álbum também entrou para a lista dos dez discos mais vendidos do Brasil. Ou seja, dos dez discos mais vendidos de todos os tempos, quatro são da Xuxa.

A primeira edição do quarto Xou da Xuxa tinha as letras prateadas, da segunda edição para frente já não era mais. E tem um boato de que a Marlene Matos mandou recolher toda a primeira leva que chegou nas lojas para repor os discos a venda porque falaram que as músicas tinham mensagem subliminar.

Uma das características do Xou da Xuxa que foi copiada pelos outros programas infantis, eram os programas especiais. Por exemplo, o aniversário do programa, carnaval, páscoa, natal... e no dia 8 de setembro, o Xou atingiu a edição número mil, a marca foi celebrada também. A canção Miz vezes mil, escrita para a ocasião, entrou no álbum Xuxa em 1993.

O grupo das Paquitas passou por outra alteração, Ana Paula Catuxa e Louise Pituxa deixaram a trupe ao mesmo tempo, e foram admitidas a Letícia Spiller como a nova Pituxa e a Cátia Paganote como Miuxa.


Esse grupo lançou o primeiro álbum das Paquitas pelo selo Xuxa Discos. Elas gravaram canções que foram escritas especialmente para elas, algumas regravações e canções que foram escritas para a Xuxa, como Marciano. O maior hit do álbum é uma homenagem para a apresentadora, Fada Madrinha, que foi apresentada pela primeira vez na ocasião do terceiro aniversário do programa.

E também teve o grupo dos Paquitos. Cinco garotos que foram selecionados para formar uma boy band e também lançaram um disco pelo Xuxa Discos. O lançamento do grupo aconteceu no programa de Natal, e o lançamento do disco em 1990. Ainda nesse ano, deu-se início ao concurso para escolher uma Paquita paulista.

Em 1990, entrou, então, a Juliana Baroni como a nova Catuxa. E logo depois a Andreia Faria, a Xiquita, deixou o grupo. Em seu lugar, Bianca Rinaldi foi admitida. Teve também a eleição da primeira Paquita internacional, Maria José Llaneza foi eleita a Paquita chilena. E já quase no final do ano a Tatiana Maranhão saiu também e a Flávia Fernandes foi convidada para ocupar o posto de nova Paquitita.

Não foi só o grupo das meninas que mudou bastante nesse ano. A vinheta de abertura passou a ser um desenho animado que mostrava Xuxa saindo com sua nave de um planeta em forma de coração e passando por vários lugares da Terra. Por onde ela passava, assumia as características dos nativos, como africana, japonesa...  E chegava no Rio de Janeiro, descendo no cenário do Xou. O fundo musical passou a ser uma versão instrumental de Doce Mel.

Mudou também a música que Xuxa descia da nave, na verdade continuava sendo Amiguinha Xuxa, mas era uma versão diferente da canção do disco de 1986. E o cenário que nos quatro anos anteriores era assinado por Reinaldo Waisman, passou para as mãos de João Cardoso.

Esse foi o primeiro ano em que a nave não ficava flutuando entre nuvens, ela pousava em uma colina verde florida. Aliás, o cenário era uma floresta cheia de elementos. E foi quando Mariana e Roberta que estavam sempre nas gravações e já tinham tentado ser Paquitas, sem sucesso, foram admitidas à trupe como as Irmãs Metralha.

Nesse ano Xuxa lançou o filme Lua de Cristal e a canção tema entrou para o álbum Xuxa 5. Pela primeira vez, e única, no período do programa, que o disco não era Xou da Xuxa, tinha apenas o nome da apresentadora e o número 5. Além de Lua de Cristal, teve a canção Pinel por Você, Tempero da Lambada, Trem Fantasma e I Love You Xuxu, entre outras.

E antes do disco Xuxa 5 chegar às lojas, ela tinha lançado o seu primeiro álbum em espanhol. Isso aconteceu devido o grande sucesso do álbum Xou da Xuxa 3 e também porque muitas apresentadoras e cantoras estavam regravando suas canções em espanhol, tanto, que a equipe teve até um pouco de trabalho para compor a seleção que entraria no álbum. No exterior foi lançado no final de 1989, mas no Brasil só disponibilizado no começo de 1990.

Embora os Paquitos não fossem contratados da Globo, eles tinham contrato com a Xuxa Produções e passaram a fazer parte do programa, inclusive nome do grupo constava nos créditos de abertura. Sempre dois deles recebiam a apresentadora na porta da nave e levavam o café da manhã no palco. Outra personagem que entrou para a trupe foi a Duda Little como repórter mirim. E nessa fase, o Praga se afastou do programa por problemas de saúde.

Em 1991, Sérgio Mallandro apresentou o programa no lugar da Xuxa, enquanto ela estava de férias, até o dia do seu aniversário em 27 de março. As Paquitas também estiveram ausentes nesse período, e os Paquitos assumiram o posto delas. Nos anos anteriores, nesses primeiros meses do ano eram apresentadas as melhores partes do programa, do ano anterior.

A vinheta de abertura se manteve a mesma do ano anterior, mas o cenário mudou totalmente. Outra vez desenhado por João Cardoso, mostrava alguns dos mais conhecidos símbolos turísticos do mundo, como o Big Ben, a Torre de Pisa, um moinho holandês, o templo do Taj Mahal... Tinha um aspecto futurista, e a clássica escada de arco-íris da nave foi substituída por um elevador. E foi o primeiro ano em que a música da descida da nave não era Amiguinha Xuxa, era Novo Planeta.

O Praga retornou ao programa no decorrer do ano, e com a saída de Duda Little, entraram outros dois repórteres-mirins, a Raquel Batista e o Caíque Benigno. E Xuxa também deu uma de entrevistadora, ela apresentava o quadro Papo Sério onde conversou com autoridades e especialistas em diversas áreas, uma delas foi Rosane Collor de Mello, a primeira dama do país e o ministro da saúde, Alceni Guerra.

Tinha até um quadro em que crianças faziam denúncias sobre problemas de suas ruas e bairros. As reclamações eram feitas através de cartas enviadas à produção do programa.

Nesse ano, Xuxa lançou o álbum Xou da Xuxa seis, que tem as canções O Xou da Xuxa Começou, Côco, Quem Sabe Um Dia, Hoje é Dia de Folia e o tema da descida da nave, Novo Planeta, além de outras. Tem até técnica de relaxamento, uma historinha para dormir. E a capa é a mesma que foi usada no segundo álbum em espanhol, o que diferencia os dois é a bandeira do Brasil na edição em português.

Xuxa apresentou a Paquita espanhola María Rollo, e a Paquita peruana Mariciel Efio. Teve a eleição das Paquitas aregentinas também, mas elas não atuaram no programa no Brasil. As Paquitas brasileiras lançaram o segundo álbum delas, e no grupo dos meninos também houve uma troca. Saiu Robson e entrou Yuri Martins.

Xuxa fez uma participação no filme Gaúcho Negro que foi produzido por Xuxa Produções, e ela estreou a versão do Xou em espanhol, na Argentina, além de ir algumas vezes para a Espanha, onde gravou um especial de Natal para o canal Tele Cinco. No Brasil, ela cogitou o fim do Xou da Xuxa, a notícia foi dada no dia da criança, em 12 de outubro.

Em 1992, talvez tenha sido o ano mais desafiante para Xuxa porque ela gravava o Xou da Xuxa no Brasil, o Show de Xuxa na Argentina e o Xuxa Park na Espanha.

A vinheta de abertura era a mesma ainda, aquela que estreou em 1990. Mas no cenário, mudou tudo, totalmente. A nave foi descaracterizada, passou a ser branca e com janelas de X, no lugar das bocas. Embora essa nave é a que sempre aparece em qualquer referência a apresentadora nos dias de hoje. Já perguntaram qual era a sua versão predileta, e a sua resposta foi a rosa com bocas.

A música da descida da nave passou a ser Xuxa Park, que entrou no álbum Xou da Xuxa sete. Além de Marquei um X, que tinha gosto de despedida, Canto de Paz, Baila Baila e América Geral, entre outras.

Em relação ao cenário, outra vez assinado por João Cardoso, tinha robôs, túneis, carrinhos, e paredes laterais com movimento. Pela primeira vez a plateia ficava em níveis elevados e tinha gente grande também, não era só crianças, então, os elementos do cenário nem apareciam, era basicamente a nave e uma galera de um lado e do outro.

No dia 12 de outubro o programa foi transmitido ao vivo pela segunda vez e teve até a transmissão de um parto durante o mesmo.

A Paquita mor, Andréa Veiga, apresentava um quadro externo de jogos para adolescentes. O Dengue lançou um álbum, inclusive gravou em espanhol também. E aos sábados o Paradão da Xuxa tinha um cenário diferente, era o mesmo que tinha sido feito para o Paradão da Xuxa" especial no ano anterior.

Nesse ano Letícia Spiller deixou o grupo das Paquitas e Ana Paula Guimarães voltou oficialmente. Ela já estava atuando como Paquita no programa da Argentina.

Nos últimos meses começou uma contagem regressiva para o fim do programa e sempre tocava no último bloco a canção Amigos Para Siempre, tema das Olimpíadas de Barcelona. O último Xou da Xuxa foi ao ar em 31 de dezembro de 1992, com a celebração do programa número 2000. Foi uma superprodução com cenário especial e contou com a presença de diversos convidados, como o grupo Trem da Alegria que havia participado do primeiro programa, em 1986, e anunciou o fim do grupo, as antigas Paquitas, os Paquitos, Mauricio de Souza, Mauricio Sherman, Cid Guerreiro o compositor de Ilariê, e o reencontro de Xuxa com seu pai, com quem não falava há cinco anos.... e muito, mas muito choro.

Curiosidades.

Ao longo dos anos vários desenhos foram exibidos no programa, como Caverna do Dragão, He-Man, Manda-Chuva, Mickey & Donald, Os Flintstones, Os Ursinhos Gummi, Scooby-Doo, She-Ra, Smurfs, Tartarugas Ninjas, Thundercats, Transformers, Zé Colméia e Rambo, entre outros.

O Guto Graça Melo revelou em entrevista que ele produziu o segundo disco do Xou da Xuxa, mas ao deixar a Som Livre esse disco foi engavetado. Ou seja, aquele disco produzido por Michael Sulivan e Paulo Massadas, o Xegundo Xou da Xuxa, já era o terceiro que ela gravava nessa fase da Globo.

Durante as quatro primeiras temporadas, de 1986 a 1989, a porta da nave era aberta por um cabo de aço que puxava para cima, pelo lado de fora. Na quinta e sexta temporada, em 1990 e 1991, havia um mecanismo na parte superior da porta que era escondido por um laço. E na sétima temporada, em 1992, esse mecanismo passou para o lado de dentro da porta.

A nave era pouco mais da metade do que parecia ser. Ou seja, a parte de trás era uma parede chapada onde havia uma porta que servia de entrada e saída da Xuxa.

Além dos brinquedos, havia alguns elementos animados no cenário, como o sol que mexia os olhos, e depois ganhou um bigode, havia uma pedra com bocas e olhos... e esses elementos eram movidos manualmente, ou seja, havia gente dentro, ou atrás, no caso do sol, para fazer os movimentos.

Tudo o que levava o nome da Xuxa, vendia. Ela teve vários produtos licenciados e um deles foi o microfone que usou durante algumas temporadas do programa. Assim como os discos e as bonecas, esse íten é ainda o sonho de consumo de muitos fãs colecionadores.



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