Nós que passamos pela década e crescemos assistindo o Xou da Xuxa temos uma memória afetiva muito doce desse programa. E para quem chegou no planeta depois e conheceu aquela fase através dos inúmeros vídeos a respeito, além dos próprios episódios disponíveis na internet, tem a mesma percepção que nós que vimos a exibição original. Mas, as nossas lembranças podem nos enganar.
A intenção deste post não é estragar a infância de ninguém, tão pouco levantar questões polêmicas. É, apenas pontuar alguns detalhes que talvez tenhamos esquecido, ou nem nos dado conta. O fato é que a memória que temos, e o que vemos disponível no Youtube, é de um programa muito bem padronizado, formatado, e era. Mas nem sempre foi assim.
1 - A Xuxa doce e elegante era uma personagem moldada pela Marlene Mattos. Recatada não se pode dizer que ela tenha sido alguma vez porque sempre usou figurinos muito ousados, roupas muito curtas. Parte disso era porque a empresaria queria vender sua imagem como a de uma boneca, e parte é porque a Xuxa gosta. Ela falou várias vezes que nunca teve problemas com seu corpo e que desde criança era comum tomar banho de sol ou piscina semi-nua, com sua família. Com a expansão de sua imagem para outros países mais conservadores, seu figurino passou a ser mais recatado, cobrindo praticamente todo o seu corpo.
2 - E outra grande mudança aconteceu em seu linguajar. Quando estreou o Xou da Xuxa seu vocabulário era cheio de gírias e o seu sotaque super carregado. Marlene a fez tomar aulas de etiqueta. Sim, a Xuxa passou por um booom polimento. Ela não perdeu a espontaneidade, mas que ficou mais elegante e com um sotaque mais neutro, isso salta aos olhos e aos ouvidos quando comparamos imagens de antes e depois.
3 - Seus assistentes de palco foram padronizados com o tempo. As Paquitas não eram soldadinhas, a Xiquita não era para ser Xiquita, o Dengue não era Dengue, o Praga não era Praga, o Frentinha não era Frentinha e nem a Marlene era a diretora. Xuxa chamava Marlene de produtora, ela só passou a ser diretora no segundo ano do programa, inicialmente a direção era de Paulo Netto.
4 - Marlene queria formatar o grupo de assistentes de palco de Paquitas e, por isso, quando Andreia Faria foi contratada ela seria a Paquita 2. No entanto, Xuxa optou por dar outro nome, como fez com as outras meninas que entraram posteriormente. Com a saída de Andrea Veiga, em 1988, nenhuma outra menina recebeu o apelido de Paquita, pois todas eram Paquitas e para completar o grupo de oito meninas, Cátia Paganote recebeu o apelido de Miuxa, e apesar de UCHA, das que usavam farda vermelha, vestiu azul.
5 - Outro detalhe é que o uniforme das Paquitas que sempre têm como referência os famosos soldadinhos de chumbo, na verdade, eram uniformes de balizas, elas, inclusive, usavam saias. A Xuxa tinha sido baliza em seu período de escola.
6 - Os nomes do Dengue e do Praga foram adaptados conforme as crianças se referiam a eles. Ambos eram creditados na vinheta do programa como Muriçoca e ET. E o boneco Frentinha que interagia com Xuxa nos sorteios recebeu esse nome da apresentadora por ser parecido com o humorista Costinha, mas seu nome verdadeiro era Zé Mulambo e não foi confeccionado para o Xou. Xuxa o conheceu durante um ensaio fotográfico, onde o seu manipulador, Marcelo Ribeiro, trabalhava. Antes dele entrar no programa havia outro boneco que participava dos sorteios com o Moderninho.
7 - A música Parabéns da Xuxa foi gravada para o disco Caraoquê da Xuxa, lançado em novembro de 1987, e passou a ser cantada no primeiro bloco do programa para parabenizar as pessoas que cumpriam anos no dia em que o programa ia ao ar. Antes disso ela cantava o tradicional Parabéns Pra Você.
8 - O tradicional café da manhã que também era servido no primeiro bloco, só foi inserido no programa a partir de 1989, quando os Paquitos começaram a fazer parte do programa. Até então, ela basicamente cantava a música Quem Quer Pão?.
9 - Ainda hoje tem muita gente grande que foi criança na época do Xou da Xuxa, ou do Xuxa Park, que não perde a oportunidade de enviar um beijo para minha mãe, para meu pai, e outro especialmente para você. Era a resposta que Xuxa ouvia das crianças após elas participarem das brincadeiras do programa, antes de beija-las. Mas nem sempre ela fez essa pergunta, pelo menos não tão formatada assim. Era meio de qualquer jeito, e nem dava seus beijos. A maneira dela perguntar aconteceu com o tempo e passou a beijar porque as crianças começaram a dizer que o beijo ia para ela também.
10 - A música Doce Mel instrumental apoteótica que tocava quando a Xuxa subia na nave faz a gente arrepiar até hoje. A deixa era: Foi bom estar com você, foi bom brincar com você... isso é outra coisa que nem sempre foi assim. A música começou a ser usada em 1987, até então após essa frase de despedida tocava a música Doce Mel mesmo.
0 comments:
Postar um comentário