Paradão da Xuxa

O Paradão da Xuxa era um quadro do Xou da Xuxa que inicialmente se chamava Paradão dos Baixinhos, onde a apresentadora recebia cantores. Desde a sua estreia na TV Globo era comum a presença de convidados em seu programa, mas a partir de 1989 as atrações musicais foram concentradas no sábado. O infantil continuava praticamente o mesmo do que era durante a semana, só dava mais ênfase aos artistas que se apresentavam.

Logo Paradão da Xuxa png. Xuxa png.

Como nesse dia a prioridade eram os convidados, as brincadeiras com as crianças eram reduzidas e alguns quadros do Xou da Xuxa suprimidos, ou seja, nesse dia o programa era basicamente um desfile de cantores pelo palco. Xuxa também interagia mais com a plateia adulta que sempre estava presente, respondendo perguntas e as vezes realizando o sonho de alguém.

No primeiro ano do Paradão dos Baixinhos, em 1989, a produção colocava uma superfície elevada no palco que a Xuxa chamava de queijo, o que acabava ajudando as Paquitas a manter a ordem no palco, até porque elas também se apresentavam cantando.

O Paradão dos Baixinhos rendeu uma coletânea de vários artistas que passaram pelo programa e foi lançado pelo selo Xuxa Discos, o selo da apresentadora que você pode ver quais outros lançamentos foram feitos aqui no bloque.

Em 1990 continuou tudo igual, a Xuxa descia da nave no cenário do Xou, só não havia mais o queijo no palco e o mesmo aconteceu no ano seguinte.

No entanto, no final de 1991 aconteceu uma premiação dos melhores do ano. Teve uma edição especial do Paradão 91 que deu um trófeu para vários cantores, inclusive a própria Xuxa levou o seu, e naquele dia teve um cenário diferente. Foram quinze canções selecionadas por meio de votação de crianças e adultos que participaram do Xou da Xuxa entre os meses de outubro e novembro, entre as canções vencedoras estavam Aguenta Coração com José Augusto, Evidências com Chitãozinho & Xororó, Núvem de lágrimas com Fafá de Belém, Auê com as Paquitas, Todas as Manhãs com Roberto Carlos e Lua de Cristal com Xuxa.

Xuxa fazia um breve resumo da carreira do artista antes de cada apresentação, e para receber o seu troféu quem fez a lhe apresentou foi o cantor Roberto Carlos.

No ano seguinte, em 1992, no dia 25 de abril estreou o Paradão da Xuxa que tinha o mesmo cenário do especial de 91 e se converteu em outro programa. Apesar do logo ser praticamente o mesmo do Xou da Xuxa, o ambiente era bem diferente e tinha outra vinheta, além de um corpo de balé que fazia a entrada da apresentadora. Ela surgia no palco em um X giratório, por onde recebia também os convidados, e participava dos últimos minutos da coreografia da abertura.

O cenário lembrava um pouco o programa Xuxa apresentava naquele ano na Espanha. Ou seja, em 1992, ela teve quatro programas simultaneamente, o Xou da Xuxa e o Paradão da Xuxa no Brasil, o Show de Xuxa na Argentina e o Xuxa Park na Europa.

Se o especial de 91 serviu de piloto para o Programa de 92, o Paradão da Xuxa serviu como teste para o programa que a apresentadora estreou em 1993. Existe algumas similaridades, como a música de abertura não ter nada a ver com as canções da Xuxa e o balé que iniciava o programa.

O paradão da Xuxa tinha três horas de duração e no último sábado de cada mês, era exibido o Super Paradão, com destaque para as músicas de maior sucesso do período.


Curiosidades

O Paradão foi o segundo quadro do Xou da Xuxa a ganhar vida própria, o primeiro foi o Bobeou Dançou, em 1989, que se desmembrou do infantil e foi parar na grade de domingo da emissora como programa independente.

O último Paradão da Xuxa foi ao ar no dia 26 de dezembro, poucos dias antes de acabar também o Xou da Xuxa. E ela disse que não sabia o que ia acontecer no ano seguinte, se o Paradão continuaria ou não.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo. Ou se preferir assisti-lo em castellano, clique aqui.


0 comments: