Virou Manchete (primeira semana de julho) - Passou Nesse Mês (julho de 1980)


Êta Mundo Melhor!

Estreou a novela Êta Mundo Melhor!, trazendo de volta alguns personagens de Êta Mundo Bom!, entre eles, o protagonista Candinho, personagem inspirado em Mazaropi, que não podia ficar de fora, e o seu jumento Policarpo que agora tem ajuda de Inteligência Artificial para ganhar mais emoção. Se na novela anterior ele passou a trama toda buscando a mãe, desse vez, passará a trama a procura do filho perdido.


A criança é mais uma vítima das crueldades do vilão Ernesto (Eriberto Leão), que ressurge e mostra suas garras em novos planos ardilosos. E assim como ele, também estão de volta: Zé dos Porcos (Anderson Di Rizzi), Quincas (Miguel Rômulo), Manuela (Dhu Moraes), Celso (Rainer Cadete), Olga (Maria Carol), Araújo (Flávio Tolezani), Olímpia (Rosane Gofman), Quitéria (Kenya Costa), Cunegundes (Elizabeth Savala), Tales (Duio Botta), Tobias (Cleiton Morais), Maria (Bianca Bin), Dr. Lauro (Marcelo Argenta), Quinzinho (Ary Fontoura), Sandra (Flávia Alessandra) e Vermelho (Gabriel Canella).


Uma das coisas que me chamou muito a atenção é o fato de Ary Fontoura e Tony Tornado estarem de volta, porque há uns poucos anos a Globo dispensou todos os atores com mais de 60 anos. A ordem da emissora era para que os atores fossem caracterizados para Interpretarem personagens mais velhos, se fosse necessário. Tal atitude seria para manter o ritmo das gravações, já que uma pessoa mais velha necessita mais cuidado e pode tomar mais tempo para concluir o trabalho.

Ary Fontoura tem 92 anos e Tony Tornado 95. E Fernanda Montenegro, que não está na novela, mas tem um filme recem lançado (Vitória, disponível no Globoplay), está com 95 anos.



Essa é a segunda novela de Walcyr Carrasco que é uma continuação. A anterior não foi bem uma novela, foi uma minissérie, a Verdades Secretas, que, a propósito tinha Camila Queiroz como protagonista e esteve nas duas produções. Em Êta Mundo Melhor, sua personagem Mafalda, não aparece, ela foi embora, fugiu, com o Romeu, personagem do Klebber Toledo.

Só para relembrar, em 2021, quando Walcyr Carrasco precisou prolongar o contrato com os atores de Verdades Secretas 2 para finalizar a novela, Camila Queiroz, ou sua assessoria, fez algumas exigências que não foram aceitas. Resultou que não renovaram o contrato com ela e colocaram uma dublê em seu lugar. E a até a Globo, que deveria atenuar a treta, jogou gasolina no fogo. Deu a entender que Camila Queiroz não pisaria na Globo outra vez nem pintada de Ouro, mas em 2023, ela protagonizou a novela Amor Perfeito.


Segundo a Camila Queiroz, ela teve uma conversa com Walcyr Carrasco e a ausência dela na novela foi resolvido em comum acordo. Aliás, os primeiros capítulos explicaram a ausência dos personagens e a Mafalda.

Acho que diante das atuais circunstãncias, em que quase ninguém tem contrato fixo com a emissora, o que gera dificuldades na hora de fechar um elenco porque os atores não ficam esperando que sejam chamados, eles vão gravar em outros canais, em plataformas, e no teatro. Então, é bom manter a cordialiade com todos, porque, vai que precisam dela de novo.

Walcyr escreveu os primeiros trinta capítulos e entregou a trama nas mãos de Mauro Wilson para se dedicar a outra novela, mas quem sabe a Mafalda volta nos últimos capítulos, ou esteja sendo guadada como um trunfo para ser usado em caso de baixa audiência. 

LOTV News

A série Chespirito: Sem Querer Querendo, que conta a história da vida de Roberto Bolaños, lançada pela plataforma Max no dia 5 de junho de 2025, vem gerando repercussão por trazer à tona novas polêmicas em torno do criador dos personagens e uma dessas polêmicas é sobre uma denúncia contra Florinda Meza, viúva de Bolan̈os e intérprete da Dona Florinda.


De acordo com o jornalista Javier Ceriani, uma parente próxima de Roberto Bolaños relatou casos de abuso físico e psicológico que teriam sido praticados por Meza nos últimos anos de vida do ator. Mesmo debilitado, Roberto teria sido vítima de agressões por parte da esposa.

Supostamente, quando Roberto já estava muito doente, ele não parava de fumar. Fazia isso pelas costas da Sra. Florinda. Quando Meza o via fumando, apagava o cigarro no corpo dele como punição. Ela apagava os cigarros nas axilas e na virilha dele para que os filhos não vissem.

A Fllorinda sempre foi vista como a vilã do grupo, na vida real. Roberto Bolaños era casado e separou para ficar com ela, o que explica o ódio que os filhos dele têm dela. E parece que o fato de ser a mulher do criador da série, a beneficiava muito, em relação aos outros atores do elenco.

Já essa acusação é bem complicada, porque é a declaração de uma pessoa que não gosta dela e é uma denúncia que não tem nem como comprovar, Roberto Bolaños morreu em novembro de 2014.

A respeito da série, a produção retrata o atrito entre os personagens na vida real. Roberto Bolaños, o Chaves, e Carlos Villagrán, o Quico, se desentenderam e se separaram. No Brasil não percebemos na série porque os episódioseram apresentados aleatoriamente.


Então, em alguns episódios o Quico não aparecia, mas no outro ele estava lá. O mesmo aconteceu com a Chiquinha, com o seu Madruga... A Pops foi criada para ocupar o lugar da Chiquinha, o carteiro Jaiminho foi criado para ocupar o lugar do seu Madruga, e a Vó da Chiquinha também, para ela não ser outra criança sem um tutor na vila.

E o Nhonho ganhou mais protagonismo quando o Quico saiu. O seu Madruga acabou voltando, tem até uma cena emocionante do reencontro dele com a Chiquinha. Para essa série da HBO, Carlos Villagrán e Florinda Meza não autorizaram seus nomes, então eles são chamados de Marcos Barragán e Margarita Ruiz.

Segundo o que saiu na internet, Florinda Meza passou mal com a estreia da série na HBO. Ela teve crises de insônia, ansiedade e depressão.

Aconteceu

A aliança estratégica que completou 30 anos entre a emissora SIC, de Portugal, e a Globo, foi renovada. Além de continuar apresentando as telenovelas contemporâneas da Globo, a SIC também irá produzir novas versões de títulos originais da Globo, ou seja, reproduzir as tramas com elenco português.


A série infantil Mundo da Lua da TV Cultura, ganhou uma nova versão que deve estrear em 28 de outubro de 2025. Serão 24 episódios, no entanto, com Marcelo Serrado fazendo o papel de Lucas Silva e Silva, adulto, enquanto Sabrina Souza interpretará sua filha, Emília.


Bom Dia & Cia continua se valendo de quinquilharias do SBT. Além da dupla Patati e Patatá que já são velhos personagens da casa e do cenário reaproveitado da novela Caverna Encantada. O infantil resgatou a primeira versão do Melocoton, trouxe a Emília do Sitio do Pica Pau Amarelo, e agora recuperou o Flitz, o antigo computador da Eliana.


Passou Nesse Mês

Rede Tupi

No dia 18 de julho de 1980, a Rede Tupi teve seus transmissores lacrados e encerrou suas transmissões.


O fato aconteceu dois meses antes da TV no Brasil completar 30 anos. Ou seja, antes dos seus próprios 30 anos, porque foi a emissora pioneira no país.

Olimpíadas de Moscou

No dia 19, deu-se início as Olimpíadas de Moscou. Essa foi a edição com o maior boicote da história, quando a influência da política no esporte chegou a seu ponto mais alto e decisivo. Como protesto contra a invasão soviética do Afeganistão, no final de 1979, o presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, anunciou que não enviaria seus atletas para os Jogos Olímpicos e convocou seus aliados pelo mundo a darem o mesmo exemplo.


Ao todo, 69 países seguiram o caminho dos Estados Unidos. Na cerimônia de abertura dos jogos, o presidente soviético Leonid Brejnev lamentou a interferência política em eventos criados para sustentar a paz. Entre as indiretas na abertura e encerramento teve a famosa cena do choro do mascote Misha que lamentava a ausência das delegações que participavam do boicote.

Um Homem muito Especial

No dia 21, estreou na Band a telenovela Um Homem muito Especial, que nada mais era do que um reboot de Drácula Uma História de Amor, a novela interrompida da Tupi, que teve apenas quatro capítulos exibidos, devido a sua falência. A Band propôs para Rubens Ewald Filho levar sua novela ao ar em uma nova emissora com outro nome. Walter Avancini retomou a direção, mas nem todo o elenco pode continuar na trama.


A história se passa na década de 1920, em Paranapiacaba, uma cidade quase sem sol e envolta em neblina, onde o conde Drácula chega após descobrir pistas sobre o paradeiro de seu filho, sequestrado pela ama Hannah para evitar que o bebê tivesse o mesmo destino monstruoso do pai.

Star Wars episódio 5 - O Império Contra ataca

Foi também no dia 21, que estreou o filme Star Wars episódio 5 - O Império Contra ataca. Essa é a data de estreia non Brasil, nos Estados Undios o filme tinha estreado em 21 de maio.

0 comments: