You Can Dance

O grupo You can dance foi formado por meninos moradores do bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, ficou famoso nos anos 1990 ao integrar o Xuxa Hits e o Planeta Xuxa e apresentar, além de ensinar para a plateia e para os telespectadores, alguns passos de street dance.

Até 1987 o quarteto não tinha nome, aliás, até esse ano ainda era um trio. A transformação aconteceu devido a um concurso do programa Som Na Caixa que era transmitido pela extinta TV Corcovado, no Rio de Janeiro, entre os anos de 1987 e 1990, que promoveu um concurso de dança para que os vencedores se tornassem os dançarinos oficiais da atração.

Os quatro amigos Carlos Augusto, Carlos Eduardo, Wellington e Vagner Meneses Pereira se conheceram em 1984. Inicialmente, apenas Carlos Eduardo, que adorava fazer cover do Michael Jackson, e Carlos Augusto tomaram a iniciativa de se apresentar em dupla em programas de TV e passaram a dançar em uma loja do shopping Rio Sul. Mais tarde é que o Wellington se juntou e eles e formaram o grupo que basicamente se apresentava em festinhas, em bailes sem nenhuma pretensão de fazer aquilo artisticamente.

Em 1987, para que pudessem se inscrever no concurso do programa Som Na Caixa tinham que escolher um nome e a intenção era encontrar algo curto, impactante e em português para que fosse melhor assimilado pelo público e fácil de ser lembrado. Mas como o tempo estava se esgotando e eles não chegavam em um acordo, resolveram completar a inscrição com o nome de You Can Dance que foi retirado do título de um álbum da Madonna, uma coletânea das músicas mais dançantes dela. A sugestão foi dada por Carlos Eduardo e aceita pelo grupo em caráter provisório com a intenção de trocarem por outro assim que tivessem uma ideia melhor.

Foi quando resolveram adotar apelidos também para que fosse mais prático na hora de o apresentador anunciar o grupo. E assim, Carlos virou Kall, Carlos Eduardo se tornou o Kadu e Wellington passou a ser chamado de Tom. O Vagner que deveria ser Vavá, mas não soava bem para o grupo, recebeu o apelido de Fly porque ele era o único que dava mortal, aquele salto com um giro de 360 graus, ou seja, o cara voava, e foi o último a entrar.

Aliás, como destoava o grupo pela cor da pele e não ensaiava regularmente com os outros três integrantes ele não foi aceito de imediato. Pelo menos não por Kall que era o idealizador do grupo que preferiu pensar a respeito só depois do concurso.

O grupo ganhou o concurso e os quatro passaram a ser dançarinos do programa que era comandado por Ademir Lemos por, aproximadamente, dois anos. Depois disso, após participarem de um novo concurso em que o apresentador fazia parte da bancada de jurados, foram contratados por ele para atuar como dançarinos em suas apresentações e saíram na capa do seu álbum lançado em 1991.

Mas não foi só com o Ademir Lemos que eles trabalharam não, os cinco rapazes fizeram vários testes para agências de publicidades e conseguiram gravar comercial da Coca-Cola, dançaram nos shows do Roupa Nova, além de atuar como dançarinos de vários artistas internacionais em suas passagens pelo Brasil e até fizeram figuração nos Trapalhões e no Casseta e Planeta, sem falar das apresentações no Xou da Xuxa várias vezes.

Foi em uma dessas apresentações que Marlene anunciou pelo microfone que queria o grupo como parte da equipe para fazer shows com a Xuxa. Em 1992, gravaram a primeira canção chamada "You Took My Love", composta pelo até então desconhecido Latino e se apresentaram no Paradão da Xuxa.

Em 1993, gravaram "Brincar de Amar" e "Vou Te Mostrar". Em 1994, foram convidados a participar do quadro Xuxa Hits do programa Xuxa Park e foram efetivados como membros do elenco sendo projetados nacionalmente. Os quatro ficaram muito famosos ensinando Xuxa a dançar no palco. Na época eles iam treinar com a ela em sua casa.

Foi nessa época que as Paquitas começaram a se sentir de escanteio, pois além delas ficarem camufladas em meio a plateia do Xuxa Park, foram colocadas atrás do You Can Dance no Xuxa Hits. Em 1995, tiveram a oportunidade de assinar com qualquer gravadora que operava no Brasil, mas preferiram gravar com a Sony Music e lançam pelo selo Columbia seu primeiro álbum com 11 faixas.

Anjo. You Took My Love. Sem o Teu Amor. Te Quero Tanto. Brincar de Amar. Te Faço Feliz. Erva Venenosa. Sempre Te Amei. Tarde Demais. Te Quero Pra Sempre. Surpresas Do Amor.

Esse álbum vendeu em torno de 65 mil cópias e eles só voltaram a gravar em 1999. Aliás, nesse ano o grupo aconteceu novamente, eles lançaram o segundo álbum pela gravadora RGE com 12 faixas.

You Can Dance Está de Volta. Vai Ser De Mais. Que Mais Você Quer. De Coração Pra Coração. Você Para Mim. Liga Para Mim. Azaração. Princesa Encantada. Coração. Bota o Bumbum Pra Dançar. Chega. Desencontros e Barreiras.

Estiveram também presentes no retorno de Xuxa no cinema com o longa Requebra e tiveram a música Bota o Bumbum pra Dançar na trilha sonora do filme. E posaram nus para a revista G Magazine, na época Kall tinha 29 anos, Kadu tinha 28, Tom estava com 30, e Fly tinha 28. E foi a última temporada do Planeta Xuxa com a participação do quarteto, pois em 2000 eles se despediram da apresentadora e da plateia com a promessa de continuar na música e voltar no programa para apresentar um novo trabalho.


Curiosidades

Depois da saída do Planeta Xuxa o grupo se separou, não oficialmente, apenas entraram em um hiato sem previsão, ou expectativa, de volta. Wellington, o Tom, não seguiu carreira artística, ele abriu uma empresa que realiza festas infantis, é avesso as redes sociais e passou a se dedicar aos cuidados de sua mãe.

Carlos Eduardo, o Kadu, continuou investindo no segmento musical, ele participou, por exemplo, das gravações do TVZ, em edição especial comemorativa do ‘Funk Brasil’, entre outros trabalhos em carreira solo.

Carlos Augusto, o Kall, seguiu carreira como DJ e cantor de black music. Gravou participação com Kelly Key e Latino também. Dentre os quatro, ele é o que se mantém mais em evidência.

Vagner Meneses Pereira, o Fly, foi o único que continuou trabalhando com Xuxa e mesmo com o fim do programa não saiu da emissora. Tornou-se coreógrafo e depois foi promovido a diretor artístico. Entre os trabalhos realizados, assinou a coreografia do programa ‘Caldeirão do Huck’ em 2001, da novela ‘Cheias de Charme’ em 2012 e de temporadas de Malhação. Além disso, o ex-integrante virou consultor financeiro e passou a ministrar palestras sobre finanças pessoais.

Fly e a Paquita Andrezza Cruz tiveram um discreto relacionamento quando trabalharam juntos com a Xuxa.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: