Em 1983, Xuxa tinha 20 anos, ainda namorava o Pelé e era famosíssima como modelo. Depois do seu bom desempenho no filme Amor Estranho Amor, do ano anterior, ela recebeu o convite para protagonizar Fuscão Preto, um longa baseado na música escrita por Atílio Versuti e Jeca Mineiro que foi lançada em 1978, mas volta e meia reaparecia nas rádios na voz de outros intérpretes.
Esse filme poderia ter sido a versão brasileira de Se Meu Fusca Falasse, o longa da Disney, de 1968. E foi o que Xuxa acreditou que seria também porque ela só aceitou fazer o filme se ele fosse classificação livre e para não ter dúvidas leu o roteiro mais de uma vez antes de aceitar o papel. Na época, Xuxa não era apresentadora, mas já era bastante assediada por onde passava e distribuía autógrafos com os seus tradicionais beijinhos.
A Xuxa não deixa a desejar como protagonista, ela interpreta com bastante naturalidade e foi bem elogiada pelo diretor pelo seu profissionalismo. Ela não se estendia nas gravações para não deixar de cumprir seus outros compromissos, mas nunca se atrasava para as gravações do filme e seguia as orientações direitinho. As filmagens aconteceram nas cidades de Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Espírito Santo do Pinhal, todas do interior do estado de São Paulo.
O filme foi roteirizado por Francisco de Assis e dirigido por Jeremias Moreira Filho. É uma história de amor de um carro por uma mulher, a jovem Diana. A ação se passa numa cidade do interior onde o Prefeito Rui força o casamento do seu filho Marcelo com a moça. Mas o Fuscão Preto tenta atrapalhar de todas as formas e não sem razão, o rapaz, assim como seu pai, era de caráter duvidoso.
Marcelo tinha um caso com a secretária do pai, e o pai só queria tirar proveito das terras do pai da moça. Outra história paralela é a da cozinheira Filó que tenta conquistar o peão Zé Coqueiro que, por sua vez, só se desfaz da mulher. E todas as tentativas não dão em nada porque o filme acaba do jeito que começou, com os dois solteiros.
Xuxa interpreta a personagem Diana. Ela aparece por volta dos quatro minutos do filme, a cavalo. Depois do minuto nove ela reaparece de bicicleta, quando é perseguida pelo fuscão preto e ao se aproximar do automóvel para tirar satisfação do motorista, não vê ninguém. O seu namorado aparece, mas ao invés dela contar o que realmente aconteceu, pede para deixar para lá.
A aparição mais dramática do fuscão preto é quando ele invade a festa de noivado de Diana e Marcelo e destrói todo o ambiente expulsando as pessoas do local. Ela fica sem reação, e ele, junto com algumas pessoas, vai atrás do carro, mas não o encontra.
O pai de Diana pede que ela vá encontrar o novo domador de cavalos, na estação da cidade, que é o cantor Almir Rogério, intérprete da música Fuscão Preto que entrou como trilha sonora do filme. Ele sofre bullying do noivo de Diana e de seus amigos, assim que sai da estação, e a caminho da fazenda, com a moça, são perseguidos pelo fuscão preto.
Almir Rogério se divide entre fazer cenas de domar um cavalo e cantar no dormitório com os companheiros de quarto. Algumas músicas do filme são: Fuscão Preto, Aguenta Coração e Cana Verde, além de Ai, Ai, Ui, Ui.
O fuscão preto continua seguindo Diana e passa a ir até a sua casa. Na primeira vez, após ser deixada pelo seu noivo, ela opta por não fugir como das outras vezes e entra no carro. A cena é vista por Zé Coqueiro que vai imediatamente contar o que viu para Lima, o domador de cavalos. No dia seguinte, o domador tentar tirar informações da moça, mas ela mente dizendo que não viu mais o fuscão.
Zé Coqueiro tem um encontro inusitado com o fuscão preto que o joga na água depois de ser provocado, mas o peão conta a história bem diferente no vilarejo.
Diana sai com o fuscão preto e dessa vez é Lima quem testemunha. Os encontros passam a ser mais frequentes, enquanto o rapaz apaixonado, o que faz é apenas cantar. Quando diz que pensa ir embora, ela tenta convencê-lo a desistir da ideia.
A guarda-municipal, em fuscões azuis e pretos, persegue o fuscão preto. E quem o ajuda a despitar os perseguidores? O Zé Coqueiro. Diana conta ao pai que não gosta mais do noivo, mas prefere não falar nada a respeito para o rapaz. Marcelo, por sua vez, planeja uma armadilha para capturar o fuscão preto usando Diana como isca.
Quando ela entra no fuscão, inicia-se uma grande perseguição que resulta em alguns acidentes. Já amanhecendo o dia, eles são parados por Lima que o desafia a um duelo. A maneira que o rapaz tem de tentar dominá-lo é a mais inusitada possível, tentando doma-lo como um cavalo. E o final é mais inusitado ainda. O fuscão, depois de provocar uma perseguição, simplesmente se joga de um penhasco, em uma lagoa.
Mas não acaba por aí. Marcelo continua com a secretária, e Diana se declara a Lima, no entanto, ele vai embora da fazenda assim mesmo. Se voltará para reencontra-la? Não sabemos.
Curiosidades
Xuxa participou de um evento de lançamento do filme no shopping Iguatemi, em São Paulo, que foi noticiado em várias revistas e jornais, mas Fuscão Preto não foi distribuído para todo o país e por isso não teve uma bilheteria relevante, embora o diretor já tenha dito que mais de 800 mil pessoas tenham ido até os cinemas para ver o longa.
Ou seja, fracasso também não foi, aliás, 800 mil expectadores está longe de ser um fracasso.
O filme foi lançado oficialmente no dia 18 de abril de 1983, mas contou com uma pré-estreia cuja arrecadação foi direcionada as Oficinas de Caridade Nossa Senhora do Carmo e Creche Sonho da Criança, e ainda deu direito a sorteios de vários brindes aos presentes.
O VHS do filme foi lançado em 1983, e depois relançado em 1989, quando Xuxa estava no ápice de sua carreira de apresentadora infantil.
Foi durante as filmagens desse filme que Xuxa ganhou o cachorro que deu o seu nome, o famoso Xuxo que virou personagem de seu programa, filme, e ganhou uma música.
Almir Rogério vendeu um milhão de cópias do compacto da música Fuscão Preto, e mais 300 mil cópias do LP em que a música foi inserida. Traduzindo para os dias de hoje, compacto seria um single, ou seja, uma música lançada avulsa. E o LP, Long Play, era o álbum completo.
A música Ai, Ai, Ui, Ui., trilha do filme, foi gravada por Fofão também.











0 comments:
Postar um comentário