Xuxa Discos

O selo Xuxa Discos entrou no mercado em 1988. A logo marca era toda colorida como um arco-íris com um grande X no meio e funcionava em parceria com a RGE/Som Livre.

Ou seja, o Xuxa Discos produzia os artistas, gerenciava a carreira deles, mas usava os estúdios da Som Livre que também reproduzia as cópias e distribuía o material para as lojas.

Em dezembro de 1988, foi lançado o Carnaval dos Baixinhos. O disco tinha canções de Xuxa, Trem da Alegria, Turma da Mônica, Os Abelhudos, Nova Turma do Balão Mágico, Juba e Lula, Patrícia Marx, Gabriela, Atchim & Espirro, Banda Reflexu's e Ultrage e Rigor que foram regravadas por um coro basicamente infantil, em ritmo de carnaval, e mixadas como se fossem uma só faixa. Cada lado do disco tocava todo sem interrupções.

Em 1989, foi lançado o Paradão dos Baixinhos. É uma coletânea dos artistas que se apresentaram no Xou, tem canção de Cid Guerreiro, da banda Yahoo, Luiz Caldas, Rosana, A Nova Turma Do Balão Mágico, Leci Brandão, Placa Luminosa, Xuxa, Adriana, Pepeu Gomes, Chiclete Com Banana, Jane Duboc, Atchim & Espirro e Banda Reflexu's. Como se pode ver, a grande maioria não é infantil.

No mesmo ano foi lançado o primeiro disco das Paquitas que dispensa apresentação. Esse foi o álbum mais exitoso do selo Xuxa Discos, pois passou de um milhão de cópias vendidas. 

No ano seguinte, em 1990, teve uma sequência de outros lançamentos. Teve o terceiro álbum temático do selo, o Lambaixinho, que seguia o mesmo modelo do Carnaval dos Baixinhos, com um coro de infantil cantando canções já conhecidas, mas dessa vez em ritmo de lambada e mixadas como se fosse uma única faixa de cada lado com as canções: Ilariê, Banho de espuma, Remelexuxa, Me chama que eu vou, Adocica, Lambada do Pará, Chorando se foi, Ouro puro, Dança do bambolê, Tieta, Beijar, Sabor de pecado, Conversa bonita, Lança perfume, Vem dançar rumba, Auê, Cigana, Jardim de Alah, Dançando lambada, Embalo trilegal, Louca magia, Mar de emoções, Abre a roda morena e Comancheira.

E ainda, nesse mesmo ano teve o lançamento do disco dos Paquitos. O grupo tinha se formado no ano anterior, em 1989 e lançado a primeira música no natal daquele ano. Os cinco rapazes até estavam se preparando para o segundo disco, mas como a carreira da Xuxa foi direcionada para o exterior, o disco não foi gravado... enfim, uma pena.

E teve outros dois discos ainda, um deles foi o da Andrea Veiga, a primeira Paquita, que foi a primeira em tudo o que as Paquitas fizeram depois que deixaram o grupo. Ela foi atriz, cantora, apresentadora, escritora, posou nua... tudo antes de qualquer outra. O disco tem dez canções e algumas eram apresentadas no seu programa Pintando o Sete, que passou na Record.

O outro disco desse ano foi o primeiro da Angela Mattos que trabalhava no Xou da Xuxa, como assistente de Marlene Mattos, no palco, por trás das câmeras para passar orientações para a Xuxa. A ideia de gravar um álbum surgiu quando ela começou a gravar voz guia para a Xuxa. Ou seja, gravava as canções antes para que Xuxa as usasse como guia durante as gravações dos seus discos. Então, percebendo que era afinadinha, lhe convidaram para gravar um álbum solo. Angel colocou a voz em dez canções e se apresentou várias vezes no Xou da Xuxa. As faixas Cigana e Um caso de amor entraram para a trilha sonora do filme Sonho de Verão.

Em 1991, Angel teve o seu segundo álbum lançado pelo Xuxa Discos. Nesse tem a canção Patinho Feio que entrou para a trilha sonora da novela Vamp. Essa canção tinha sido escrita para as Paquitas, que tiveram o segundo disco lançado também em 1991.

O cantor Sylvinho também lançou um disco pelo Xuxa Discos. É nesse álbum que tem a canção que o imortalizou, a Meu Ursinho Blau Blau. E outro artista que lançou um álbum pelo Xuxa Discos em 1991, foi o Guilherme Manito que se apresentou algumas vezes no Xou.

Em 1992, estreou a série Família Dinossauros no Xou da Xuxa e fez um enorme sucesso, virou febre no Brasil, principalmente o boneco do Baby, o bebê da família que era um encapetado. Então, aproveitando esse estrondo, o Xuxa Discos lançou o álbum Baby Mania que tinha a participação dos dubladores dos personagens, principalmente da Marisa Leal que fazia a voz do Baby, além de outros artistas, como o Sergio Mallandro e as Paquitas. detalhe, é a Marisa Leal que faz a voz da Xuxinha também.

Na era do Xuxa Park, as Paquitas tiveram seus álbuns lançados pela Som Livre, diferente do grupo anterior que lançava pelo Xuxa Discos, mas em 1999, o grupo You Can Dance, que participou do programa Xuxa Hits e Planeta Xuxa, lançou o segundo álbum pelo Xuxa Discos, no entano, nesse ano o selo foi desativado e seu catálogo foi incorporado pela Som Livre.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: