Cometa Alegria.

Quem passou pela década de 1980 deve lembrar, entre outros fatos importantes, da passagem do Cometa Halley pela Terra.

Ou melhor, o cometa Halley orbita o Sol e a cada 74/79 anos ele pode ser visto a olho nu ao se aproximar da Terra. A última vez que ele transitou nas nossas redondezas foi em 1986, e na época muitas empresas se aproveitaram do fenômeno para lucrar. Foram lançados muitos produtos relacionados ao cometa, inclusive encontrei uma informação associando o programa, tema deste post, a passagem do Cometa Halley, embora o infantil tenha estreado praticamente só 3 anos depois.

Cometa Alegria foi um programa infantil da Rede Manchete que estreou no dia 11 de setembro de 1989 e durou até 1º de maio de 1992. Era apresentado pela manhã, comandado por Cinthya Rachel e Patrick de Oliveira, ela com 9 anos e ele ainda com 7 anos. Na época ele era chamado de Baby.


As duas crianças tinham a difícil missão de gerar audiência para a Rede Manchete que competia diretamente com Xuxa na Globo. Aliás, naquela época existia uma farta oferta de entretenimento infantil, a maioria seguia o padrão da Rainha dos Baixinhos, que contava com uma plateia infantil, competições e atrações no palco, além dos desenhos animados. Já existia, por exemplo, o Bozo, o Oradukapeta com o Sérgio Mallandro, o Show Maravilha, o Clube da Criança com Angélica e o Dó Ré Mi Fá Sol Lá Simony, entre outros formatos de todas as grandes emissoras, Globo, SBT, Manchete e Band. Só a Record que era totalmente insignificante.

O Cometa Alegria era ambientado em um planeta futurista, contava com objetos exóticos em seu cenário, e cenário virtual projetado com uso do chroma key. Não tinha auditório e as crianças se vestiam tal qual a proposta do infantil, com roupas futuristas e bem coloridas.

Patrick Martins de Oliveira nasceu no dia 30 de outubro de 1981, na cidade do Rio de Janeiro. Ele começou a trabalhar na TV com 3 anos, fazendo comerciais e aos 8 anos, antes de estrear no Cometa Alegria, fez a voz do personagem Linguado da animação A Pequena Sereia.


Cinthya Rachel nasceu na cidade de Santos, São Paulo, no dia 17 de junho de 1980. Ela estreou na televisão em 1987, aos 7 anos, fazendo a propaganda dos sucos Tang, e no ano seguinte, em 1988, fez a minisserie Abolição na Rede Globo, antes de estrear no Cometa Alegria.


Como não existia plateia, nem participação por telefone dos telespectadores, as duas crianças apresentavam conceitos de geografia, história, recebiam convidados, ensinavam a preparar coisas e anunciavam os desenhos animados, que era do acervo do Clube da Criança. O infantil saiu do ar em 1992, cedendo lugar ao programa Dudalegria, apresentado por Duda, que até então trabalhava com Xuxa na Rede Globo.

Por onde anda?

Quando acabou o Cometa Alegria, Patrick foi para a Globo e estreou como ator na novela Despedida de Solteiro com o personagem Léo, contracenando com Elias Gleizer.  Ele atuou ainda em Fera ferida no ano de 1993, A próxima vítima em 1995 e Pecado capital em 1998, além das minisséries A muralha em 2000 e Amazônia em 2007. Além disso, participou do especial de Natal de Xuxa, em 1994.

Patrick também se tornou dublador e fez a voz de vários personagens muito notáveis. Além de dar vóz ao Linguado de A Pequena Sereia, que foi o seu primeiro personagem, ele ainda fez o Sonic, o Tambor da animação Bambi, o Sid de Toy Story, o Huguinho da TV Quac, o Crash em Era do Gelo 4 e o Simba criança da primeira versão de O Rei Leão.


Ele deu vóz a outros personagens ainda, e inclusive se tornou professor de dublagens no Centro Nacional das Artes, em Jacarepaguá. Também se dedicou ao teatro e se tornou o diretor do programa “Balanço esportivo”, no canal CNT.

Cinthya apresentou o programa Cometa Alegria por dois anos. No início dos anos 90 fez parte do grupo Jairzinho e a Patrulha do Barulho, o mesmo menino que tinha ficado muito famoso ao integrar o grupo Balão Mágico e depois fazer dupla com Simony. E a partir de 92 ela começou a se dedicar a atuação, fez o espetáculo A Fuga do Planeta Kiltran e depois na TV Cultura, atuou no programa O Professor. Mas foi em 1994 que ela deu o pulo do gato, pois foi quando estreou como Biba no seriado Castelo Rá-Tim-Bum.


Depois disso ela atuou na novela Tocaia Grande, na Rede Manchete, e também no Telecurso, na Rede Globo, antes de voltar para a TV Cultura, onde apresentou outros dois programas, o Turma da Cultura e o RG, de 1997 a 2001.

As informações de Cinthya mostram que em sua carreira ela fez alguns trabalhos sobrepostos. Por exemplo, enquanto apresentava Cometa Alegria, cantava com o Jairzinho, e enquanto apresentava o RG, tornou-se uma das primeiras apresentadora a ter um programa online, o É Pá Pufe, um talk show no portal Cidade Internet que estreou em 2000. Em 2001 foi contratada pela Rede Record e passou a fazer as reportagens do programa Domingo da Gente durante quatro anos, e paralelamente, em 2002, apresentou seu segundo conteúdo online, o Black TV, um programa no portal All TV voltado especialmente ao público afrodescendente. Em 2002 ela se formou em jornalismo.

Entre 2005 e 2006 estreou o programa infantil Turminha da Hora, no canal governamental TV da Gente. Em 2007 realizou reportagens no Programa Raul Gil, em 2009 se tornou blogueira e youtuber, em 2011 realizou reportagens para o programa Eliana. Em 2012 assinou com a TV Gazeta e passou a apresentar o programa Cozinha Amiga, onde ficou até 2013. Em maio de 2013, lançou um livro infantil chamado A Garota Que Queria Mudar o Mundo, pela editora Uirapuru. Em 2015 se mudou para a Argentina, onde trabalha como diretora de dublagem, dubladora e atriz publicitária. Em 2017 trabalhou na versão em português para o Brasil das séries Legion (Legião) e Atlanta, exibidas pelo FX/Fox e Netflix.

Curiosidades.


Em 2013, Patrick se casou com a Paquita Thalita Ribeiro, da Geração 2000. Ele disse que eles se conheceram em eventos e se aproximaram pelo Facebook. Ela se tornou repórter da RedeTV!.


Para assistir a este conteúdo, clique aqui.




0 comments: