Uma das características dos filmes da Xuxa são os merchandisings que sempre são feitos de uma forma muito escrachada, o que faz com que os críticos sempre peguem pesado na hora de fazer as avaliações. Costumam dizer que o que ela entrega não é cinema porque além dos roteiros fracos, o excesso de publicidade faz o que deveria ser um filme, parecer um grande comercial.
Mas têm alguns filmes que a publicidade inserida foi feita de forma mais discreta, em Lua de Cristal, a diretora Tizuka Yamasaki conseguiu camuflar bem os produtos entre as cenas que acabaram enriquecendo mais a narrativa da história. Veja algumas empresas e produtos que aparecem no filme e que não parecem publicidades.
Caminhão Atlantic. É uma empresa especializada no transporte de materiais perigosos, como combustíveis, líquidos, gososos e lubrificantes.
Ônibus da Itapemirim.
Caldos de carne maggi.
Caminhão da Itapemirim Cargas.
Estub. Empresa de estruturas tubulares.
Mac Audio Sound Services.
No entanto, apesar de os patrocinadores aparecerem discretamente no filme, o merchandising de Lua de Cristal é o mais aleatório que já teve nos filmes da Xuxa. Isso porque, apesar de em Super Xuxa Contra Baixo Astral ter publicidade de tinta para casa e de posto de combustível, tem também de bicicleta, de biscoito, de yougurte, de brinquedo... A bonequinha Barbie da Xuxa, o próprio cachorro Xuxo foram lançados no filme.
Ana Penido disse que teve que escrever a cena da Xuxa no deserto, só para fazer o merchandising dos bonecos Lango Lango. Então, não todas, mas a maioria das publicidades feitas em Super Xuxa Contra Baixo Astral são de produtos para crianças, já que o filme é infantil. E em Lua de Cristal não tem merchandising de produtos infantis.
Nos créditos tem agradecimento a algumas marcas que aparecem no filme e várias outras empresas e órgãos que se aparecem, são muito discretos. Por exemplo a Fundação João Ricardo Mendes, Táxi Aéreo Curitiba, Companhia de Luz, Polícia Militar... são muitos nomes. Já quanto a trilha sonora que foi divulgada escancaradamente, o disco nunca foi lançado.
0 comments:
Postar um comentário