1. A novela Carrossel estreou no dia 20 de maio de 1991. É uma produção da Televisa e Silvio Santos desembolsou US$ 300 mil dólares para apresenta-la no SBT. Um investimento que deve ter valido muito a pena, porque a trama infantil ficou 11 meses no ar e chegou a incomodar a Globo, marcando 28 pontos de audiência. O curioso é que a Televisa tinha oferecido os direitos de exibição de Carrossel para a Globo.
Depois de quase um ano passando, a novela foi reprisada pela primeira vez entre 04 de janeiro e 30 de julho de 1993, em 166 capítulos, juntamente com a reprise de Rosa Selvagem, que é outra novela que completa 30 anos em 2021 também.
Depois foi reprisada pela segunda vez entre 03 de julho de 1995 a 26 de fevereiro de 1996, em 205 capítulos, e pela terceira vez, entre 25 de janeiro de 1996 a 06 de abril de 1996, em 53 capítulos.
Com o sucesso da novela e da personagem Professora Helena, Gabriela Rivero, a atriz que a interpretava, visitou o Brasil na época, sendo esperada por cerca de cinco mil pessoas, e desceu a rampa do Congresso Nacional do Brasil junto com o então presidente Fernando Collor de Mello. Cirilo e Marcelina também vieram ao Rio de Janeiro para serem a atração internacional de uma grande exposição de filhotes de animais.
Carrossel foi a segunda novela estrangeira a concorrer ao Troféu Imprensa na categoria de Melhor Novela, mas recebeu só um voto dos jurados. E foi matéria de capa da revista VEJA, em junho de 1991. Aliás, até hoje, foi a única novela mexicana que foi capa da Veja!
O primeiro disco da trilha sonora brasileira tem música de Luan e Vanessa, Trem da Alegria, Patricia Marx, Mariane, e grupo Super Feliz que cantava o tema de abertura, além de outros cantores. O segundo disco é de cantigas de roda interpretadas pela dubladora da Professora Helena no Brasil, Marlene Costa. E em 1995, na reprise da novela, teve a terceira trilha que tem algumas músicas do primeiro e outras do segundo disco.
2. No dia 19 de agosto de 1991 estreou no SBT o programa Festolândia com Eliana. Foi a sua estreia como apresentadora. Antes disso ela era integrante do grupo Banana Split, e numa das vezes que o quarteto foi participar do programa Qual é a Música e Sílvio Santos a convidou para fazer um teste. E disse mais, que ela deveria investir na TV porque o grupo não ia durar.
Eliana gravou o piloto no cenário que era gravado o programa da Mariane, além dela a Cristina Rocha também gravou, mas a mocinha dos dedinhos é que foi a escolhida. Festolândia estreou numa segunda feira, às 09h da manhã e durava uma hora e meia.
Festolândia ocupou o lugar do programa da Mariane, que foi remanejado para o horário das 07h30 da manhã. O cenário era uma vila medieval, tinha um castelo, uma mina, um poço onde vivia um gênio, além de fadas e duendes. E passava os desenhos do Pica-pau, Ursinho Puff, Cavalo de Fogo, entre outros.
No entanto, o IBOPE caiu. A Mariane chegava a encostar na audiência do Xou da Xuxa, e até passou algumas vezes, mas acho que a mudança foi um castigo por ela ter cortado o cabelo sem permissão.
Festolândia foi parar nos domingos pela manhã, mas sem resultado virou apenas uma sessão de desenhos, porque segundo Silvio Santos, a produção era muito cara para não dar retorno. Ainda assim, foi cancelado. O último programa foi ao ar em 16 de novembro de 1991 e Eliana passou a apresentar a Sessão Desenho.
3. No dia 9 de setembro estreou Glub Glub, na TV Cultura. Tratava-se de dois peixes chamados Glub, um macho e uma fêmea, que viviam no fundo do mar e falavam sobre temas ecológicos entre um desenho e outro.
Esses desenhos eram mais alternativos e de origem de países como Alemanha, República Tcheca, Inglaterra, França e Bélgica, produzidos através das mais diferentes técnicas, incluindo stop motion, bonecos live action (com atores fantasiados), entre outras.
O programa seguiu até 1995, quando foi reformulado e passou a ser exibido em horário nobre com novos desenhos. Depois voltou ao seu horário normal e se estendeu até 24 de setembro de 1999. Em 1 de setembro de 2006, voltou a ser exibido e ganhou uma nova temporada com 26 episódios.
4. No dia 19 de agosto estreou a minissérie O Guarani, na Rede Manchete. Livremente inspirada no romance homônimo de José de Alencar, foi escrita por Walcyr Carrasco, dirigida por Marcos Schechtman, e tem como protagonista a Angélica, que na época apresentava o Clube da Criança.
A história gira em torno da relação platônica de Cecilia, vivida por Angélica, com o índio Peri, vivido por Leonardo Brício, e contava com a atuação de outros atores, como Luigi Baricelli, Leila Lopes, Nani Venâncio e Monique Evans que também fazia papel de índia.
A série durou 35 capítulos, contava com índios de autênticos no elenco, e chegou a dar 13 pontos de audiência. O último capítulo foi ao ar no dia 28 de setembro.
5. E para finalizar voltamos à TV Cultura. No dia 6 de outubro estreou Mundo da Lua, criado por Flávio de Souza e protagonizado por Luciano Amaral, que ficou bem conhecido no papel de Pedro do Castelo Rá Tim Bum.
O programa era exibido originalmente aos domingos e totalizou 52 episódios. Ainda em 1991, passou a ser transmitido também durante a semana, reprisando os episódios. E passou também na Rede Globo em janeiro de 1993, durante as férias, nas manhãs, antes das reprises do Xou da Xuxa.
No seriado, Lucas Silva e Silva, que havia ganhado um gravador de seu avô ao completar dez anos, grava histórias de como gostaria que as coisas fossem. Daí o nome da série, uma pessoa que foge muito da realidade, é aquela que vive no mundo da Lua.
Além de Luciano Amaral, passaram pela série grandes atores, como Antônio Fagundes, Gianfrancesco Guarnieri, Lucinha Lins, Edson Celulari, Marisa Orth e Caio Blat, entre outros. O último episódio foi ao ar no dia 27 de setembro de 1992.
A casa que foi o palco das gravações, que foi o lugar emblemático da abertura, ainda existe e localiza-se entre os bairros de Pinheiros (distrito de São Paulo) e Vila Madalena, em São Paulo.
Em 2020, a empresa Danone, por meio de sua marca Danoninho, lançou um episódio inédito de Mundo da Lua também protagonizado por Luciano Amaral, que contou com a ajuda de inteligência artificial para ter sua voz de criança recriada.
Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.
0 comments:
Postar um comentário