Virou Manchete (terceira semana de setembro - 2025) - Passou Nesse Mês (setembro de 1990)


A Fazenda

Estreou a 17ª edição de A Fazenda na Record, é a temporada com o maior número de participantes, até a 11º oscilava entre 14 e 17 competidores, a partir da 12ª temporada o número subiu para 20, depois 21, na 16ª tinha 24 e agora 26. Tecnicamente são 24 porque dois deles são infiltrados, eles não concorrem ao prêmio máximo, estão lá como peças do jogo dos outros participantes, mas poderão ser efetivados em caso de desistência de algum integrante.


Dentre eles está a atriz venezuelana que ficou imortalizada no papel de Usurpadora, a Gabi Spanic, e o apresentador Dudu Camargo. Ambos super polêmicos. Ele por ter assumido a apresentação de um jornalístico no SBT o que lhe rendeu várias inimizades na emissora, e assim que o Silvio Santos perdeu a liderança, o único que lhe apoiava, ele foi mandado embora.

A desculpa foi aquele episódio lamentável da toalha suja de merda que, supostamente, ele teria usado para se limpar depois de defecar no chão do camarim. E vazaram imagens do flagra. Mas o Léo Dias disse que praticamente morou no SBT e afirmou que não tinha câmeras nem no camarim, nem no corredor. Disse também que ninguém de lá gostava do Dudu, então pode ser que isso tudo tenha sido armado mesmo para acabar com ele.


E nesses poucos dias da Fazenda, o Dudu já é considerado um fenômeno, provavelmente ele saia  com um emprego garantido, se não na Record, em outra boa emissora, porque só se fala dele. Ele está garantindo o entretenimento que o público quer ver, fazendo inimizade lá dentro. E aí tem uma coisa que ninguém que entra para um reality show entende, apesar desses programas já estarem há duas décadas e meia em nossa TV, que é o seguinte:

Os que atacam frequentemente um participante é odiado e não tem nem uma possibilidade de ganhar. E os que são atacados levam vantagem e geralmente são os grandes vencedores. Apesar de o Dudu, até agora, não ter tirado muito proveito disso, ele leva uma e dá outra. Mas é o assunto de todas as rodas de conversa.


E tem a Gabi Spanic. Parece que ela já foi cancelada em todos os países onde ela é conhecida. Ela já participou de outros reality shows, esteve em La Casa De Los Famosos, uma espécie de Casa dos Artistas que passou nos Estados Unidos pela Telemundo, e Secreto de Villanas que passou no México. E aí ela disse que foi abusada por um dos participantes de La Casa De Los Famosos e todo mundo defendeu o cara, falou mal da Thalia, disse que ela não é nem boa atriz nem boa cantora e só ficou famosa no meio musical depois que se casou com um diretor de uma gravadora...

Ela já disse também que sofreu duas tentativas de assassinato, uma delas foi por sulfato de amônio que era colocado em sua comida por uma mulher que trabalhava com ela. Nesse caso, a culpada foi julgada e condenada, mas saiu da prisão em dois anos, cumprindo apenas um quarto da sentença e a atriz saiu disparando sua metralhadora de acusações e disse que não entendeu porque fizeram isso com ela já que ela não mexe com ninguém.


No Brasil ainda tem muita gente que gosta dela, mas ela já foi acusada de calote e agressão. Uma mulher que atuou como empresária dela fez até boletim de ocorrência neste ano de 2025, em março. A Suelen Monteiro que trabalhou com Gaby Spanic na passagem dela pelo Brasil em 2024. Ela a denunciou por agressões físicas e por intimidação, difamação e perseguição nas redes sociais.

O idioma será um grande desafio tanto para Gaby, quanto para os participantes da Fazenda e para o público. Ela já deu piti porque não entendeu a fala de um participante que  a elogiou e achou que ele estava falando mal dela.


Em relação aos outros participantes tem os atores: Créo Kellab, Duda Wendiling, Fernando Sampaio, Guilherme Boury e Shia Phoenix. Os cantores: Gabily e Wallas Arrais, além da funkeira Kathy Maravilha que também é DJ e dançarina. Will Guimarães e Matheus Martins também são DJ, e modelos. E a Tamires Assis que é só modelo.


Tem o humorista Toninho Tornado. A jornalista Michelle Barros. O publicitário Fabiano Moraes. O estilista Walério Araújo. E um ônibus inteiro de influenciadores digitais: Luiz Otávio Mesquita, Maria Carolina Caporusso, Marina Sanzi, Nizam Hayek (ex-BBB), Rayane Figliuzzi, Renata Muller, Saory Cardoso, Yoná Souza e Carol Lekker.

Desses, sei quem é a Yoná Souza. Ela participou do reality Ilhados Com a Sogra na Netflix. Beeemm difícil, beeeem tóxica. Se ela se comportar na fazenda da mesma maneira que se comportou na ilha com a sogra e o filho, os participantes estão... ferrados. Haja terapia depois.

LOTV News 

O filme brasileiro O Agente Secreto foi selecionado para representar o Brasil no Oscar de 2026. E segundo análises do produtor de cinema Rodrigo Teixeira, conforme relatou no Canal UOL, o filme tem a possibilidade de superar os feitos de Ainda Estou Aqui.

Ele disse que, além de ser indicado ao Oscar de Melhor filme estrangeiro, pode ser indicado a Melhor filme, Melhor ator... nesse caso, atribuindo o prêmio ao trabalho de Wagner Moura que já é bem conhecido no mercado televisivo e cinematográfico dos Estados Undios. E ainda, pode ser indicado as categorias de Melhor atriz coadjuvante, Melhor direção para Kleber Mendonça Filho, e Melhor roteiro.


Lembrando que quem vota nos filmes que disputam o Oscar não é uma bancada de jurados, são milhares de pessoas, aproximadamente 10.500. Dentre elas, tem sete brasileiros, um é o diretor Daniel Filho e outra e a atriz Fernanda Torres que foi convidada no ano passado. Então, não se trata de uma avaliação puramente técnica como a gente vê em concursos de programas de televisão, é um trabalho de persuasão dos divulgadores dos filmes para que essas milhares de pessoas que votam assistam o filme e que deem os seus votos.

Em 2025, por exemplo, teve membro da Academia do Oscar que disse que não viu o filme Duna, a parte dois, porque o filme era muito longo, tomava muito tempo. Ou seja, boa parte dessa gente segue o que está saindo na imprensa. E me preocupa um pouco o fato de o tema de O Agente Secreto ser parecido com o de Ainda Estou Aqui, é uma história que retrata a ditadura do Brasil. Pode ser que os votantes da academia do Oscar pensem que seja um pouco mais do mesmo.

No entanto, esse foi escolhido dentre 16 produções brasileira, dentre esses ficaram seis e então O Agente Secreto venceu a disputa. E a produção estava acontecendo antes de Ainda Estou Aqui ficar conhecido. E também já ganhou vários prêmios internacionais, então, tranquiliza um pouco.

 Aconteceu 

SBT entra na mania do momento e produz novela vertical. Esse tipo de novela é bem diferente da que estamos acostumados a ver na TV, é curta, com episódios curtos, costuma ser bem surreal, e só é transmitida em redes sociais.


Vem aí uma nova versão do filme Anaconda, e tem Selton Mello no elenco. O primeiro trailer já foi liberado e tem previsão de estreia para o Natal deste ano, 2025. O filme original de 1997 tinha a intenção de ser dramático, mas provocou risos, quem não lembra por exemplo da cachoeira que sobe?! A nova versão pretende ser cômica.


A Globo estuda projeto para Xuxa ocupar espaço no Fantástico. Deve ser um quadro de entrevistas em que a apresentadora receberá convidados em locais que tenham significado especial para cada um deles. A proposta está em fase de avaliação, mas a expectativa é que o quadro leve ao público conversas mais íntimas e humanizadas, e eu espero muito que isso vire um programa da GNT. Eu sou super fãs dessas séries da Angélica, do Paulo Vieira, a Eliana fez uma também. Estou na expectativa que dê certo e espero um dia ver o Mulheres Ricas com Xuxa, Angélica e Eliana.

Passou Nesse Mês

No dia 1º de setembro de 1990, foi lançado o disco da Mara, Deixa A Vida Rolar. Enquanto as outras apresentadoras sofriam queda nos números de vendas de seus discos, ela ascendia.


No dia 9 estreou nos cinemas o filme Brinquedo Assassino 2. Mais violento do que o primeiro filmes, mas, em contrapartida, menos sombrio e mais cômico.

No dia 21 estreou o filme As Tartarugas Nijas, o live action de uma série animada que fazia bastante sucesso entre as crianças e os adolescentes. Eu adorava. Em uma época bem distante do CGI, o recurso utilizado foi o animatronics, muito surreal, mas a gente nem ligava para essas limitações de recursos. Nem percebia.


E foi no mês de setembro também que foi lançado o terceiro disco da Angélica.

0 comments: