RBD.

O RBD foi um grupo criado em outubro de 2004 dentro da telenovela, mexicana, Rebelde, formado pelos atores Alfonso Herrera (28/8/1983), Anahí (14/5/1983), Christian Chávez (7/8/1983), Christopher Uckermann (21/10/1986), Dulce Maria (6/12/1985) e Maite Perroni (9/3/1983).

O RBD se tornou um fenómeno que não se via desde o grupo Menudo. O quinteto esteve em mais de 23 países e se apresentou em locais importantes como o Estadio Maracaná no Brasil, o estadio Coliseo em Los Ángeles e o Madison Square Garden de Nova York, vendendo mais de 30 milhões de discos

Aliás, o RBD foi o primeiro grupo, primeiros artistas, de lingua hispânica que fez um show no estádio Maracanã, que até então era o maior do mundo. el más grande del mundo.


Álbuns.
Em 2004 foi lançado o primeiro álbum, Rebelde, em novembro, que recebeu uma edição especial com algumas músicas traduzidas para o português.
Tenho uma sobrinha que cantava errado, tão bonitinha.

Em 2005 foi lançado 3 álbuns e 1 DVD. Nuestro amor, lançado em setembro, que recebeu o Grammy Latino de melhor álbum pop de grupo. Nosso Amor Rebelde, uma edição especial, todo em português para o Brasil e o ao vivo, Tour Generación RBD en Vivo, além do DVD com esse mesmo nome.

Em 2006 foi lançado 2 CDs e 3 DVDs. O álbum Celestial, lançado em novembro. Rebels, o primeiro álbum em inglês com músicas inéditas e traduções de algumas músicas dos álbuns anteriores e os DVDs, Live in Hollywood, ¿Que hay detrás de RBD? E Live in Rio.

Em 2007 foi lançado 3 álbuns, 1 DVD e 2 karaokês. Empezar Desde Cero, lançado em novembro, recebeu novamente o Grammy Latino de melhor álbum pop em grupo. Greatest Hist. O ao vivo, Hecho en Espana e o DVD com esse mesmo nome. E os karaokês, Éxitos Rebeldes volume 1 e Êxitos Rebeldes volume 2.

Em 2008 não houve lançamento de albums inéditos, mas teve 2 CDs e 2 DVDs. Best of RBD (CD+DVD) e Greatest Hits (CD + DVD).

Em 2009 foi lançado 2 CDs, 1 karaokê e 2 DVDs. Para Olvidarte De Mi, foi lançado em março. Best Of Remixes. Best Of Karaokê. E os DVDs Live in Brasilia e Tournê do Adeus.

O grupo também lançou relógios, artigos de cuidado pessoal, entre outros, somando mais de 400 produtos. As meninas (Mia, Roberta e Lupita) tiveram inclusive os seus bonecos, estilo Barbie


Em fevereiro de 2006 aconteceu um acidente no Brasil durante uma sessão de autógrafos, onde 3 pessoas faleceram e várias ficaram feridas. O público estimado era de 3 mil pessoas, mas compareceram aproximadamente 15 mil.

O grupo enviou suas condolências às famílias e sem clima para qualquer outro tipo de apresentação cancelou a sua participação no Domingo Legal com o Gugu e retornou ao México. No mesmo ano abriu a Fundação Sálvame, para ajudar crianças de rua. A primeira atividade da fundação foi um show gratuito no Brasil.

Em 2 de março del 2007 Christian Chávez assumiu a sua homossexualidade a través de um comunicado, depois que algumas fotos de seu casamento vazaram na internet.

O último show do grupo aconteceu em Madrid, no dia 21 de dezembro de 2008.


Curiosidades.
Em 21 de março de 2011 estreou a versão brasileira, na Record com os atores Chay Suede no papel de Tomás, Micael Borges no papel de Pedro, Arthur Aguiar no papel de Diego, Sophia Abrahão no papel de Alice, Lua Blanco no papel de Roberta e Mel Fronckowiak no papel de Carla.


A telenovela Rebelde, mexicana, foi inspirada na telenovela Rebelde Way, argentina.


O dia 4 de Outubro foi eleito como o Dia Mundial do RBD, já que foi nessa data que a novela Rebelde estreou no México.​


Em 2018, ao completar 10 anos sem o RBD, apesar de ter sido descartada a possibilidade de um reencontro, foi prometido um documentário sobre o grupo, que não aconteceu.

Maite Perroni e Christian Chavez teriam papeis menores na trama, mas conquistaram a simpatia dos telespectadores e acabaram entrando na formação do grupo RBD que inicialmente seria apenas com quatro integrantes.

Donald Trump, que não esconde a sua xenofobia e quando presidente resolveu intensificar a barreira entre México e Estados Unidos, já cedeu ao grupo mexicano convidando para uma apresentação no evento Miss Universo de 2007.

Sobre as vezes que RBD esteve no Brasil eu encontrei duas informações. Oficialmente 7 vezes, embora, até 2008, a maioria dos fãs digam que foram 4.

Alfonso Herrera contou em uma entrevista que o fim do grupo aconteceu por sua culpa. Segundo ele, havia um acordo que se um dos integrantes saísse, o grupo terminaria, pois os produtores tinham comprado os direitos da Argentina e para remontar o grupo com uma nova formação precisariam comprar outra vez. Ele queria muito direcionar sua carreira para a atuação, mas embora alguns já estivessem com planos diferentes também, foi ele quem disse que não renovaria o contrato.

Por onde anda?
Maite Perroni seguiu gravando novelas e se lançou como cantora solista dos mais variados estilos musicais.

Christopher, o mais jovem do grupo, continuou como cantor solista e fez turnê pelo Brasil. Tornou-se produtor musical e manteve sua carreira de ator, gravando novelas, filmes e series para TV.

Anahí se tornou a primeira dama do estado de Chiapas, ao se casar com o governador eleito em 2012. Além de novelas, gravou filmes e álbuns musicais solos.

Christian Chávez seguiu gravando telenovelas e séries para TV. Gravou curtas metragens e um longa em 2018. Além disso, atuou no teatro também e paralelamente deu seqüência a sua carreira de cantor.  Ele também esteve no Brasil para divulgação de suas músicas e autou em um programa do SBT.

Dulce Maria seguiu seu trabalho como atriz, gravando telenovelas e filmes, além de compor e gravar músicas. Dentre as meninas, ela é a que manteve mais contacto com os fãs brasileiros.

Alfonso Herrera foi o único do grupo que não seguiu sua carreira musical. Depois do RBD ele se dedicou totalmente a carreira de ator e gravou telenovelas, filmes, fez dublagens, teatros e séries para TV e internet. Uma delas foi o Sense8 para a Netflix, onde interpreta o personagem gay Hernando de La Fuente e faz cenas quentíssimas com o ator espanhol Miguel Angel Silvestre. Por conta dessa série, ele esteve no Brasil para fazer divulgação e gravar cenas para a segunda temporada.


Em 26 de dezembro de 2020 aconteceu um reencontro do grupo. Christopher, Maite, Anahí e Christian (da esquerda para a direita na foto) gravaram um show que foi previamente editado para ser transmitido pela internet. Na ocasião anunciaram como live e cobraram ingressos, no entanto, o concerto já estava gravado e no dia seguinte da apresentação oficial, foi liberado no youtube. Dulce e Alfonso não participaram, mas se manifestaram nas redes sociais desejando sucesso aos amigos.

Veja o vídeo aqui.

0 comments: