A Lagoa Azul é catalogado como um filme de aventura e drama romântico, dirigido por Randal Kleiser. Foi foi lançado nos Estados Unidos em 20 de junho de 1980 pela Columbia Pictures, no Brasil, chegou em 12 de setembro. O roteiro foi escrito por Douglas Day Stewart baseado no romance de mesmo nome de Henry De Vere Stacpoole, publicado em 1908, que conta a história de duas crianças abandonadas em uma ilha paradisíaca no Pacífico Sul. A trilha sonora foi composta por Basil Poledouris e a cinematografia foi realizada por Néstor Almendros.
O filme foi estrelado por Brooke Shields, que na ocasião do lançamento tinha 15 anos, ou seja, durante as gravações ainda tinha 14. E por Christopher Atkins, que na ocasião do lançamento tinha 19 anos, e durante as gravações já estava no auge dos seus 18 anos. Razão pela qual sua nudez é muito mais explorada do que a de Brooke Shields, ele aparece em várias cenas em nu frontal.
O filme começa no final do período vitoriano, quando dois pequenos primos, Richard e Emmeline Lestrange, ambos com sete anos de idade, e o cozinheiro do navio, Paddy Button, sobrevivem a um naufrágio no Pacífico Sul e chegam a uma ilha tropical exuberante.
Paddy cuida das crianças e cria uma lei que as proíbe de ir para o outro lado da ilha, onde ele encontrou um altar com restos mortais e sangue de humanos oriundos de sacrifícios realizados por nativos. Ele também os adverte sobre o risco de comer uma frutinha vermelha venenosa, mas o homem morre depois de uma bebedeira e, com isso, as crianças, agora sozinhas, vão para uma outra parte da ilha e constroem uma nova casa para elas.
O filme dá um salto no tempo e mostra as crianças já crescidas, quando elas começam a entrar em conflitos devido a descoberta da sexualidade.
Nessa fase o filme não deixa claro, nem se preocupa, em relacionar as descobertas e as alterações físicas e hormonais com a idade dos personagens, parece que tudo acontece ao mesmo tempo, de uma só vez.
Emmeline tem seu primeiro período menstrual e fica confusa com o que aconteceu, e Richard descobre a masturbação. Os dois se sentem atraídos, em fases distintas e, por isso, não reagem bem, nem entendem, as investidas de um para com o outro, o que gera conflitos entre ambos. Provocam-se, brigam, chegam a vias de fato e se separam, mas o mundo que conhecem é basicamente aquela ilha e necessitam um ao outro. Apesar de manterem um plano de resgate, uma fogueira para ser acesa quando um navio for avistado.
Na primeira vez Emmeline não acende o sinal de fogo com a justificativa de que a ilha é sua casa e que eles devem permanecer por lá. E ela também quem viola a lei de não ir até o outro lado da ilha. Ao encontrar o altar dos sacrificios associa o sangue ao sangue da crucificação de Cristo, concluindo que o altar é Deus e tenta convencer Richard a ir para orar com ela.
Richard só aceita ir até o local quando Emmeline pisa em um peixe-pedra venenoso e adoece. Ela pede para ser levada até Deus, o altar na zona proibida da ilha, e é atendida. Após esse incidente os dois estreitam os laços e descobrem a relação sexual, ato que passam a fazer regularmente e como consequência, Emmeline engravida.
E nessa fase é curioso que até então eles não tenham observado os animais, ou aprendido de alguma forma com a natureza, porque deduzem várias coisas, menos que vão ser papais.
Richard pensa que ela ficou gorda por comer demais, acham que os movimentos na barriga de Emmeline é o estômago... e só descobrem o que é toda aquela transformação quando o bebê nasce. E isso acontece justo quando Richard vai se aventurar no outro lado da ilha e se depara com um grupo de nativos fazendo um ritual de sacrifício humano.
Talvez a magia do filme aconteça pelo foco do diretor e roteirista ficar apenas nos dois náufragos, mas o livro dá mais detalhes do choque que eles tiveram ao travar contato com cultura dos povos polinésios.
Bom, quando a criaça nasce eles tem outro desafio, que é entender as suas necessidades. E a educam da mesma maneira que cresceram, totalmente livre em interação com a natureza ao seu redor.
O nome escolhido para a criança é o mesmo do homem que os salvou, Paddy. Eles perdem mais uma chance de serem resgatados, quando um navio liderado pelo pai de Richard, se aproxima da ilha, mas o homem pensa que eles são nativos porque estão cobertos de lama. E os dois jovens não pedem ajuda porque naquele momento estão satisfeitos com suas vidas.
O resgate só acontece quando os três resolvem visitar o primeiro local da ilha em que moraram e não percebem que o bebê colheu um ramo das frutinhas venenosas. Ao perderem os ramos do bote, um porque jogou na água e outro porque Emmeline atirou contra um tubarão que perseguia Richard, adormecem e quando acordam encontram o bebê comendo as frutinhas.
A deriva, cada vez mais longe da costa e com o filho envenenado, eles também optam por comer o que restou das frutas e se deitam para aguardar a morte. Poucas horas depois, o navio de Arthur os encontra e o homem pergunta se eles estão mortos. O capitão responde: Não, senhor, eles estão dormindo.
Mas apesar das críticas, o filme foi um sucesso comercial e recebeu uma quantidade significativa de prêmios e nomeações. Foi nomeado para o Prêmio Saturno de Melhor Filme de Fantasia, Almendros recebeu uma nomeação para o Oscar de melhor fotografia, e Christopher Atkins foi nomeado para o Globo de Ouro de melhor ator revelação.
Curiosidades
Esse filme foi a terceira adaptação cinematográfica do livro The Blue Lagoon. A primeira adapatação aconteaceu em 1923, e o segundo em 1949. A versão de 1980 inclui muito mais cenas de nudez e sexo do que a versão de 49, embora muito menos do que o livro pede.
O filme foi rodado na Jamaica e Nanuya Levu (atual Turtle Island), uma ilha de propriedade privada em Fiji. O elenco e a produção passaram cinco meses no local morando em tendas. A flora e a fauna apresentadas no filme incluem uma variedade de animais de vários continentes. A iguana-de-crista-de-fijifi era uma espécie até então pelos biólogos.
Como Brooke Shields tinha apenas catorze anos de idade na época das filmagens, ela teve seus cabelos colados em seus seios para que não ficassem expostos, e nas cenas de nudez foi substituida por Kathy Troutt, uma dublê de 32 anos. Já o Cristopher Atkins teve o corpicho explorado porque já era maior de idade, ele tinha dezoito anos.
O filme foi reprisado várias vezes na televisão. A estreia na TV aconteceu no dia 21 de abril de 1987 dentro da sessão Super Cine da TV Globo, por volta das 23h. Mas na década de 1990 virou um dos clássicos da Sessão da Tarde, mesmo com toda a carga de erotismo e nudez. E além da Globo, foi exibido algumas vezes no Cinema em Casa, no SBT.
Em cinco de outubro de 1999 foi lançado em DVD, foi relançado em 2005, e lançado em Blu-ray em 11 de dezembro de 2012. E já foi disponibilizado para streaming por meio de serviços como o Prime Video e o Vudu.
Em 1991 foi lançado uma sequência retomada vagamente onde o filme anterior acabou, no entanto com Richard e Emmeline mortos no barco. E como o nome de Paddy é desconhecido, ele é renomeado para Richard. É praticamente o mesmo filme com poucas alterações e sem nudez frontal, e foi um fracasso comercial.
Depois, em junho de 2012, estreou A Lagoa Azul - O Despertar, feito especialmente para a televisão, mas muito diferente, e em nada lembra os anteriores.

















0 comments:
Postar um comentário