Xuxa Park Espanha

O Xuxa Park estreou na Espanha, no canal Tele 5, no dia 12 de março de 1992. Na primeira temporada era um programa semanal que passava aos domingos, e durou até 18 de junho.

Em 1991, Xuxa esteve na Espanha para divulgar o seu disco em espanhol e conquistou os coraçõezinhos ibéricos. Tanto, que foi convidada para voltar em 1992, como contratada da Tele 5, a emissora em que participou de alguns programas. No entanto, ainda em 1991 ela ganhou um especial de Natal na TV espanhola.

Xuxa Park teve como base o Xou da Xuxa, mas diferente desse programa, não tinha a nave espacial e contava com um cenário bem particular. Era algo meio espacial, sem a tão característica presença das crianças al redor do palco como nos outros infantis que Xuxa comandou. O programa foi produzido por Michael Jay Solomon e dirigido por Marlene Matos, com duração de uma hora e meia apresentava cantores, artistas de circo, grupos cômicos e os musicais da própria Xuxa. Chegou a marcar 45 pontos de audiência, elevando a emissora de terceiro para segundo lugar na preferência dos espanhóis.

Já na estreia dobrou a audiência que a emissora tinha naquele horário, e no domingo seguinte dobrou de novo, e os 45 pontos de audiência que equivaliam a 25 milhões de pessoas, não se limitava a Espanha. O sinal chegava a Andorra, que é um país que está entre Espanha e França, então algumas regiões da França também podiam ver a Xuxa, além de Portugal.

Em 1992, Xuxa vivia 15 dias no Brasil, 15 dias na Argentina, e dentro desse tempo, uma vez ao mês ia para a Espanha para gravar o Xuxa Park. A gravação foi dividida entre Barcelona, Madrid, e Barcelona de novo. E o rítmo era tão frenético que a Letícia Spiller, que na época era uma das Paquitas, revelou em uma live com Andrea Sorvetão que não chegou a conhecer Barcelona porque quando saiam do aeroporto, iam para o hotel, ao sair do hotel, iam para o estúdio gravar, em seguida voltavam para o hotel, e do hotel ao aeroporto para voltar à América. Ou seja, não tinham tempo de passear.

O Xuxa Park foi baseado no Xou da Xuxa, embora o cenário fosse bem diferente. O programa tinha vários blocos, em cada um uma brincadeira entre times mistos, inclusive os pais participavam dos jogos com as crianças, e havia um quadro chamado La Casa de la Guasa, que era uma estrutura bem grande e lembrava o ritmo de Bobeou Dançou, o dominical que Xuxa apresentou no Brasil em 1989. Aliás, os dois programas (Bobeou Dançou e Casa de La Guasa) foram inspirados en Fun House.

Na Espanha Xuxa contava com a ajuda de alguns assistentes, como é o caso do humorista Julito, Tomasín, o Kike Supermix (com Xuxa na foto acima) e o Jesús Vázquez, entre outros aleatórios.

O programa ainda tinha um grupo de bailarinas, e alguns bonecos, como um jacaré, um ET, um leão e um elefante, além do Topo Gigio, um boneco-caricatura de um rato que foi muito popular na década de 60 no Brasil e no mundo, e alguns outros bonecos, além das Paquitas.

Como no El Show de Xuxa, na Argentina, em que as Paquitas brasileiras se revezavam para ir nas gravações e lá haviam as soldadinhas exclusivas, no Xuxa Park acontecia o mesmo. Na primeira fase de gravação acompanharam a Xuxa as seguintes meninas: Ana Paula Guimarães, Letícia Spiller, Bianca Rinaldi e Ana Paula Almeida.

Na segunda fase foram: Ana Paula Guimarães, Bianca Rinaldi, Ana Paula Almeida, Maricielo Effio a Paquita peruana e Andréa Veiga.

E na terceira fase de gravação foram: Ana Paula Guimarães, Bianca Rinaldi, Cátia Paganote e Roberta Cipriani.

A Ana Paula Guimarães, a Catu, foi uma das exclusivas, pois esteve em todas as gravações do programa, a Bianca Rinaldi também, mas nessa época, antes de reintegrar o grupo das meninas no Brasil, Ana Paula atuava basicamente nos programas da Xuxa no exterior.

As outras exclusivas foram a Mariciela Effio e Andréa Veiga que já tinha saído do grupo brasileiro em março de 1988, ela foi a primeira Paquita da Xuxa.

De todas as Paquitas que atuavam no Xou da Xuxa, Juliana Baroni, Flavia Fernandes e Priscila Couto foram as únicas que não participaram de nenhuma gravação do Xuxa Park na Espanha.

Talvez você já tenha lido, ou escutado, que o Xuxa Park ficou dois anos no ar, mas geralmente a informação que encontramos é que ela gravou apenas 15 episódios. Como pode?

A resposta para isso, é que a proposta inicial era que o programa durasse o tempo da programação de primavera da Espanha, ou seja, três meses, e desses, dois tiveram 5 domingos, os 15 episódios gravados foram somente para essa temporada. Mas devido o sucesso do Xuxa Park ela recebeu uma proposta para renovar o contrato e gravou outros 25 programas, por isso as três vezes que ela foi até a Espanha para entrar em estúdio. Na segunda entrega foram outros 15 episódios, e na terceira foram 10.

Segundo o perfil @exuxacomunidade, no Instagram, após a exibição dos 15 episódios iniciais, o programa passou a ser reprisado, assim, os melhores momentos chamados de Coctelera Xuxa foram ao ar pelos sábados, às 11h. E no mesmo ano estreou a segunda temporada que foi desde 20 de setembro a 27 de dezembro de 1992.

E, no mesmo ano, em 1992, Xuxa gravou os 10 episódios da terceria temporada, totalizando 40 edições do Xuxa Park. Em 1993, o infantil passou a ser diário e a emissora reapresentou o programa em vários horários até o começo de 1994.

Curiosidades.

Não foram só os europeus que tiveram o privilégio de assistir o Xuxa Park. O programa passou também na Argentina, na Venezuela e no México.

Na argentina se chamava Xuxa en vacaciones. Na Venezuela, Parque de Xuxa, e Xuxa Park no México.

A música Xuxa Park e Sensación de Vivir foram escritas para o programa Xuxa Park da Espanha, e como Xuxa gostou muito das músicas ela pediu para inseri-las em seus discos. Ambas entraram no terceiro álbum em espanhol. Xuxa Park entrou para o álbum Xou da Xuxa Sete, no Brasil.

Sensación de Vivir não teve versão em português, essa foi uma das canções que Xuxa usou para abrir o programa. A outra foi El show de Xuxa Comenzó.


Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.




0 comments: