Planeta Xuxa

Para falar do Planeta Xuxa temos que voltar um pouquinho no tempo, em 1994, quando estreou o Xuxa Park. Esse programa era uma mescla de tudo o que a Xuxa já tinha feito na TV e tinha a missão de falar com todos os públicos, então havia um quadro voltado para os jovens, o Xuxa Park Hits, que era como um programa dentro do outro, ou seja, o infantil era interrompido e retornava depois do Xuxa Park Hits para o último bloco.

Logo Planeta Xuxa png. Xuxa png.

Em 1995 o quadro mudou de nome, passou a se chamar Xuxa Hits e encerrava o Xuxa Park. Em dezembro de 1996 o quadro ganhou um horário próprio nas tardes de sábado e no dia 5 de abril de 1997, às 16h, estreou o Planeta Xuxa. 

Ou seja, esses meses que o Xuxa Hits esteve no ar como um programa independente foi um teste para o Planeta Xuxa.

Planeta Xuxa era baseado numa discoteca, recebia muitos cantores, inclusive internacionais, e contava com a participação de um grande elenco, estavam presentes as Paquitas New Generation, as Metralha, a dançarina Adriana Bombom, o grupo You Can Dance e um DJ. Mas não era só música que tinha no programa, dois quadros se destacaram bastante, o Transformação e o Intimidade.

Em Transformação Xuxa escolhia pessoas da plateia para que durante o programa recebessem corte e tratamento no cabelo, maquiagem e roupa nova e no último bloco ela mostrava o antes e depois dos escolhidos. E o quadro Intimidade era uma entrevista com um famoso.

Passaram pelo sofá da loira várias celebridades, como o Clodovil, Carla Perez, Angélica e Thalia. No entanto, a conversa com a rainha das novelas mexicanas não foi ao ar. E o entrevistado sempre escolhia um vídeo clipe para finalizar o quadro.

A vinheta de abertura mostrava os bastidores do programa e Xuxa entrava no palco em um cenário giratório ao som da canção Planeta Xuxa, ainda no mesmo bloco cantava Libera Geral. As duas músicas entraram no álbum Boas Notícias que foi lançado naquele ano.

Ainda em 1997, em outubro, na semana da criança, houve pequenas reformulações no cenário e Xuxa apresentou o programa ao vivo.

A partir de 19 de abril de 1998, o programa passou a ser exibido aos domingos, às 14h. a vinheta era similar a anterior, mas com imagens diferentes e mostrava praticamente toda a equipe. No palco, Xuxa surgia dentro de um globo formado por vários aros que se abriam. O cenário foi criação de João Cardoso, o cara que tinha feito a cenografia do Xou da Xuxa desde 1989 até o final em 1992.

Nesse ano estreou o quadro O Que Que a Gente Tem?, que mostrava os artistas que estariam no programa naquele dia. O humorista Adamastor Pitaco passou a fazer parte do elenco, ele entrava em um dos blocos para contar piadas, e teve a estreia do barzinho no fundo do cenário dando início ao grupo dos Papaquitos.

Em agosto Xuxa entrou em licença-maternidade. A produção tinha planejado até que dia a apresentadora estaria no comando da atração, mas a Sasha resolveu nascer uma semana antes do previsto e o último programa com a rainha dos baixinhos, ela ainda ostentava um barrigão.

Depois, diversos músicos e artistas se revezaram na apresentação do programa, teve a Ivete Sangalo que apresentou duas vezes, aliás, ela foi a única mulher a apresentar, os outros foram Alexandre Pires, Gabriel o Pensador, Daniel, Grupo Molejo, Netinho, Zezé di Camargo & Luciano, Netinho de Paula, Claudinho & Buchecha, Terra Samba e Tom Cavalcante.

O terceiro ano do Planeta Xuxa teve início no dia 28 de março de 1999. O cenário passou a fazer referências ao novo milênio com detalhes distintos do ano anterior, assim como a vinheta de abertura, mas o globo de entrada continuava igual. O grupo LSJack fez uma temporada tocando na plateia e Xuxa passou a cantar Vira Vira, do álbum Xuxa 2000, no lugar de Libera Geral.

Os Papaquitos foram sexualizados, além da calça eles só usavam os punhos da manga e o colarinho com uma gravatinha borboleta. Em agosto a gravação do Planeta Xuxa deixou o Teatro Fênix e passou a ser gravado nos Estúdios Globo, o complexo chamado de PROJAC, na época.

Depois da programação de verão da Globo, o Planeta Xuxa voltou com programas inéditos no dia 19 de março de 2000, o cenário seguia o tom místico do ano anterior, mas a vinheta de abertura mudou bastante.

Nesse ano as Paquitas New Generation deixaram o programa e como as Paquitas Geração 2000 eram muito novinhas, formou-se o grupo Garotas do Zodíaco, onde cada menina representava um signo. Alguns signos tinham mais de uma menina. Fizeram parte do grupo a Marcella Siede e Fabiana Telles como garotas Áries, Marina Azze como Touro, Danielle Nabor e Ana Cecília Calderon como Gêmeos, Sabrina Miragaia como Câncer, Bianca Barbosa como Leão, Danah e Mel de Oliveira como Virgem, Gisella Prattes como Libra, Fernanda Fontoura como Escorpião, Francine Melo e Isabella Ferraz como Sagitário, Nadja Haddad e Patrícia Marques como Capricórnio, Lívia Pais como Aquário, e Fernanda Freitas como Peixes.

O grupo You Can Dance também deixou o programa, apenas o Fly continuou, e o grupo dos Papaquitos foi trocado por três novos rapazes, o Hugo Resende que era chamado de Canalha, Gustavo Salyer o Romântico, e Marcos D'Avila o Dançarino.

Em 2001, foi quando aconteceu o trágico incêndio no estúdio do Xuxa Park acabando com o programa, mas o Planeta Xuxa continuou. Depois da primeira temporada do Planeta Verão, as gravações foram retomadas no estúdio com uma nova vinheta de abertura e com algumas adaptações. As Garotas do Zodíaco saíram e as Paquitas Geração 2000 passaram a fazer parte do elenco, elas se apresentaram várias vezes cantando e tiveram o lançamento do CD anunciado, mas nunca foi lançado.

Foi formado o grupo Manos e Minas, composto por Luana Otero, Guilherme Trajano, Gabriel Maciel, Giselle Bezerra, Raul Costa, Lilian Pereira e Eduardo Perin e teve também a dupla dos Fortões composto por Théo Becker e Renato Vianna.

A eterna Paquita Andrea Veiga passou a fazer reportagens com Dudu Miranda e Alex Lerner. David Brazil e Amin Khader ganharam um quadro também sobre o mundo das celebridades.

A Xuxa entrava no palco descendo por uma escada, cantando a canção Giro do Planeta. Nesse ano ela apresentou um programa ao vivo novamente, lançou o segundo CD e vídeo do projeto Só Para Baixinhos e pretendia lançar um disco para o público jovem. Várias canções foram apresentadas, mas o álbum não chegou a ser lançado.

Em 2002, depois da segunda temporada Planeta Verão, com uma nova vinheta de abertura, com o cenário mais amplo e a entrada no palco de uma forma que se assemelhava muito a sua descida da nave no Xou da Xuxa, a apresentadora estreou o último ano do Planeta no dia 7 de abril. A música-tema dessa temporada foi Conta Comigo. E entraram dois novos rapazes no elenco, o Rafael, escorpião, e o Marcelo, ariano. Além de ter sido criado um corpo de baile chamado o Balé do Planeta.

Tudo ia muito bem, até Xuxa e Marlene Mattos se desentenderem. Pelo que sabemos, a diretora queria que ela continuasse investindo em entretenimento para gente jovem e a apresentadora queria se dedicar mais ao público infantil, não havendo acordo entre ambas, a parceria foi desfeita e o programa chegou ao fim.

O último Planeta Xuxa foi ao ar no dia 28 de julho. Xuxa apresentou os números conquistados ao longo dos anos de sua duração, desde os pontos de audiência até quantos artistas passaram pelo palco, e quem foi o primeiro e o último a se apresentar.

O triste dessa história, é que não foi só o programa que acabou, pois com o fim da parceria da apresentadora com a sua empresária, o lendário grupo das Paquitas foi extinto. Xuxa já tinha falado algumas vezes que talvez a Geração 2000 fosse a última, mas as meninas foram escolhidas bem novinhas para que o elenco tivesse fôlego por pelo menos uns oito anos. Ou seja, acabou precocemente, poucos meses antes delas completarem três anos oficialmente como soldadinhas.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: