Álbum - Paquitas New Generation


No dia 10 de agosto de 2025, o álbum Paquitas New Generation completou 30 anos. Assim como o grupo, aliás, o grupo completou 30 anos em 2025 também, mas um pouco antes, no final de abril.


Elas foram apresentadas ao público em 1995, cederam os seus postos do Xuxa Park a Geração 2000 em outubro de 1999, e ficaram no Planeta Xuxa até março de 2000. Foi um transição lenta para não deixar traumas nos fãs, mais do que Marlene já tinha provocado ao despedir de uma só vez todo o grupo que tinha se formado no Xou da Xuxa.

Esse grupo fez jus ao título, Nova Geração. Elas não foram apenas as substitutas das meninas que saíram, elas deram uma nova cara ao grupo das Paquitas. Roberta Cipriani, a Xiquitita Surfista e a Priscila Couto, a Catuxita Top Model, foram convidadas por Marlene a continuarem trabalhando com Xuxa para ensaiarem as meninas e elas se negaram porque o novo grupo tinha outro perfil. Tiinham subido a régua.

Veja agora 25 fatos sobre o primeiro álbum delas.

1. As Paquitas Nova Geração foram apresentadas ao público no dia 29 de abril de 1995, e, segundo declarações da própria Xuxa, essa foi a geração de Paquitas mais preparadas, razão pela qual pouco mais de três meses, apenas, depois de serem oficializadas, elas lançaram seu primeiro álbum, no dia 10 de agosto.


2. As meninas da era Xou da Xuxa só tiveram o primeiro álbum lançado três anos depois da estreia do programa, e a geração 2000 que foi oficializado em outubro de 1999 e durou até meados de 2002, nunca teve seu álbum lançado. Ou seja, as Paquitas Nova Geração formaram o grupo que teve o álbum lançado mais rápido da história das Paquitas.

3. Já no primeiro dia de Paquitas, as meninas apresentaram uma música que viria a entrar para o primeiro álbum, e performaram a canção Sábado, da Xuxa, fazendo parte do coro.

4. Em consequência, fãs e observadores comentaram que as Paquitas New Generation não tinham tanto empenho vocal quanto o grupo anterior, resultando em algumas críticas à afinação e performance vocal do grupo naquela fase. A questão é que elas nem tiveram tempo de se preparem muito, tudo foi muito atropelado. Ainda assim, fizeram um excelente trabalho.


5. As capas dos álbuns das Paquitas Nova Geração tiveram a ordem inversa das capas das Paquitas do Xou da Xuxa. No segundo álbum, lançado em 1997, elas foram divididas em dois grupos para estampar a capa e a contracapa, tal como o primeiro álbum de suas antecessoras, que, por sua vez, apareceram todas juntas na capa do segundo álbum, enquanto o novo grupo esteve completo na capa do primeiro álbum.


6. Como Xuxa gostava de chamar o grupo em inglês, a capa foi pensada para que pudesse ser posicionada em ambas as opções, português e inglês. Paquitas Nova Geração e Paquitas New Generation.


7. Diferente dos álbuns das Paquitas do Xou da Xuxa, produzidos por Michael Sullivan e Paulo Massadas, os mesmos produtores dos álbuns da Xuxa, o produtor das Paquitas New Generation foi o Zé Henrique, vocalista da banda Yahoo. Que, aliás, se tornou compadre da Xuxa e, além de compor várias músicas, produziu alguns álbuns para ela também.


8. No encarte do álbum, junto com as fotos das meninas, tem informações pessoais de cada uma, escrita a mão, e o autógrafo com seus apelidos.


9. O álbum foi lançado em disco de vinil, compact disc e fita cassete.

10. No mesmo ano, Xuxa deu início a segunda fase da Turnê Sexto Sentido, então as meninas já tiveram também as suas primeiras experiências em se apresentar no palco para grandes plateias.


11. Das treze faixas do álbum, 10 foram feitas exclusivamente para as meninas: Nova Geração, Telefone Toca, Hora do Recreio, Suor e Sorriso, Meu Primeiro Amor, Ficar Por Ficar, Bom Mesmo é Estudar, Melô da Bicicleta, e, Beijinho.

12. A música O Caderninho, do compositor Olmir Stocker, é de 1967. O primeiro intérprete a gravá-la foi Erasmos Carlos. Em 1989, Mariane Dombrova a incluiu em seu primeiro álbum.

13. A faixa Toca Um Funk Melody, de Aramis Barros e Sérgio Valério, foi gravada por Tatiana Maranhão sob o título Hey DJ, em um projeto de carreira solo após deixar o grupo das Paquitas, que foi cancelado. Tanto o título foi trocado, quanto o refrão também, que passou de Hey DJ, toca uma música pra mim, para Hey DJ toca um funk melody pra mim.

14. A última faixa do álbum é a regravação do clássico das Paquitas do Xou da Xuxa, a música Fada Madrinha. Que ganhou uma nova roupagem para se adequar ao álbum.

15. As meninas performaram a maioria das músicas nos programas da Xuxa e de outros apresentadores. Elas cantaram: Nova Geração, Telefone Toca, Hora do Recreio, Meu Primeiro Amor, e, Bom Mesmo é Estudar.

16. Nova Geração, Telefone Toca, e, Hora do Recreio foram as que fizeram mais sucesso.

17. As outras músicas também foram apresentadas nos programas Xuxa Park e Planeta Xuxa, no entanto, apenas trechos.

18. Elas performaram Fada Madrinha na despedida do grupo, na última gravação do Xuxa Park gravado no Teatro Fênix, em outubro de 1999.

19. Todas as sete integrantes fazem solo no álbum. E todas fazem coro em todas as faixas que tem solos.

20. As meninas cantam em uníssono, todas ao mesmo tempo, em três faixas. Em: Nova Geração, Suor e Sorriso, e, Funk Melody. Essa era uma grande características das Paquitas, era praticamente a identidade musical delas.


21. O álbum está catalogado como Teen Pop - Dance Pop. Mas poderia ter sido incluído na categoria Funk Melody, que estava em alta no momento.

22. No primeiro mês de lançamento o álbum vendeu 50 mil cópias. Um número modesto se levarmos em consideração o apelo comercial que ela tinham. No entanto, as meninas sofreram uma rejeição dos fãs pelo fato de o grupo ter sido trocado todo de uma vez. Eram rostos desconhecidos ocupando o lugar de meninas muito queridas que estavam lá há anos.

23. As vendas ultrapassaram a marca das 200 mil cópias rendendo um disco de ouro ao grupo.


24. Uma reedição em CD foi lançada em 1996 pela Gala em parceria com Som Livre.

25. O álbum foi relançado nas plaformas digitais até o ano de 2020.

0 comments: