Virou Manchete (segunda semana de outubro de 2025) - Passou Nesse Mês (Outubro de 1985))


A marca MTV vai deixar de operar definitivamente na mídia brasileira. A Paramount anunciou o cancelamento, a partir de 31 de dezembro, de seis canais que operavam através dela no circuito nacional de TV fechada, serão descontinuados o canal MTV, MTV Live, Comedy Central, Nickelodeon, Nick Jr. e o canal Paramount.

A partir de janeiro de 2026, a Paramount vai operar apenas pela plataforma de streaming. Segundo o portal Whiplash, a decisão de encerrar as emissoras se baseia na queda de receita com publicidade e na diminuição considerável do número de assinantes de canais por assinatura. É, não tem jeito gente, a TV linear tem a sua existência garantida seguramente, mas a TV paga não.


É muito cômodo assistir TV linear porque a gente não precisa pensar, o conteúdo já está lá, rolando. Isso sempre foi uma das grandes críticas dos intelectuais, que a TV emburrece porque o telespectador não precisa pensar, mas o fato é que nem sempre a gente está com disposição de ficar um tempão procurando por alguma coisa para ver. Assim como era na época das videolocadoras, era gostoso, um evento, locar filmes para ver no final de semana, mas pense fazer isso todos os dias, é desgastante.


E a TV paga, na verdade, também não vai deixar de existir, é o conceito que está mudando. Porque antes nós assinávamos uma TV que oferecia bastante conteúdo, todo através de canais lineares, e hoje em dia as plataformas de streaming oferecem conteúdo on-demand, ou seja, aquilo que a gente pode ver a hora que a gente quiser, mas as plataformas estão englobando também os canais lineares.


Então, esse canais fechados não deixarão de existir, só passarão a ser distribuídos através de outro método. A Globoplay, por exemplo, oferece conteúdo on-demand e várias canais lineares, a Prime Vídeo também... a Netflix ainda não, mas acho que é uma questão de tempo para começar a oferecer em seus pacotes a opção de ver TV também, e de criar o seu próprio canal. 

Em relação a MTV, aqui no canal tem um vídeo sobre o começo e o fim das transmissões na TV aberta. A emissora iniciou suas atividades no Brasil em 1990, através da Editora Abril, e a partir de setembro de 2013, a Viacom retomou a concessão, mas passou a operar no circuito fechado e mudou completamente. Abandonou o foco na música para abraçar o segmento dos realitys e nunca teve o mesmo sucesso que antes.

 

LOTV News

 

Com a grande repercussão dos últimos capítulos da novela Vale Tudo, eu fiz uma lista dos remakes internacionais das novelas da Globo. Sim meu caro, não é só a Globo que refaz suas novelas, ela vende bastante para o exterior e essas novelas são dubladas, assim como faz o SBT com as novelas mexicanas e a Record com as novelas turcas. Alías, a Globoplya novelas também usa dessa estratégia, mas algumas novelas da Globo foram refeitas. Veja quais são, quando e onde isso aconteceu.

 

A novela Te Contei, da Globo, de 1978, ganhou uma versão em espanhol para o Chile, em 1990, sob o título de Te Conté.

Em 2002, a novela Vale Tudo ganhou uma versão chamada Vale Todo, produzida pela Telemundo para ser distribuida pelos países de língua espanhola, mas teve atores brasileiros também na trama.

Em 2010, O Clone foi refeita para o mercado hispânico com o título El Clon, mantendo a premissa dos gêmeos/clone e os personagens centrais da trama.

Em 2010 também, a novela Louco Amor, de 1983, ganhou uma versão em espanhol no México sob o título de Entre el amor y el deseo.

Em 2012, a novela Dancin’ Days ganhou uma versão portuguesa, com o mesmo título, em um trabalho conjunto a entre Globo e a SIC de Portugal, velha parceira da emissora brasileira.

A série Como Aproveitar o Fim do Mundo que estreou na Globo no final de 2012, virou No Tomorrow, em uma versão em espanhol em 2016 para o público latino residente nos Estados Unidos.

Em 2013, a novela Fina Estampa ganhou o título que tinha sido pensado par ao Brasil, Marido en Alquiler, ou seja, Marido de Aluguel, em uma adaptação da Telemundo para o mercado hispânico.

O Bem-Amado, novela da Globo de 1973, ganhou uma versão em espanhol em 2017, sob o título de El Bienamado, para o México.

Em 2019, a minisséria Amores Roubados, de 2014, ganhou uma versão em espanhol para o público latino nos Estados Unidos, sob o título de Jugar con Fuego, em 10 episódios.

Em 2019, a obra de Jorge Amada, Dona Flor e Seus Dois Maridos que já teve adaptação para o teatro, duas versões para o cinema e uma minissérie na Globo em 1998, virou telenova no México sob o título Doña Flor Y Sus Dos Maridos.

Em 2023, a Globo anunciou em Cannes a venda do formato de Avenida Brasil para uma produtora turca, que passou a se chamar Leyla, já que o nome perdeu o sentido fora do Brasil.

 

 Aconteceu

 

O SBT estreou o canal SBT Kids no YouTube dedicado a crianças de zero a nove anos. O canal traz uma programação que combina clássicos como Bom Dia & Cia com Patati Patatá, Sábado Animado, Câmeras Escondidas Kids e O Picapau Amarelo com quadros especiais.

Além disso, a aposta será em novidades exclusivas, como Mundo Greens, Charadinhas do Melô, o podcast Emília Podtudo, a Escolinha SBT Kids e outros formatos inéditos. Também estão na grade clipes musicais com trilhas das novelas do SBT, músicas do Silvinho e da turminha de O Picapau Amarelo. Apesar das tantas críticas que vejo a respeito da audiência e da programação do canal aberto, parece que a emissora não está tão mal assim, né? Ou não estaria investindo em outros canais e conteúdos próprios.

 

Na segunda-feira dia seis, quando chegou ao fim o reality Estrela da Casa na TV Globo, dando vitória a Thainá Gonçalvez, O SBT estreou o The Voice Brasil. Não há muito o que acrescentar porque o formato é bem conhecido, inclusive o apresentador. O que chamou a atenção foi a divulgação da emissora no convite para a estreia, uma tática adotada pelo Silvio Santos desde a década de 80 para não bater de frente com a Globo. O convite foi para assistir o The Voice depois da morte de Odete Roitman. 

Vale Tudo e o desencarne de Odete Roitman fizeram a Globo alcançar recordes de audiência em diversos aspectos. O capítulo da segunda-feira dia 6 alcançou o mais alto número da transmissão ao vivo da TV Globo no Globoplay. O capítulo mais que dobrou o consumo em relação à média dos episódios da novela e se tornou o de maior audiência da história do sinal ao vivo na plataforma.

 

Além das Nuvens

 

O ator, escritor e historiador David José Lessa Matros partiu para outros planos na segunda-feira dia seis de outubro, devido a uma doença pulmonar progressiva, diagnosticada em 2017. Ele foi o primeiro Pedrinho do Sitio do Pica-Pau Amarelo na TV Tupi, e estava com 83 anos.


Passou Nesse Mês


No dia 21 de outubro de 1985, estreou a novela De Quina pra Lua, no horário das 18h da TV Globo. Foi escrita por Alcides Nogueira, a partir de um argumento criado por Benedito Ruy Barbosa e com colaboração de Walther Negrão. Contou com a direção geral de Daniel Filho e teve Agildo Ribeiro, Elizabeth Savalla, Hugo Carvana, Paulo Betti, Tamara Taxman, José Dumont, Denise Milfont, Taumaturgo Ferreira, Isabela Garcia, Marco Antônio Pâmio, Milton Moraes e Eva Wilma nos papéis centrais da trama.



De Quina Pra Lua foi a primeira novela das 18 horas a ter as suas duas trilhas sonoras, nacional e internacional, lançadas pela Som livre. A partir de 1985 a fabricação e distribuição dos LP's e K7's passaram a ser da Discos CBS, a mesma da gravadora Opus Columbia, que deixou de existir e lançar as trilhas das novelas das 18 horas, que fazia desde o início dos anos 1980.

Foi em outubro de 1985 também que a revista Globo Rural entrou em circulação pela editora Rio Gráfica. A matéria de capa abordava a introdução do zebu no Brasil, com texto assinado por José Hamilton Ribeiro, primeiro editor-chefe da publicação. A edição inaugural também contou com editorial de Roberto Marinho e crônica de Carlos Drummond de Andrade.

Em 1986, após a aquisição da Livraria do Globo, a Rio Gráfica passou a operar como Editora Globo, mas essa atualização na impressão da revista só aconteceu a partir de fevereiro de 1987. A Globo Rural se destacou pela ênfase na prestação de serviços ao produtor rural, com reportagens baseadas em entrevistas com pesquisadores, produtores e especialistas ambientais, mantendo um compromisso com a informação técnica e precisa.


0 comments: