O embrião do Domingo Legal


O Gugu foi a estrela mor do SBT, depois do Silvio Santos, é claro, e assim como o Homem do Baú, ou Patrão, como Silvio era chamado, ele apresentou vários programas na emissora.

Até 1988, Gugu liderava a audiência nas noites de sábado e, por isso, foi levado para a Globo, onde nem chegou a estrear porque Silvio foi em seu resgate. De volta ao SBT, retomou seu programa nas noites de sábado e passamos a vê-lo também ao longo do domingo, que antes era só do Silvio Santos. Gugu apresentou vários programas que antes eram do Silvio, como Cidade Contra Cidade, Passa ou Repassa. Sim, Silvio Santos chegou a apresentar o Passa ou Repassa. E, é claro, Gugu teve programas feitos especialmente para ele também, e foram vários. Um deles, pouco falado, foi o Big Domingo.


O programa Big Domingo estreou no dia 5 de maio de 1991, ocupando o lugar que era do programa Corrida Maluca. Inicialmente ia ao ar às 16h e ficava até às 18h. Mas o SBT, sendo o SBT, obviamente mudou o programa de horário algumas vezes, no entanto, a duração do Big Domingo se manteve com duas horas de atração.

Alguns dizem que o programa foi o precursor do Domingo Legal, mas se compararmos com o Viva a Noite, tinha bastante similaridade, aliás, o Domingo Legal foi o Viva a Noite com outro cenário. Com o tempo foi adquirindo uma identidade própria, mas nasceu como uma cópia. O Big Domingo estava entre os dois, era uma tentativa do Gugu transferir para as tardes o que ele já sabia fazer bem nos sábados a noite.

O Big Domingo tinha muitas mascotes, uns bonecos gigantes, mas em vez de ficarem no palco, como era no Viva a Noite, eles ficavam no meio da plateia. Essas mascotes não precisavam significar nada ou ter algum tipo de relação com o nome, ou com o conceito do programa. Estavam lá fazendo volume e enchendo a tela de cores.

O cenário, assim como o Viva a Noite, era bem minimalista, porém, mais pobre. Contava com uma arquibancada branca com luzes, com uma parede azul no fundo, sem nada, porque a usavam para utilizar o efeito de chroma key, inserindo outras imagens em algumas ocasiões, o que dava um efeito legal no vídeo.


O programa costumava receber convidados, passava por lá alguns famosos, e artistas não reconhecidos na TV também. Uma das participações mais polêmicas foi a da Dercy Gonçalves que estava mal-humorada porque a gravação demorou muito e ela teve que esperar bastante tempo para entrar no palco e não fez nenhum esforço para ser simpática. Detalhe, com crianças.

A Dercy sempre foi muito polêmica por não ter freio na língua, ela não tinha filtro nenhum, e foi participar em um quadro em que um grupo de crianças faziam perguntas para o convidado. Ela já chegou reclamando que as crianças estavam sentadas e ela tinha que ficar de pé. Uma das crianças era o ator Wagner Santisteban que levou pelo menos umas duas chapuletadas da Dercy.

Uma porque ela não entendeu o que ele falou e disse que ele tinha que melhorar a dicção. E outra porque lhe passaram a informação errada sobre a pergunta que ele deveria fazer. E ainda disse que ele poderia morrer antes dela.

Além dos artistas, Gugu também mostrava vídeos engraçados. Aquilo de levar no programa as pessoas que viralizaram na internet, que era um dos quadros do programa da Eliana, o Gugu já fazia no Big Domingo. E expunha artistas também. Não sei se o quadro foi para frente, mas na estreia, ele mostrou a Flor sendo acordada.

E, obviamente, como todo bom programa do Gugu, não podia faltar gente sem roupa. Nisso ele sempre foi muito criativo para inventar os mais diferentes desafios para mostrar corpos despidos em suas atrações. No Big Domingo tinha uma prova em que as pessoas tinham que se vestir dentro de uma piscina, depois de tirar a roupa no palco e joga-la na água e ganhavam de acordo com o tempo que restava do cronomêtro.


Tinha o concurso do Homem Mais Bonito do Brasil, ou seja, mais gente sem roupa desfilando pelo palco. Tinha moças que passavam o programa todo se ensaboando, uns caras colando pelos nos corpos de umas modelos, enquanto outros tomavam sopa. Bizarro? Sim!

E o que dizer do dia em que o Gugu recebeu umas pessoas para falarem de tatuagem e começou a perguntar se o modelo tinha a genitália tatuada também. Aí um dos rapazes que estava no palco mostra uma revista com fotos de uma genitália tatuada e o Gugu mostra para a câmera. Ao vivo, em um domingo a tarde. Esses eram os anos 90.

O Big Domingo parecia um programa sem pé nem cabeça, era um amontoado de coisas. Entre corpos desnudos, crianças entrevistando artistas, e artistas desconhecidos no palco, tinha um vídeo de um carro voando, através de uma rampa, por dentro de um ônibus carregado de explosivos, o que lembrava bastante o quadro Parece Mentira Mas Não É, do Viva a Noite.

Talvez a ideia fosse concentrar em um programa coisas que o Gugu já tinha feito em outros e por isso se chama Big Domingo. Apesar que alguns programas posteriores parecem ter saído do Big Domingo. É o caso do Domingo Legal que muita gente acha que o Big Domingo foi o seu embrião, e teve também o Programa de Vídeos que reproduzia algumas coisas que eram apresentadas no Big Domingo.

0 comments: