60 fatos sobre a Xuxa que talvez você não conheça

A rainha dos baixinhos chegou aos 60 anos, e eu selecionei 60 curiosidades para celebrar a data. Você pode se surpreender.

1. Maria da Graça Meneghel nasceu no dia 27 de março de 1963, na cidade de Santa Rosa, no estado do Rio Grande do Sul. O apelido Xuxa ela recebeu do seu irmão mais velho, que ainda era muito pequeno, e quando adulta o agregou em seu nome.

2. Mudou com a sua família para o Rio de Janeiro, em 1970, quando tinha 7 aos. Aos 15 anos ela era atleta baliza e participava de gincanas da escola, além de representar o colégio em concursos de beleza.

3. No concurso Miss Objetiva, realizado pelas Associações dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos dos estados brasileiros ela ficou em primeiro lugar. Nessa época, já aos 16 anos, recebeu o convite para fazer um teste de modelo, através de um funcionário da editora Bloch, enquanto voltava para a casa, de trem, com a mãe.

4. Xuxa foi emancipada aos 16 anos para que tivesse mais liberdade em seu trabalho, já que nem sempre podia contar com a companhia da mãe ou de outro responsável.

5. A primeira capa que Xuxa fez foi da revista Carinho Romance, e depois dessa recebeu vários outros convites, só no ano de 1980 foram 80 capas. Não demorou para que as propostas para desfiles também chegassem.

6. Sua primeira participação na TV foi a convite de Sergio Mallandro para uma gincana do programa Cidade Contra Cidade, apresentado por Silvio Santos.

7. Prestou vestibular para o curso de biologia e frequentou a faculdade durante um mês, mas parou porque não conseguia estudar devido ao excesso de trabalho.

8. Ainda em começo de carreira, atuou como figurante em produções da TV Globo.

9. Assinou contrato com a Ford Models, passando a trabalhar em Nova Iorque.

10. Como modelo, Xuxa fez ensaios sensuais para três revistas adultas, incluindo a Playboy.

11. E também foi convidada para atuar em filmes nacionais, o primeiro foi Amor Estranho Amor, em 1982. No ano seguinte, em 1983, atuou em Fuscão Preto e fez uma rápida participação em O Trapalhão na Arca de Noé, dando início na sua parceria com Renato Aragão que resultou em outros 4 longas, Os Trapalhões e o Mágico de Oróz, Os Trapalhões no Reino da Fantasia, A Princesa Xuxa e Os Trapalhões, e O Mistério de Robin Hood.

12. Em 1988, atuou no primeiro longa-metragem produzido exclusivamente para ela, o Super Xuxa Contra Baixo Astral, depois desse vieram outros doze filmes. Lua de Cristal, Gaúcho Negro, Requebra, Popstar, Duendes, Duedes 2, Abracadabra, O Tesouro da Cidade Perdida, Xuxinha e Guto Contra os Monstros do Espaço, Gêmeas, Sonho de Menina e O Mistério de Feiurinha.

13. Em 1983, enquanto era modelo em Nova Iorque, recebeu o convite para apresentar o infantil Clube da Criança, na Rede Manchete. Com o sucesso do programa recebeu a proposta da TV Globo para comandar uma atração similar e assim estreou o Xou da Xuxa, em 1986.

14. Uma das condições para migrar da Manchete para a Globo era que o programa tivesse o seu nome. Até então, apenas o Chacrinha tinha conseguido esse feito.

15. Depois desse infantil diário que foi um fenômeno, Xuxa apresentou outros 13 programas na TV. Bobeou Dançou, Paradão da Xuxa, Xuxa, Xuxa Park, Xuxa Hits, Planeta Xuxa, Xuxa No Mundo da Imaginação, TV Xuxa, Conexão Xuxa, Xuxa Meneghel, Dancing Brasil, Dancing Brasil Junior e The Four Brasil.

16. A nave que compunha o cenário do Xou da Xuxa foi um pedido da apresentadora, sua inspiração foi o programa Clube do Capitão Aza, que também tinha um disco voador. Depois ela pediu para que ficasse mais caracterizada, como o carro da Penélope Charmosa.

17. Além do Brasil, Xuxa gravou programas em espanhol na Argentina (Show de Xuxa), o qual era distribuído para todos os países de língua espanhola da América e também para os Estados Unidos, outro programa na Espanha (Xuxa Park) e um nos Estados Unidos gravado em inglês (Xuxa).

18. Xuxa apresentou também um programa na Globo Internacional (Mundo da Xuxa) e outro na plataforma Playplus, o streaming da Record.

19. Em 2016, abriu um canal no Youtube, o Canal X.

20. Ela foi fonte de inspiração para vários apresentadores no Brasil e nos demais países da América, além de Espanha e Portugal.

21. Ela ganhou até uma personagem em um dos episódios do desenho Os Simpsons.

22. Em 1991, Xuxa gravou o humorístico Xuper Star, mas não entrou em acordo com a produção para dar continuidade e ficou apenas nesse único episódio.

23. Ao longo de sua carreira, participou de várias telenovelas entre outros programas para a TV.

24. Em 1999, gravou uma série de quadros de pegadinhas, nos estúdios do SBT, para um programa do canal Telefé, da Argentina.

25. O seu primeiro disco foi lançado pela Philips, em 1985, intitulado Xuxa e Seus Amigos e vendeu mais de 500 mil cópias, mas antes disso ela já tinha gravado canções para o álbum Clube da Criança, em 1984.

26. Depois dele, Xuxa lançou 36 álbuns ao longo de sua carreira, sendo outros 4 na década de 80, 17 na década de 90, 10 na década de 2000 e 5 na década de 2010. Desses, 7 são em espanhol.

27. O primeiro álbum em espanhol foi lançado em 1989, o mesmo só chegou nas lojas brasileiras em 1990. Os três primeiros álbuns de estúdio continham versões das canções já conhecidas em português, no quarto a metade das faixas são inéditas, já o quinto e o sexto são totalmente inéditos, e o último, assim como os primeiros, é uma compilação de versões das canções gravadas em português.

28. Paralelamente a esses 36 álbuns, Xuxa teve outros 11 lançamentos que leva a sua marca, são 5 trilhas sonoras dos seus filmes, 3 coletâneas, 2 especiais com algumas canções inéditas e 1 ao vivo.

29. Em 1993 ela gravou 20 canções em inglês, versões de suas músicas em português, distribuídas em fitas K7 que acompanhavam a sua boneca lançada nos Estados Unidos.

30. Várias de suas canções receberam versões em espanhol por apresentadoras e cantoras de outros países, o seu hit mais forte (llariê) teve até uma versão feita por um grupo oriental, e em 2022 foi cantada por um grupo de Rock na Islândia durante um concerto ao vivo.

31. A certificação de diamantes para álbuns musicais foi criada no Brasil para o álbum Xou da Xuxa, de 1986, já que a gravadora não vencia produzir tantos discos de platina para a apresentadora.

32. O álbum Xou da Xuxa 3 é o disco mais vendido do Brasil, na época do lançamento bateu recorde sul-americano. Foi ultrapassado pelo Música Para Louvar o Senhor, do Padre Marcelo Rossi, em 1998, mas já teve várias outras tiragens o que provavelmente lhe devolveu o título de o álbum mais vendido do país.

33. Dos 10 discos mais vendidos do Brasil, 4 são da Xuxa. O álbum Xou da Xuxa, Xegundo Xou da Xuxa, Xou da Xuxa 3 e 4º Xou da Xuxa.

34. O projeto Xuxa Só Para Baixinhos foi uma aposta inovadora que reformulou a forma das gravadoras vender música. Depois do XSPB vários outros artistas seguiram o padrão de álbuns visuais, Xuxa foi a artista que abriu portas para os lançamentos de DVDs musicais.

35. Os álbuns Xuxa Só Para Baixinhos 2 e 3 receberam o Grammy Latino de melhor álbum infantil.

36. Xuxa teve participação em todos os álbuns do clássico grupo Trem da Alegria.

37. A maioria de seus álbuns foram lançados pela Som Livre, mas ela passou por outras gravadoras também, como a Philips, Sony Music, Globo Records, Polygram e Universal Music.

38. Xuxa tem pelo menos 4 álbuns que foram engavetados, o Xegundo Xou da Xuxa que tinha sido produzido por Guto Graça Melo e depois foi refeito por Michael Sullivan e Paulo Massadas, a trilha sonora do filme Lua de Cristal, o álbum do programa Planeta Xuxa e o segundo Xuxa Solamente Para Bajitos en espanhol (Xuxa Fiesta). Além desses, as canções em inglês não foram compiladas em um álbum e o XSPB 14 teve a produção interrompida.

39. Ao longo de sua carreira, Xuxa teve 16 turnês. A décima sexta foi promovida pela casa de festas Chá da Alice.

40. Ela foi homenageada no Carnaval carioca pela escola de samba Unidos do Cabuçu em 1992, com o enredo Xuxa, a Realidade Vira Sonho no Xou da Cabuçu. E pela Caprichosos de Pilares de 2004, com o enredo Xuxa e Seu Reino Encantado no Carnaval da Imaginação.

41. Em outubro de 1989, inaugurou a instituição filantrópica Fundação Xuxa Meneghel que visa a promoção dos direitos da criança e do adolescente, e manteve o funcionamento com dinheiro do próprio bolso, passando de 1 milhão por ano, até 2018.

42. Além disso, ela participou de diversas campanhas de vacinação e outras de proteção a menores, como o projeto da Lei da Palmada que protege crianças e adolescentes de maus tratos por parte de seus educadores.

43. É madrinha da Campanha Trinacional de Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que reúne Brasil, Paraguai e Argentina.

44. Xuxa cedeu a sua casa para servir de abrigo a animais silvestres resgatados de criadores e criadouros irregulares, até que fossem reinseridos na natureza ou em outro ambiente.

45. Em 1991, ela foi a primeira brasileira a entrar para a lista da revista Forbes das 40 celebridades mais ricas. Naquele ano seu faturamento chegava a 19 milhões de dólares, deixando para trás grandes nomes, como Madonna e Arnold Schwarzenegger.

46. Em 2019, ela entrou para a lista das 20 atrizes mais ricas, divulgada pela revista Wealthy Gorilla. Empatada com Miley Cyrus e Angelina Jolie, a frente de outros nomes de peso.

47. Em 1991, ela sofreu um atentado de sequestro por dois homens, nas redondezas do teatro Fênix, onde gravava o Xou da Xuxa.

48. Além de apresentadora, Xuxa se tornou uma grande empresária, entre as empresas que já teve e que ainda tem estão, loja de roupa, selo discográfico, produtora de filmes, parque de diversões, casa de festas e a Xuxa Produções responsável pela vinda da tour de Michael Jackson ao Brasil e a co-produção de filmes com Renato Aragão, Angélica e Padre Marcelo Rossi.

49. Xuxa possui vários imóveis no Brasil, inclusive uma ilha privada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, e outros nos Estados Unidos. Uma casa em Miami chegou a ser destruída por um tufão.

50. Em 1998, Xuxa cortou o cabelo mudando radicalmente o seu visual, nos anos seguintes até deixou crescer um pouco, mas voltou a cortar. Em 2019, ela raspou a cabeça.

51. Outra mudança radical em seu visual aconteceu em 2012, quando pintou o cabelo de preto para uma campanha da marca Wella, o cachê de 2 milhões foi repassado para a sua fundação que dava assistência a crianças e adolescentes carentes.

52. Xuxa tem mais de uma dezena de tatuagens no corpo. Todas pequenas, como o símbolo do seu signo, um trevo de quatro folhas, o nome da sua mãe e uma lua, entre outras.

53. Na época em que trabalhava na Espanha, Xuxa recebeu a proposta para ser mãe dos filhos do Michael Jackson.

54. Entre os seus namorados está o saudoso jogador de futebol Pelé, o também saudoso piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, o ator Luciano Szafir com quem teve a sua filha, e o cantor Junno Andrade, com quem está junto desde 2012.

55. Por quase duas décadas, Marlene Mattos foi sua empresária, ambas romperam a parceria em 2002.

56. Por quase 30 anos, Xuxa se manteve vinculada à TV Globo, em 2015, ela assinou contrato com a Record, onde permaneceu por 5 anos.

57. Ainda contratada da Record, ela voltou a estreitar laços com a antiga emissora e escreveu alguns livros que foram lançados pela editora Globo. O Xuxa Memórias, Betinho, Maya – o bebê arco-íris e Mimi.

58. Em 2020, depois de seis anos sem gravar nem uma música, ao publicar o livro Maya – o bebê arco-íris, Xuxa lançou a canção Maya como um presente para os fãs.

59. A partir de 2020, já desvinculada da Record, passou a participar de vários programas da TV Globo, além de permitir a produção de um documentário e de uma série de sua vida.

60. Em 2022, gravou uma série para o streaming da Disney, em companhia da apresentadora Angélica, além de uma série sobre Drag Queens para a plataforma Prime da Amazon e um filme para os cinemas brasileiros, todos os projetos pensados para estrear em 2023.

Para assistir a este conteúdio, clique na imagem abaixo.

0 comments: