A novela vertical é um formato de dramaturgia que se distingue das telenovelas tradicionais pelo tempo que duram os episódios, o número de capítulos, a agilidade das tramas, o elenco enxuto, e a posição da tela que justifica o nome desse formato. As histórias são disponibilizadas em plataformas para serem assistidas pelo celular.
Esse formato chegou no Brasil por meio de empresas chinesas, como a ReelShort, que adaptou conteúdos internacionais para narrativas brasileiras. A primeira de maior sucesso foi A Vida Secreta do Meu Marido Bilionário, que chegou a 250 milhões de visualizações em menos de um mês de lançamento.
O SBT já aderiu ao formato, agora a Globo também anunciou sua entrada nesse mercado e Pedro Bial e Fernando Meirelles farão parte do conselho criativo de uma plataforma brasileira para transmitir esse tipo de conteúdo, a Tele Tele que reunirá histórias em formatos que se assemelham aos dramas curtos já disponíveis no TikTok.
O projeto foi criado pelo escritor Chico Mattoso, o publicitário Gustavo Mayrink, os diretores Thiago Teitelroit e Camila Guerreiro e o escritor e roteirista Antonio Prata. Segundo a coluna Play, do jornal O Globo, a estreia da nova plataforma de streaming acontecerá em 2026 e já existe uma trama escrita para dar o pontapé inicial. O elenco ainda está em processo de escalação, mas a Globo já anunciou o lançamento de Tudo por Uma Segunda Chance, que tem Jade Picon em um dos papéis centrais do micro drama, como prefere chamar.
Bom, eu não sou um experto nesse assunto porque eu só vi um episódio de uma novela que eu nem sei qual era e só vi porque apareceu na minha tela como publicidade e eu deixei rolar. Como tudo é muito intenso e acontece tudo muito rápido, fiquei preso naquele vídeo. Não tinha cara de novela brasileira, estava mais dentro do padrão mexicano. A Globo quer ter uma linguagem própria.
Em relação as telenovelas, não sei como está hoje, mas já foi a preferida pelo mercado internacional, pelo menos muito elogiada pela maneira de produzir os dramas. E pelo que anunciou, pretende integrar nesse novo formato as mesmas narrativas que usa na TV aberta. Vamos ver como será.
LOTV News
O ator Wagner Moura foi condecorado no Festival de Cinema de Zurique, na Suíça, com o prêmio Golden Eye Award, em reconhecimento ao seu trabalho no filme O Agente Secreto e à sua trajetória artística. Segundo a organização do evento, ele se tornou o primeiro ator sul-americano a receber essa honraria.
O prêmio foi concedio pela carreira e performance extraordinária de Wagner Moura no filme O Agente Secreto de Kleber Mendonça Filho, que representará o Brasil na próxima edição do Óscar. Em sua fala durante o evento, ele afirmou que o prêmio ultrapassa sua figura individual, simbolizando a América Latina. Ele e disse que entende que não se trata apenas dele e do que faz, mas do cinema sul-americano e isso o deixa muito orgulhoso.
Aconteceu
A TV Gazeta de Alagoas, emissora pertencente à Organização Arnon de Mello e ligada ao ex-presidente Fernando Collor de Mello deve ser processada pela Netflix por exibir no domingo dia 28 de setembro, o filme Bird Box sem autorização.
A decisão teria sido tomada às pressas, após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar, no sábado dia 27, o fim do contrato de retransmissão da TV Globo com a TV Gazeta, encerrando uma parceria que durava quase cinco décadas.
Série documental sobre Chico Anysio, Um Homem a Procura de um Personagem, que chegou ao Globoplay no dia 25 de setembro, revela no quinto episódio que o personagem Painho foi inspirado em Sandra Gadelha, ex-mulher de Gilberto Gil e mãe da saudosa cantora e empresária Preta Gil.
A série fala a respeito das inspirações dos mais de 200 personagens que o humorista criou ao longo da carreira e quem conta a história sobre Painho é a atriz e cantora Regina Chaves, uma das seis ex-esposas de Chico Anysio.
Na quinta dia dois de outubro o complexo de Estúdios Globo, inicialmente chamado de PROJAC, completou 30 anos e celebrou a data com uma homenagem a 15 grandes nomes da história da emissora. Foi inaugurado a Calçada da Fama, um espaço a dedicado a prestigiar os talentos que marcaram a trajetória da emissora.
Para marcar a estreia, os primeiros homenageados foram Fernanda Montenegro, Tony Ramos, Antonio Pitanga, Lima Duarte, Walcyr Carrasco, Renato Aragão, Neusa Borges, Dennis Carvalho, Laura Cardoso, Betty Faria, Ary Fontoura, Mauro Mendonça, Rosamaria Muritinho, Nathália Timberg e Serginho Groisman.
O cantor Milton Nascimento recebeu o diagnóstico de Demência por Corpos de Lewy (DCL), a terceira forma mais comum de demência. A informação foi confirmada por seu filho e empresário, Augusto Nascimento, em entrevista à revista Piauí. Segundo ele, o cantor começou a apresentar mudanças no comportamento logo após momentos de grande celebração em sua carreira.
Os dois, com consentimento médico, embarcaram em uma jornada de 16 dias em motorhome pelos Estados Unidos. O diagnóstico definitivo chegou semanas depois da viagem. A DCL gera degeneração e morte de células nervosas cerebrais apresenta sintomas semelhantes ao Alzheimer e ao Parkinson.
Além das Nuvens
A atriz Berta Loran partiu para outros planos na noite do domingo dia 28 de setembro em um hospital particular em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Nascida em Varsóvia, na Polônia, ela se mudou para o Brasil com 9 anos e se consagrou em programas de humor na TV Globo. Berta tinha 99 anos e uma carreira de mais de 70 anos.
Passou Nesse Mês
No dia 10 de outubro de 1980, a TV Globo apresentou o especial Vinicius para Crianças - Arca de Noé. Com direção de Evaldo Rui e direção-geral de Augusto César Vannucci, foi baseado no álbum A Arca de Noé de Vinicius de Moraes feito pouco antes de sua morte. O musical apresentou diferentes quadros com os artistas convidados interprentando as canções, todas de autoria de Vinicius de Moraes. Não havia script, apenas um roteiro de orientação, e a menina Aretha foi a apresentadora.
Gravado nos estúdios do Teatro Fênix com cenário de Federico Padilha, a produção utilizou efeito de chroma key também, que era o melhor e o mais acessível dos efeitos especiais que se tinha a disposição na época. Olimpio Borges ficou responsável pelo figurino, Elifas Andreato pela arte, e Stil pela animação.
O especial ainda contou com o balé da TV Globo, com coreografia de Juan Carlo Berardi. Esse foi o primeiro programa da TV brasileira a ganhar um prêmio Emmy. No dia 24 de novembro de 1981 o especial competiu com 110 programas inscritos, oriundos de 22 países, e venceu na categoria Popular Arts.
E não foi só, ganhou o Prêmio Ondas da Sociedade Española de Radiodifusión e o Prêmio Iris Award da Associação de Produtores de Programas de Televisão dos Estados Unidos.
0 comments:
Postar um comentário