Para falar de Loco Mía é necessário falar também de Ibiza, uma das ilhas baleares de Espanha que se localizam no mar Mediterrâneo. Ibiza é muito conhecida pela vida noturna no período de verão que, aliás, já foi classificada como a melhor do mundo pela CNN. Pois, para quem gosta de festa, lá é o paraíso, e foi em uma discoteca de Ibiza que nasceu o grupo Loco Mía.
Inicialmente, desde 1984, era formado por um grupo de jovens que atuavam na famosa discoteca KU para animar o público, eram aproximadamente 15 que, apesar de dançar de maneira caótica, ficaram famosos pela forma que se vestiam e pelo uso de leques. Na verdade, vestir-se de forma extravagante era a ordem dos anos de 1980, e muitos artistas utilizavam leques, mas nesse caso, os rapazes formavam quase uma seita liderada por Xavier Font.
Ele decidiu formar uma tribo urbana com roupas, sapatos e adereços exclusivos, e chamava os membros do grupo de dragões. A trupe ganhou notoriedade e aqueles jovens passaram a ganhar a vida em noitadas de músicas eletrônicas, drogas, sexo e tudo mais que se possa imaginar.
O nome do grupo surgiu da dificuldade de um dos namorados de Xavier Font em pronunciar o espanhol. O rapaz era holandês, participava da criação dos figurinos e ao ser questionado o porque de usarem leques tão grandes, disse que era uma loucura sua, locura mia, mas não dominava o espanhol e dizia que era una loco mia. Como soava gracioso, pegou, e resolveram adotar essa expressão como nome do conjunto.
Xavier também abriu um salão de cabelos, um bar e uma loja onde disponibilizava os produtos do grupo. Mas o Locomia não era o único grupo a se apresentar nas boates de Ibiza, era o mais famoso. E em uma das noites que dançavam na discoteca, atearam fogo na casa onde os integrantes moravam, todos viviam juntos e perderam tudo o que tinham, o que fez com que ficassem ainda mais populares.
Quando Freedy Mercury comemorou seus 41 anos em Ibiza, conheceu o Locomia e gostou do estilo dos rapazes. Ele foi pessoalmente até o salão e foi presenteado com um par de sapatos, além de ter comprado duas jaquetas na loja do grupo. Os sapatos ele usou no clipe da música I'm Going Slightly Mad.
Quando o produtor musical Jose Luis Gil os conheceu percebeu que eles poderiam fazer sucesso no mercado musical também, e assim, depois de algumas propostas, selecionou quatro deles para montar um grupo musical.
Em 1989, o quarteto formado pelos mais altos e bonitos dos dançarinos de Ibiza foram levados a Madrid e colocados a prova. Xavier Font e seu irmão Luis Font, Manolo Arjona e Carlos Armas. Xavier disse que não era um dos mais bonitos, mas foi escolhido porque era o criador do grupo.
Eles passaram a fazer aulas de dança e fotos para divulgação do grupo, no entanto, Luis Font resolveu sair do projeto e Juan Antonio Fuentes foi o escolhido por Jose luis para ocupar o seu lugar.
Eles se tornaram o grupo espanhol de maior reconhecimento mundial e apenas com os dois primeiros álbuns, intitulados Taiyo e Loco Vox, conseguiram vender 2,5 milhões de cópias, mesmo sem saber cantar.
Isso era comum até a década de 1980, aliás, até a década de 1990 existiam vários grupos musicais em que os vocalistas não cantavam, eles apenas dublavam a música que tinha a voz de outro artista. Foi assim com Corona, Modern Talking, entre outros.
No caso de Loco Mía, os rapazes foram escolhidos pela beleza e nem um tinha técnica vocal e sequer eram capazes de cantar, então foi o produtor do grupo, o Jose Luis Gil, que fez a voz principal em todas as canções. Ele gravou com a intenção de fazer voz guia para os rapazes, mas como não deu certo, então contratou alguns cantores desconhecidos, o Pedro Vidal, o Cristóbal Sansano e o Benjamin Barrington para gravar também. Além de padronizar a coreografia dos dançarinos.
Benjamin Barrington fez parte do backing vocal do quarteto, mas chegou a se lançar em carreira solo.
Outra pessoa que teve uma grande influência na formação do grupo foi Lurdes Iríbar, ela ficou responsável por desenhar as roupas e também colocava voz nas canções, é considerada a quinta integrante do Locomia, apesar de não ter seu nome creditado no álbum, nem mesmo como desenhista.
Desde o primeiro contrato, cantar não era a maior preocupaçao da gravadora, eles lançaram disco pela EMI, e como o que os produtores queriam era alcançar o maior número de pessoas, em especial jovens adolescentes, colocaram como uma das exigências do contrato era que os quatro integrantes não podiam revelar as suas sexualidades, apesar de todos serem nitidamente homossexuais. A propósito, Ibiza é muito conhecida e frequentada por muitos artistas e famosos, e famosíssima pelas boates gays.
No auge do sucesso, Xavier Font deixou de se apresentar nos palcos envolto por polêmicas e contradições. Ele anunciou sua saída com a desculpa de que passaria a se dedicar com a imagem do Locomia, no entanto, a sua saída foi arquitetada para melhorar o rendimento do grupo e Francesc Picas ocupou o seu lugar. Depois dele, Juan Antonio também resolveu deixar o grupo e Santos Blanco foi admitido.
O primeiro álbum foi lançado em 1989, e os quatro integrantes, apesar de terem ficado conhecidos em vários países o que lhes garantia uma agenda cheia de shows e apresentações em TV, conseguiram se dedicar ao canto e, ainda que precisaram contar com voz de apoio e ajuda de Benjamim Barrington, foram capazes de gravar as canções para o segundo álbum com suas próprias vozes e até fazer concertos ao vivo.
O segundo álbum tinha todos os elementos para fazer sucesso. Os produtores optaram por produzir canções no estilo que estava em alta nas baladas, o techno, porém com um passo a frente ditando tendência para os outros artistas que acabaram seguindo a mesma linha. Eles abdicaram dos leques e também gravaram músicas românticas como todas as boys bands da época.
O Loco Mia poderia seguir com sua trajetória de sucesso, mas depois do segundo disco, Xavier Font, o criador do grupo que deixou os palcos para se dedicar a imagem do quarteto, ao se dar conta que tinha perdido o controle de tudo, semeou a discórdia. Ele disse aos rapazes que o empresário José Luis estava roubando o grupo e os convenceu a abandonar o empresário para juntarem-se a ele.
Xavier Font conseguiu retomar o poder ao persuadir os integrantes da boy band a abandonarem o empresário para lutarem com ele pelo direito ao nome do Locomia. Mas como Jose Luis era o dono das canções e tinha em contrato o direito de usar a marca por cinco anos e ainda lhe restava cumprir o acordo com a gravadora de promover uma turnê pelo México e lançar o terceiro disco, iniciou uma guerra nos tribunais.
Para cumprir o contrato com a gravadora, Jose Luis selecionou outros rapazes para montar uma nova formação. Luiz Font foi chamado para atuar com Antonio Albella, Pablo Robledo e Frank Romero que gravaram o álbum Party Time e voltaram a usar os leques que tinham sido deixados de lado com o segundo álbum do grupo, eles se mantiveram ativos até 1997.
Mas, em 1993, durante seis meses, aproximadamente, houve dois grupos Locomia. Um formado pelos primeiros membros e liderados pelo criador do grupo, o Xavier Font, e o outro com os novos integrantes selecionados por Jose Luis que acabaram levando a melhor, pois para os dissidentes se livrarem da multa de rescisão do contrato, tiveram que admitir formalmente que estavam equivocados em relação as acusações feitas a Jose Luis e abdicar o direito de usar qualquer referência ao Locomia enquanto o empresário tivesse direito ao uso da marca.
Em 1999, Xavier Font conseguiu contatar Francesc Picas, Santos Blanco, Carlos Armas e Manolo Arjona para recuperar o grupo e gravaram uma música intitulada Samba Pasión em três versões diferentes. No entanto, Santos Blanco deixou o grupo cedendo o lugar a Juan Antonio Fuentes. Eles fizeram uma apresentação relâmpago na Argentina, no programa de Susana Giménez, enquanto procuravam patrocinadores, mas acabou ficando por isso mesmo.
Apenas Manolo Arjona decidiu seguir tentanto, e em 2000, realizou um casting para escolher três novos integrantes. Os eleitos foram Jaen Alonso, Manu Espinosa e Omar Marrugat. Eles se estabeleceram no México e gravaram o CD intitulado Corazón e participaram da Eurocanción realizada pela TVE, na Espanha, que é a seleção para representar o país no Eurovision, uma competição musical anual entre os países da Europa, mas...
Entre os 20 concorrentes, só conseguiram alcançar o 17º lugar, com apenas 4 pontos. Após uma série de turnês pelo México e antes de iniciar uma nova no Peru, o grupo se desfez outra vez.
Novamente, em 2007, Xavier Font e Manuel Arjona retomaram o projeto de revitalização do conceito Loco Mía. Desta vez, em conjunto com a gravadora BMG, lançaram um DVD com seus sucessos mais populares e vídeos de suas apresentações. Da mesma forma, selecionaram 12 integrantes em diferentes castings realizados na Espanha e nos Estados Unidos, os Loco Mía Performers com a ideia era retomar o esquema tradicional do grupo, fazendo apresentações em diversos eventos.
Após 20 anos de lançamento do primeiro single Loco Mía e após alguns contratempos ocorridos no início do ano, em abril Xavier Font, Dominique Bahillo, Carlos Armas e Manuel Arjona se apresentaram na televisão espanhola no programa Los Mejores Años.
Em 2011, com possibilidades de explorar a marca na América Latina, Xavier Font e Manolo Arjona realizaram um casting para uma nova formação e contrataram Ricky Arenas, Ferry Frías e Félix Montás para atuarem com Manolo. Eles lançaram um álbum em 2013 com algumas músicas inéditas e outras versões atualizadas dos seus clássicos antigos.
Em 2015, Ferry Frías e Manolo Arjona deixaram o grupo por questões pessoais, sendo substituídos por Alfon Pedrazuela e Eden Cañadas. Essa nova formação passou a ser a imagem da Sprint Corporation, estrelando comerciais de televisão a partir de 2017, quando saíram em turnê pela Espanha e a América Latina em comemoração do 30º aniversário do grupo.
Em 17 de maio estreou nos cinemas da Espanha o filme Disco Ibiza Locomia, uma obra de ficção contando a história do grupo.
A canção Gorbachov é uma homenagem ao então presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev.
O grupo foi proibido de se apresentar em algumas cidades da América Latina devido a homossexualidade dos integrantes.
Após sair do grupo, Xavier Font se tornou estilista e abriu uma loja e uma sex shop em Barcelona. Em 1997, ele raspou todo o cabelo e tatuou o nome do grupo no couro cabeludo.
Juan Antonio Fuentes gravou um álbum solo, mas nunca o lançou porque as gravadoras achavam que o seu novo estilo não faria sucesso já que era distinto da imagem que tinha do Locomia. Depois estudou atuação, mas passou a trabalhar como comissário de bordo, ou aeromoço. Mais tarde assumiu o cargo de gerente em um restaurante de um importante hotel de Barcelona e finalmente abriu o seu próprio negócio.
Manuel Arjona passou a se apresentar em discotecas de toda Espanha como bailarino. Em 2007, criou o grupo LocoMia Performers com 12 integrantes que dançavam e dublavam as canções do grupo original.
Frances Picas se lançou em carreira solo, mas não obteve sucesso e então se dedicou aos estudos de psicologia, escreveu vários livros de prosa e poesias e lançou sua marca de moda. Ele faleceu em 2023, aos 53 anos.
Carlos Armas se lançou em dupla com Javier Pastrana no projeto Vatikano, mas não obteve sucesso. Mais tarde passou a trabalhar em uma loja e depois em um restaurante de sua família, em Tenerife.
Santos Blanco trabalhou durante um tempo como bailarino da Televisión Española, converteu-se em religioso, e trabalhou em abrigos de apoio para sem-teto até sua morte por embolia pulmonar em junho de 2018, aos 46 anos. No mesmo ano também faleceu Frank Romero, da formação de 1993, aos 47 anos.
Jose Luis, o empresário, foi acusado em 2008 por ser o autor intelectual de um atentado contra Estéfano da dupla Donato e Estéfano devido a uma batalha por direitos autorais. Ao final, ambos chegaram a um acordo.
Manolo Arjona é o único que seguiu trabalhando como um LocoMia nos finais de semana na discoteca Bikini, em Ibiza.
Em 2024, com dificuldades financeiras e sem nenhuma possibilidade de se aproximar de seu irmão, Luis Font passou a se apresentar nos metrôs de Madrid para juntar dinheiro.
Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.
0 comments:
Postar um comentário