Kelly Key

Kelly de Almeida Afonso Freitas nasceu no Rio de Janeiro, no dia 3 de março de 1983. Ela foi uma criança muito introspectiva, tinha dificuldade de interagir com as pessoas, problema com os professores, e não gostava nem de ir para a escola. Acabou repetindo de ano duas vezes.

Apesar disso, ela se soltava com o irmão, com quem brincava de gravar programas de tv, imitava apresentadores e cantores. E em 1990, com a intenção de vencer a timidez, passou a fazer aulas de canto, teclado, dança e jazz.

Contra a vontade de seu pai, sua mãe a inscreveu em um curso de modelagem, e ela começou a desfilar aos 13 anos. Em 1995 entrou para o curso de artes cênicas no Teatro O Tablado, da dramaturga Maria Clara Machado, onde chegou a se formar como atriz.

Em 1998, optou por usar o nome artístico de Kelly Lomback, e participou do concurso de beleza In Fashion Rio que visava escolher a modelo mais bela do Rio de Janeiro entre 14 e 18 anos, levando a faixa. Em seguida ganhou o título de a musa da praia da Barra da Tijuca, através de outro concurso, o Barra Beauty, e desde então, sua carreira de modelo só foi para frente.

Em 1999, com 15 anos, Kelly fez um teste para integrar o elenco de apresentadores de um novo programa dominical da Rede Globo e foi a escolhida dentre outras dez garotas. Em 27 de março, fez a sua estreia na televisão ao lado dos cantores Salgadinho e Netinho de Paula no programa Samba, Pagode & Cia, que durou menos de dois meses, mas foi a grande inspiração para o Esquenta!, que entrou na grade da emissora com Regina Casé.

Ela mudou de nome outra vez, passou a assinar Kelly Ka, e talvez você não lembre dela porque na época tingiu os cabelos de preto e intensificou o bronzeamento para ficar mais condizente aos demais apresentadores e ao que a emissora considerava a personificação da periferia. 

Foi no final daquele ano, 1999, que ela conheceu o Dalmo Belloti, empresário do ramo musical e diretor artístico da Sony Music, que estava à procura de uma jovem para lançar como cantora em um projeto que unisse música pop mais dançante do que se fazia no Brasil até então, e R&B, com coreografias marcadas, semelhante ao que Britney Spears estava fazendo, e a convidou para gravar um disco demo.

Ela recusou o convite porque não queria ser cantora, e sim apresentadora. Mas seus pais a persuadiram a aceitar e, então, em 2000, gravou a demo com o produtor musical Cuca, que foi enviada para algumas gravadoras e a Warner se interessou. Ela assinou um contrato para cinco álbuns, que lhe abria a possibilidade a outros projetos paralelos, conforme a desenvoltura da carreira.

Ela sentiu a necessidade de escolher outro nome artístico, e durante um ensaio fotográfico, o fotógrafo Chico Audi sugeriu Kelly Key, que simbolizaria a chave do seu sucesso.

O sucesso de Kelly aconteceu por vários fatores, um deles é que ela inovou na forma de fazer música. Até então as cantoras não abordavam temas tão abertos sobre sexualidade e feminismo. Sua primeira canção, Escondido, foi lançada em 18 de junho de 2001, e o primeiro disco chegou nas lojas dois meses depois, em 17 de agosto, e vendeu 100 mil cópias no primeiro mês. Ao todo, vendeu 1 milhão de cópias.

Todas as faixas foram todas compostas por Kelly Key, e nesse álgum tem as canções Baba, que foi a sua segunda música de trabalho e se tornou o seu hit mais forte, e ainda, Só Quero Ficar, Anjo e Cachorrinho.

A sua primeira turnê estreou em 14 de janeiro de 2002, ela chegou a fazer cerca de 25 shows mensais e até quatro por dia, recebendo um dos maiores cachês do país na época. A Warner convocou alguns DJs e produtores para remixarem algumas canções do álbum e lançou em 4 de novembro o Remix Hits, que contou com uma canção inédita, a versão de "I Deserve It" de Madonna.

Kelly foi escolhida para estrelar a campanha do Governo Federal pelo incentivo ao uso do preservativo, pela facilidade que ela tinha na comunicação com os jovens. E foi convidada também para gravar a canção Doce Mel, de Xuxa, para o álbum Super Fantástico, da Som Livre.

Em 30 de março de 2003, foi lançada a canção Adoleta, como primeiro single do novo álbum intitulado Do Meu Jeito, que chegou nas lojas no dia 24 de abril e vendeu 60 mil cópias nas duas primeiras semanas. Contou ainda com as canções Chic Chic, Ciúme, Por Causa de Você e A Loirinha o Playboy e o Negão.

Ao todo o disco vendeu 300 mil cópias, bem aquém do álbum anterior, mas as canções ficaram entre as mais tocadas nas rádios do país. Por Causa de Você ficou 8 meses entre as mais tocadas.

Em 2003 Kelly Key se apresentou no Canecão, onde gravou o seu álbum e DVD ao vivo, o qual contém, além dos seus próprios sucessos, versões de Como Eu Quero - de Kid Abelha, e um medley com clássicos da Jovem Guarda, incluindo Banho de Lua, Estúpido Cupido e Biquíni de Bolinha Amarelinha.

Ela foi a primeira artista brasileira a ser indicada como Rainha da Música no Festival Internacional da Canção de Viña del Mar, no Chile, sendo também a primeira de música pop do Brasil a se apresentar e ser jurada do festival.

Kelly se tornou embaixadora da campanha do Governo Federal contra a HIV/AIDS no Brasil e pelo incentivo ao uso do preservativo. Segundo o Ministério da Saúde do Brasil a decisão foi tomada depois de notar a sua popularidade de com o público jovem, especialmente a feminina e de baixa renda, e a facilidade com que ela se comunicava com este nicho.

Nesse ano ela se deu o luxo de recusar o convite para fazer novela. Ela interpretaria a personagem Tina em Da Cor do Pecado, que ficou com Karina Bacchi.

Em 2004, no meio de tudo isso que estava acontecendo em sua carreira, ela resolveu abrir espaço em sua agenda para se tornar apresentadora e, a convite da diretora Marlene Matos, em 31 de maio assinou contrato com a Rede Bandeirantes. A ideia inicial era um programa diário, à noite, direcionado ao público jovem, com números musicais, temáticas ousadas e quadros de namoro, inspirado nos moldes da MTV Brasil.

Enquanto o formato estava sendo elaborado, ela passou a comandar o regresso do Band Kids, a partir de 5 de julho, onde comandava apenas o anime Os Cavaleiros do Zodíaco, lia e-mails dos seguidores do seriado e discutia curiosidades sobre os episódios. Além disso, apresentou o especial, Contando Histórias, em quatro episódios, onde declamava alguns clássicos da literatura infantil.

Foi nessa época que ela engravidou pela segunda vez. Fez o anúncio em 26 de julho, mas ainda assim iniciou a turnê Por Causa de Você, que percorreu as cidades brasileiras até o final daquele ano. E a licença-maternidade acabou jogando um balde de água fria em seus planos de ter um programa diário.

Durante os últimos meses de gestação ela entrou em estúdio para gravar seu terceiro álbum de inéditas, e para tanto, renovou parte de sua equipe com o objetivo de modificar o estilo de suas músicas. O ensaio fotográfico para o encarte aconteceu em 18 fevereiro de 2005, logo após deixar a maternidade, com o cabelo ainda moreno. O primeiro single, Escuta Aqui Rapaz, foi lançado em 1 de maio, e no dia 23 foi lançado o álbum.

Esse trabalho foi direcionado para um público mais jovem do que os anteriores e teve uma boa recepção dos críticos. Aliás, com exceção dessa música tema, o CD era quase infantil. Tinha as canções Barbie Girl, versão da banda dinamarquesa Aqua, e Papinho. Ao todo, vendeu 100 mil cópias.

Kelly foi convidada outra vez, para integrar a novela Belíssima, onde interpretaria a personagem Giovanna, que ficou com Paolla Oliveira.

Como a venda do último álbum foi bem abaixo da expectativa, ela reuniu os produtores dos seus dois primeiros CDs para voltar às características dos trabalhos anteriores, com temáticas mais explícitas e um visual sensual. Em agosto de 2006, realizou uma seleção para escolher seus novos bailarinos, e das mil inscrições, mais ou menos, que recebeu, contratou seis, dentre eles Lorena Simpson, que se tornou cantora mais tarde.

Em setembro, lançou o single Pegue e Puxe, pouco antes do álbum “Por que Não?” chegar às lojas, em 20 de setembro. Nesse álbum ainda tem as canções Me Pega de Jeito, Shake Boom e Analista. Ao todo, vendeu em torno de 40 mil cópias. Nessa época o mercado fonográfico já estava passando por uma transformação, as pessoas já estavam fazendo mais download do que comprando álbuns físicos.

Em 15 de outubro lançou seu segundo DVD, Toda Linda, em formato de vídeo-novela, onde cada videoclipe estava interligado com o seguinte. Um detalhe desse álbum, é que a canção Shake Boom foi lançado apenas nas rádios do Rio de Janeiro, no resto do Brasil foi lançada a canção Analista.

E nesse ano ela foi convidada pela terceira vez para fazer novela, mas desta vez pelo SBT, para integrar o elenco de Cristal.

Em 2 de junho de 2007, Kelly deixou a Warner e assinou com a Som Livre. Em 10 de novembro, lançou seu primeiro single pela nova gravadora, Você É o Cara, atingindo a primeira posição nas rádios brasileiras. O vídeo dessa música alcançou 4 milhões de visualizações nos primeiros dois meses, isso foi um recorde porque naquela época o Youtube estava engatinhando, tinha só dois anos.

Em novembro, no dia 29, lançou o álbum que era uma coletânea intitulada 100%, com outras duas faixas inéditas, Super Poderosa e Como Eu Quero. O álbum foi lançado em duas versões, uma comum e outra em digipak, seu primeiro trabalho ecologicamente sustentável, que vendeu 100 mil cópias.

Nesse ano Kelly foi capa da revista Playboy, na edição de dezembro, embolsando 1 milhão de reais. A edição da revista foi a mais vendida da década de 2000, vendendo ao todo 700 mil exemplares. E ela foi convidada outras vezes recebendo ofertas de até 3 milhões de reais.

Em 2008 ela voltou para a tv, mas dessa vez no SBT, como jurada do programa Astros. Isso aconteceu em julho, e em setembro lançou o single Tô Fora para a trilha sonora nacional do seriado Malhação. A canção entrou no seu quinto álbum, intitulado Pra Brilhar, lançado em 20 de setembro, e outra vez com uma vendagem bastante baixa, com cerca de 40 mil cópias. Teve outras duas canções trabalhadas, a O Tempo Vai Passar e Indecisão.

E nesse álbum teve uma versão de Britney Spears, da canção Sometimes. Com Kelly Key se chama Solidão.

A partir de 2009 ela resolveu deixar a carreira de cantora de lado para se dedicar à televisão e foi jurada no Concurso Nacional de Pagode, no programa Show da Gente, no SBT. No mesmo ano assinou com a Record para apresentar a versão dominical do Hoje em Dia, que durou apenas três meses. E lá na Record mesmo apresentou um especial de final de ano, e resolveu não renovar o contrato com a Som Livre, mesmo a gravadora fazendo propostas para novos álbuns.

Em janeiro de 2010 ela passou a comandar o programa Game Show, nas manhãs de sábado. Em 2011 ela continuou na tv, e passou a se apresentar em casas noturnas focadas no público LGBT. Foi quando lançou Shaking, que segundo ela era só uma faixa para dar uma renovação ao repertório de shows.

Em 2012 se tornou jurada do Ídolos Kids, e como extensão do programa, lançou em outubro uma coletânea de regravações de músicas infantis, o Festa Kids, como trilha sonora do Ídolos Kids, o qual vendeu 10 mil cópias. Em 2013, se manteve na bancada do programa, mas em 2014 optou por não renovar com a emissora, insatisfeita com o fato de não ter recebido um programa para chama-lo de seu, já que tinha sido essa a sua razão de ter deixado a carreira musical de lado.

Em julho de 2014 anunciou oficialmente seu retorno à música e que o título de seu novo trabalho seria No Controle, com uma sonoridade diferente de seus discos anteriores, ela gravou em Angola e Lisboa. A canção tema, Controle, foi lançada em outubro, mas o álbum mesmo só em 2015.

Em 2019 assinou novamente com a Warner e anunciou o lançamento do EP Do Jeito Delas, com participações de Preta Gil, Pocah e Cynthia Luz. E venceu o Prêmio Influency, o maior entre influenciadores digitais, na categoria Maior Influenciadora Fitness.


Curiosidades.


Baba foi a sua segunda música de trabalho escolhida pela gravadora, apesar do receio e vergonha da cantora, mas que lhe rendeu duas indicações ao MTV Video Music Brasil pelo videoclipe, atingiu a primeira posição nas rádios do Brasil.

Kelly Key resolveu se envolver com causas sociais também. Ela é embaixadora oficial da instituição beneficente Amigos da Infância com Câncer (AMICCA), que cuida de crianças com câncer no Rio de Janeiro. Desde 2005 também se tornou madrinha do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.

Ela fez desfile solidário, cantou durante um protesto da Central Única de Trabalhores, tornou-se parceira da ONG Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Enganjou-se na campanha Viva Cazuza, para coletar fundos para crianças portadoras do vírus do HIV.

Arrecadou alimentos saudáveis para combater a obesidade infantil. Arrecadou verba para ajudar crianças e adolescentes que sofrem de câncer. Foi madrinha do Projeto Arte na Praça, que levava intervenções artísticas para famílias de baixa renda na cidade de Itatiaia. Integrou a campanha Carinho de Verdade, para ajudar a combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescente e apoiou a campanha pela prevenção e tratamento do câncer de mama.

Kelly tem uma boa relação com a comunidade LGBT. Entre 2002 e 2005 realizou diversos shows de suas turnês em casas noturnas voltadas a este público, época em que não era comum ter artistas de grande proporção em locais pequenos. Ela já defendeu, em entrevista, a diversidade dos núcleos familiares e já esteve presente em algumas paradas da diversidade.

Defendeu o projeto de lei que reconhecia o casamento entre pessoas do mesmo sexo no Brasil, e, após aprovada, comemorou. Recebeu o Troféu Triângulo Rosa pelo seu apoio contra a homofobia.

Kelly Key também já ganhou uma Estátua de cera, o Prêmio Platinum pela sua contribuição para a Música Pop Brasileira, foi madrinha da Força Aérea Brasileira, e esteve entre as 100 mulheres mais sexy do mundo da revista VIP.

Ela influenciou a carreira de outros artistas. A argentina Madame Mim descreveu sua sonoridade como uma mistura de Kelly com Lady Gaga. A Maria Gadú também a citou como influência. Lorena Simpson disse que Kelly tinha influenciado a criação de sua personalidade artística. 

E não foi só com vendas de CDs que ela fez a sua fortuna. Kelly Key lançou coleções de sandálias, linha de tênis, linha de roupas, boneca, almofadas e travesseiros, e foi até personagem de um jogo para celulares, além de ter sido dona da boate Capital Clube.

A partir de 2015 ela passou a se dedicar ao seu canal no Youtube, onde entrevista personalidades do universo fitness. A sua estreia na internete aconteceu no dia 6 de julho.


Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.



0 comments: