A Mariane Dombrova conquistou o seu espaço na TV, em 1989, ao assumir o comando do programa Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si que era da Simony e conquistou um público cativo, fãs que até hoje preservam viva a sua passagem pelo Olimpo das musas infantis dos anos 80 e 90. E em 1995, ela estreou aquele que foi o seu último programa infantil e sua saída foi bem polêmica, com declarações que envolveram até a Mara Maravilha na decisão da emissora.
Em 1995, a Record já estava nas mãos do Edir Macedo pelo menos ha cinco anos. A negociação deu-se início em 1989, mas foi preciso alguns anos até a quitação das parcelas da compra. Algumas informações dizem que foi em 1992, outras em 1994. O fato é que após ser declarado como novo dono, Edir Macedo saiu comprando outras emissoras pelo país para que servissem de repetidora da matriz, em São Paulo.
Como o investimento que ele podia fazer através do dinheiro advindo da igreja Universal era direcionado para a ampliação do alcance do sinal da emissora, o canal em si ficava meio capenga. Tinha bastante programação enlatada, aquelas séries e filmes velhos, mas muitos deles são legais até os dias de hoje. Já quanto a própria produção, essa era bem amadora. E foi nessa fase que Mariane chegou para ser a estrela infantil da casa.
O programa Tarde Criança estreou na Record em 1995, mas era uma sessão de séries, dentre elas tinha Super Vicky, a menina robô, e alguns tokusatsus. Nesse período, Mariane comandava o infantil Tudo Por Brinquedo na CNT Gazeta, gravado em Curitiba no Paraná. No entanto, as duas emissoras romperam a parceria e nesse impasse do que fazer e de como será a partir de agora, a direção da Record convidou Mariane para apresentar um infantil em São Paulo.
Segundo informações disponíveis na internet, ela assinou o contrato com a Record em agosto de 1995, e no dia 25 de setembro do mesmo ano, praticamente dois meses depois do fim de Tudo Por Brinquedo, assumiu o comando do infantil Tarde Criança que ia ao ar a partir das 15h.
A vinheta era uma animação computadorizada, curta, com a música Carrossel de Esperança, de autoria de Michael Sullivan e Paulo Massadas, na voz de Mariane.
Mariane contou com o auxilio de seu saudoso irmão Vitinho, que tinha sido Bambino no SBT. Ele foi responsável pela seletiva das meninas que compuseram o grupo das Bambinas dessa nova fase. Nas primeiras semanas eram oito meninas, mas a emissora acha que eram muitas, então elas se revezavam nas gravações. No entanto, somente a metade do grupo acompanhou a apresentadora até o final, a Luciana Torolo que já trabalhava com a Mariane, a Kelly Almeida, a Michele Cavalcanti e a Elizabete Martins. Todas eram dançarinas do Teatro Municipal de São Paulo.
O cenário era bem simples, basicamente um portal com duas arquibancas, uma de cada lado, e com o tempo foi ganhando mais cores. No entanto, nunca nem chegou perto do padrão das outras emissoras, esse foi o cenário mais fraco e sem vida dos programas apresentados por Mariane, apesar de seguir o formato tradicional dos infantis da época. Tinha atrações musicais, gincanas e exibição de tokusatsus e desenhos, tudo já bem conhecido do público, inclusive com as gravações feitas como se fosse tudo ao vivo com o mínimo de edições.
As séries japonesas, a maioria já tinham sido apresentadas no Clube da Criança com a Angélica, e os desenhos eram da Hana Barbera que imperava na programação infantil dos anos 80. Mariane comandava uma competição semanal com equipes de alunos de duas escolas diferentes e anunciava a equipe vencedora na sexta-feira. Um diferencial do programa era a disputa de jogos de videogame, uma novidade na época. Os computadores estavam começando a fazer parte da vida dos cidadãos do país. Ainda era para poucos.
Ainda no mês de setembro, Mariane lançou seu quinto álbum musical, o CD Pertinho de você, pela PolyGram, sob a direção artística de Michael Sullivan. Das 13 faixas, quatro delas são versões de músicas internacionais. A faixa um, Me Dá Um Sinal, de Claudio Rabello, é uma versão da canção Gimme Little Sign, lançada por Brenton Wood e composta por Alfred Smith, Jerry winn e Joe Hooven.
A faixa quatro, Coração, de Edgard Poças, é uma versão da canção Heart, gravada por Rita Pavone e composta por Barry Mann e Cynthia Weil. A faixa oito, Um Dois Três, de Edgard Poças, é uma versão de Knock Three Times, gravada por Tony Orlando and Dawn e composta por Irwin Levine e L. Russell Brown. E a faixa nove, Quando Te Encontrei, de Claudio Rabello, é uma versão de One Day In Your Life, gravada por Michael Jackson, composta por Samuel F. Brown III e Renne Armand.
Tem também quatro faixas que são regravações. A faixa três, Pertinho de Você, de Hugo Belardi, que dá nome ao álbum, é uma regravação do álbum de estreia da saudosa atriz Elizangela como cantora, ela lançou a canção em um compacto no ano de 1978. A faixa seis, Carrossel de Esperança, de Michael Sullivan e Paulo Massadas. É uma regravação de Patricia e Luciano do álbum Clube da Criança lançado em 1984. A faixa sete, Você Não Soube Amar, de Roberval e Arthur Emílio, é uma regravação do grupo Renato e Seus Bluecaps de 1965, que também é uma versão da canção It's Gonna Be All Right, gravada por Gerry And The Pacemakers, composta por George Marsden. E a faixa doze, Superfantástico, de Edgard Poças, é uma regravação do primeiro álbum do grupo Balão Mágico lançado em 1983. Que também é uma versão, a original se chama Superfantastico mesmo, mas a letra é em espanhol, gravada por Enrique Y Ana, composta por Difelisatti, Ignacio Ballesteres Diaz e Marella Cayre.
E as outras cinco faixas foram inéditas. A faixa dois, Rita Rap, de Renato Ladeira e Roberto Lly. A faixa cinco, Amor Por Telepatia, de Carla S. Aponte e Michael Sullivan. A faixa dez, Sinal De Sorte, de Claudio Rabello e Marcos Valle. A faixa onze, Ouvi O Betinho, de Claudio Rabello e Marcos Valle. E a faixa treze, Febre De Verão, de Carla Aponte, César Lemos e Marcelo Azevedo.
O fato de o álbum conter quatro versões de músicas internacionais e quatro regravações de canções de sucesso justifica a rapidez com que o mesmo foi produzido, ainda assim a qualidade é excelente e o conjunto da obra soa maravilhosamente bem.
A faixa treze só entrou na versão em CD. Na época tinha essas coisas, um incentivo para que os fãs comprassem CDs já que os discos em vinil costumavam ter menos faixas. E foi mais ou menos por essa época que as gravadoras pararam de produzir os LPs.
Além da faixa bônus, o CD também ganhou a contracapa distinta do LP. Enquanto na versão em Long Play a parte de trás do álbum tem uma foto pequena no centro com as letras das canções a sua volta, o Compact Disc apresenta um ensaio de Mariane com o cabelo ornamentado por flores e balões rosas às suas costas.
A faixa Rita Rap entrou para o álbum Power Rangers Rock Aventura lançado pela Polygram. E Carrossel de Esperança entrou para a coletânea Sucessos da Música Infantil lançado pela rede de farmácias Droga Raia. Rita Rap foi lançada também como single em mídia física.
O Tarde da Criança saiu do ar com pouco mais de seis meses de duração, no dia 29 de março de 1996, e a razão até hoje não ficou clara, mas teorias foram levantadas. Segundo um artigo publicado na revista Amiga, Mariane teria sido demitida da emissora porque o programa não dava ibope, o que não coincide com outras informações da época em que diziam que a audiência era de três pontos em média no Ibope, um número alto para o padrão da emissora. Que, aliás, é a média de audiência neste ano, 2025.
Esse mesmo artigo da revista Amiga disse que Mariane justificou sua saída porque porque ela era católica e Mara que tinha acabado de voltar da Argentina para retomar sua carreira na TV brasileira se converteu a evangélica e por isso teria sido preferida pela emissora que é da igreja Universal. A Record negou, disse que Mara já vinha sendo sondada para apresentar um programa aos sábados. Se isso faz sentido ou não, o fato é que com a saída da Mariane, o Tarde Criança voltou a ser uma sessão de desenhos animados e séries, mas depois a Mara realmente ganhou um programa diário.
E outro fator que pode ter influenciado muito no final do programa é que a Record estava em fase de reestruturação sob o gerenciamento de Edir Macedo que se expandia rapidamente pelo território brasileiro, mas falhava nas produções pela falta de verbas que eram direcionadas a aquisição de novas repetidoras.
Segundo Andrea Fabyanna, que trabalhou na emissora em 1993 como apresentadora do infantil Tati Bi Tati e deu início a um dominical intitulado Tati Show, faltavam muitos recursos e profissionais qualificados, então, a falta de experiência da equipe resultava em um produto sem muita qualidade. E pudemos ver isso no Tarde Criança que sofreu com a falta de estrutura da emissora.
Houve uma tentativa de atrair o público adolescente com a novidade da época, os jogos de videogame, mas não eram empolgantes para quem estava assistindo e a própria Mariane disse em entrevistas que ela não gostava muito de narrar os jogos.












0 comments:
Postar um comentário