Miragem Viagem
No álbum Xou da Xuxa, produzido por Guto Graça Melo, lançado em 1986, que foi o primeiro de quando ela estreou o Xou da Xuxa na Globo, tem a música Miragem Viagem, cantada por Patricia Marques. É a quinta música do lado B do disco. A letra aborda a busca pelo amor verdadeiro e a incerteza que o cerca, expressa questionamentos sobre o futuro e o universo, refletindo medos e esperanças.
É uma letra longa, feita por Ronaldo Bastos, e com uma melodia que exige a musicalidade na voz que Xuxa não tinha. Talvez por isso tenha sido interpretada por Patricia Marques. Lembrando que esse álbum foi o mais sofrido para Xuxa gravar, pelo menos nunca vi ela, ou seus produtores, falando tanto das suas dificuldades de colocar voz nas canções como já falaram desse disco.
A música original se chama Black Orchid, Orquídea Negra, composta e interpretada pelo estados-unidenses Stevie Wonder... Assim como a versão em português, é longa e complexa, a letra aborda a beleza e a fragilidade da vida, usando a metáfora da orquídea negra para representar a luta, a solidão e a dor enfrentadas por aqueles que sofrem injustiças. A orquídea negra simboliza alguém que é especial e raro, mas que enfrenta desafios e incompreensão.
Hey Mickey
No segundo álbum, Xegundo Xou da Xuxa, de 1987, a segunda faixa do lado A, é a música Hey Mickey, uma versão feita pela própria Xuxa... A música é uma declaração de amor pelo personagem Michey Mouse do universo Disney.
A música original se chama Kitty, foi gravada pela banda britânica Racey, em 1979... Fala de um rapaz tentando conquistar uma moça chamada Kitty. Mas a versão da Xuxa foi baseada na música Mickey da estados-unidenses Toni Basil, lançada em 1981. Toni Basil fez uma adaptação e mudou o nome porque, segundo boatos, ela gostava do baterista e vocalista da banda The Monkees, Micky Dolenz, após conhecê-lo no set de seu filme Head para o qual ela foi a coreógrafa, mas essa ela nunca confirmou esse boato, nunca desmentiu também.
Não Basta
No álbum Xou da Xuxa Seis, lançado em 1991, tem a música Não Basta, é a sexta faixa do álbum fechando o lado A do disco. A letra é do Biafra, que inclusive gravou também essa música em seu álbum intituladoInfinito Amor, lançado em 1994... A letra fala sobre um pai que dá o básico para o seu filho, e até presentes, mas não se faz presente, e o menino aprende lições com seus amigos na rua.
A música é versão de No Basta, do cantor venezuelano Franco de Vita... A versão em português é bem fiel a original em espanhol, a letra aborda exatamente o mesmo tema...
Dança do Paloê
Também no álbum Xou da Xuxa Seis, tem a música Dança do Paloê, é a segunda faixa do lado B do disco, ou a a nona música na versão do CD, que tem uma faixa a mais, a música Xuxa Café... Na letra, Xuxa explica que se trata de uma dança que ela inventou, e cá entre nós, qualquer música dançante que tivesse o título terminado com Ê, dava certo. Ilariê, Tindolelê, Paloê.
A música é uma versão feita por Fafy Siqueira, de Palo Bonito, famosa na voz do cantor porto-riquenho Chayanne. É uma música folclórica dos países caribenhos que faz uma mistura de crenças e superstições populares, por exemplo, colocar Santo Antonio de cabeça para baixo para ele arranjar uma namorada. A versão feita para a Xuxa ficou basicamente com o refrão da música original, mas enquanto Xuxa canta Palo palito paloê, Chayanne canta Palo bonito paloê.
Marquei Um X
No álbum Xou da Xuxa Sete, lançado em 1992, a faixa que abre o álbum é Marquei Um X, e virou o hit mais forte desse disco. O Xou da Xuxa estava com os dias contados para acabar e letra da música tentava consolar os fãs dizendo que o tempo e a distância não iriam separar a apresentadora de seu público.
Embora não tenha referência a alguma música de outro idioma, a letra e a melodia é uma versão, ou pelo menos foi inspirada em Djobi Djobá, do grupo francês Gipsy Kings, que também fala sobre um amor que supera o tempo e a distância. Fafy Siqueira disse que a melodia foi totalmente inspirada em Djobi Djobá, mas os produtores do disco da Xuxa, Michael Sulivan e Paulo Massadas, alteraram a letra e colocaram som de guitarra, mudando também o ritmo cigano da música original.
Tô aí
No ano de 1993, a Som Livre lançou o álbum Xuxa, com dez faixas, da qual apenas a canção Menino Deus era inédita, as outras eram sobras de outros álbuns, ou feitas para programas especiais. A música Tô aí, é a segunda faixa do disco, uma das melhores. Na letra, a apresentadora faz uma saudação e diz que está disponível para quem precisar dela.
A letra original está creditada ao produtor estados-unidense Ryan Uliate, com o título So do Ti, mas eu nunca encontrei essa música. Já vasculhei a internet e nunca achei nada.
Jogo da Rima
No álbum Sexto Sentido, lançado em 1994, tem a música Jogo da Rima. É a quinta faixa do lado A. Nessa época ainda se vendia bastante disco de vinil. A letra foi feita por Zé Henrique, Ângela Mattos e Marcelo Faria. É um convite para fazer rima com nomes de famosos. Trata-se de uma versão da música The Name Game da cantora estados-unidenses Shirley Ellis, de 1964... A letra é versão não é fiel a música original, mas está dentro do mesmo contexto.
Em 2013, no décimo episódio da segunda temporada da série American Horror Story, a atriz Jessica Lange canta a música que dá nome ao episódio.
Lá Vai a Loura
No álbum Tô De Bem Com a Vida, lançado em 1996, tem a música Lá Vai a Loura. É a segunda música do álbum, com letra de Cid Guerreiro, Roberta Little e Ângela Mattos... A letra fala de como a loura, no caso a Xuxa, se sente ao dançar e faz um convite para que se juntem a ela.
A letra é uma versão de La Bailadora de Alfonso Vallejo Salinas, do Panamá... A letra também fala de uma moça que dança muito, mas a observação de uma terceira pessoa, ou seja, não é da própria dançarina, como ficou na voz da Xuxa.
Huppa Hulle
E do mesmo álbum, tem a música Huppa Hulle, é a primeira faixa do lado B do disco, ou a oitava música do CD. Esse foi o último álbum da Xuxa a ser lançado em vinil... A letra é de Vanessa Alves, a Vavá, que fez quase todas as versões do Xuxa Só Para Baixinhos, com Felipe Bella. Xuxa faz dueto com Andreia Faria.
A música é uma versão de Hoopa Hoole, de Datner & Kushnir, feita pelo compositor Zohar Laskov, para o concurso Eurovision, de 1987. O Eurovision é um festival musical da Europa, que acontece anualmente. Hoopa Hoole foi gravada em hebraico e inglês, mas já foi regravada em diferentes idiomas em vários países.
0 comments:
Postar um comentário