Xuxa No Mundo Da Imaginação - 20 anos

Depois de dez anos do fim do melhor programa infantil de todos os tempos, o Xou da Xuxa, a rainha dos baixinhos resolveu voltar a fazer um programa diário, no final de outubro de 2002 estreou Xuxa No Mundo Da Imaginação.

Xuxa No Mundo Da Imaginação png.

Na década de 90, depois do Xou da Xuxa, Marlene Matos deu início a uma transição na carreira da Xuxa, do infantil para o juvenil e estava indo bem. O Planeta Xuxa era um sucesso, mas com o nascimento da Sasha a Xuxa passou a se preocupar ainda mais com o conteúdo para crianças na TV aberta e apresentou alguns projetos para a empresária e para a Globo que não queriam nem saber do que se tratava. Foi então que a apresentadora produziu e bancou o primeiro Xuxa Só Para Baixinhos a contragosto de todo mundo e foi um sucesso, ela voltou a vender tão bem quanto vendia na época do Xou da Xuxa.

Então, a Som Livre resolveu investir no segundo CD e VHS do projeto, mas a Marlene ainda não estava a fim de investir em alguma coisa parecida para a TV, em retroceder um processo que estava indo muito bem na carreira de sua pupila, mas não contava que Xuxa seria capaz de romper a parceria que tinham de anos, ou seja, 2002 poderia ter sido um outro ano traumático para os fãs porque além do fim do planeta Xuxa que foi o seu segundo melhor programa de todos os tempos depois do Xou da Xuxa, o grupo das Paquitas foi extinto.

Essa foi a aposta mais arriscada da vida da Xuxa.

Xuxa no Mundo da Imaginação estreou na manhã de segunda-feira do dia 28 de outubro de 2002, com direção de Mário Meirelles, produzido pelo núcleo de Roberto Talma. O programa misturava clipes musicais das canções da apresentadora em versões mais curtas, narração de histórias infantis de forma divertida e didática, cantigas de roda geralmente interpretadas por algum famoso e tinha a participação de algumas crianças também. O quadro mais famoso foi a da Bruxa Keka que aplicava psicologia reversa, ou seja, ao invés de Xuxa dar conselhos sobre como as crianças deveriam se comportar, a Keka dizia o que elas não precisavam fazer, como não tomar banho para ficar cheirando mal, não estudar para reprovar na escola...

No início e no final do programa Xuxa aparecia sentada no globo do Planeta Terra que flutuava entre nuvens. Notava-se que ela gravava essa abertura e encerramento para vários programas de uma só vez porque não fazia questão de mudar de figurino, bem diferente dos seus programas anteriores em que a cada episódio usava uma roupa diferente. Ela voltou a usar bastante acessórios como no início de sua carreira na TV, inclusive as chuquinhas e até deixou o cabelo crescer um pouquinho.

Em um dos quadros do programa ela tinha uma pequena plateia com quem interagia e não contava com ajuda de assistentes de palco, as crianças ficavam bem a vontade pelo cenário como nos tempos do Clube da Criança. Aliás, as crianças eram famosas, ou pelo menos selecionadas para interagir com ela, Debby Lagranha e Brunno Abrahão estavam sempre presentes. As outras participavam em quadros sem a presença da apresentadora e através de vídeos enviados para a produção.

Mas esse formato de programa Xuxa não tirou da cartola, assim como quase todas as canções do projeto Só Para Baixinhos que são versões de canções de grupos e personagens infantis dos Estados Unidos, o cenário do Mundo da Imaginação e a música tema era igual a do personagem Barney, um dinossauro rosa. Ou seja, a música Mundo da Imaginação era uma versão de Just Imagine. 

O programa estreou com média de 15 pontos, o que era uma média bem alta, mas no decorrer do ano foi perdendo audiência e se estabilizou em segundo lugar, quem liderava as manhãs na preferência das crianças na época era a Jackeline Petkovic que comandava o Bom Dia & Companhia no SBT, ela chegava a atingir 17 pontos, contra a 10 da Globo. E nesse ano, em 2002, foi lançado o kit, CD e Vídeo, do Xuxa Só Para Baixinhos 3 que ganhou um Grammy como melhor álbum infantil, mas o tema do programa só foi entrar no CD Seleção Fãs em 2013.

Em abril de 2003 o infantil sofreu algumas alterações e trocas de diretores para cativar o público masculino, já que os meninos não se identificavam com o programa e nem com a apresentadora. Dentre os profissionais que assumiram a direção ao longo do ano esteve o irmão de Xuxa, Blad Meneghel, mas ainda pertencendo ao núcleo de Roberto Talma. O Paquito Cláudio Heinrich passou a apresentar o quadro Imaginação radical mostrando esportes, além de entrevistas com atletas famosos. Estreou o Jornal Mundo da Imaginação que tinha como âncoras os bonecos Xuxinha e Guto, e alguns desenhos animados passaram a fazer parte do programa. Ao longo dos anos pudemos ver A Turma do Pato Bill, Homem-Aranha, O Mundo Redondo de Olie, Bob Esponja, Os Castores Pirados, A Vida Moderna de Rocko, CatDog e Cubix. Além de Power Rangers e o Urso na Casa Azul.

Em 2004... novas alterações. Nesse ano teve até um programa ao vivo para comemorar o aniversário de Xuxa. O cenário e os personagens foram atualizados para a temática circo adequando-se ao tema do álbum lançado pela apresentadora naquele ano, o quinto do projeto Só Para Baixinhos, com o título Circo. Xuxa passou a comandar competições entre meninos e meninas e a arquibancada dos pais foi transferida para o palco, ou seja, a essência do infantil foi se distanciando gradativamente da ideia original, e mesmo com as mudanças o Mundo da Imaginação ficava em terceiro lugar no IBOPE com uma média de 5 pontos.

O programa saiu do ar no dia 31 de dezembro de 2004.


Curiosidades.

O programa teve 4 vinhetas de abertura. A primeira, e mais bonita, era um voo passando sobre um planeta com várias ilhas temáticas até chegar em um castelo rosa onde está Xuxa com um grupo de crianças. A segunda é um desenho animado com a representação de cada profissional do programa sob a música Mundo da Imaginação apenas instrumental. A terceira abertura teve como tema a canção Imaginação que é versão de Imaginit, com um ritmo mais acelerado e divertido, mostrando imagens da Xuxa com vários tipos de chapéus e acessórios em forma de desenho animado sobreposto ao rosto da apresentadora, intercalada por um grupo de jovens dançando. E a quarta abertura é similar a terceira. A diferença são as imagens de Xuxa e um grupo de crianças voando em um livro aberto por diversos lugares, no lugar dos jovens que dançavam na vinheta anterior.

Os bonecos que faziam parte do programa foram criados pelo grupo de teatro Cem Modos. São os mesmos profissionais que confeccionaram os bonecos para o programa TV Colosso.

A carreira de atriz da Paquita Monique Alfradique começou com o quadro Era Uma Vez. Os diretores, vendo que ela levava jeito para a atuação, convidaram-lhe para fazer testes na emissora.

Ana Paula Guimarães, a Catu, foi convidada para dirigir o programa depois que ela fez uma visita a Xuxa e durante a gravação, conhecendo o ritmo que a apresentadora estava acostuma a trabalhar, auxiliou os profissionais para que as cenas fluíssem melhor.

Em 2003 Xuxa entrou em negociação com a emissora Telemundo e com a Nickelodeon para fazer a versão em espanhol do Xuxa no Mundo da Imaginação que seria chamado Solamente Para Bajitos. Ela chegou a gravar um piloto e se o programa acontecesse pela Telemundo seria apresentado na Espanha e na América Latina. Ela teve proposta de levar o programa para a França também. 

Em 2006 foi lançado um DVD com uma coletânea de histórias do quadro Era uma Vez e também dos videoclipes do programa. Em 2014 foi lançado o segundo volume, ambos tiveram uma boa saída nas lojas.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: