O filme Chatô - O Rei do Brasil conta a história do jornalista e político Assis Chateaubriand, dono de um grande conglomerado de comunicação que tinha rádios, jornais e revistas, instrumentos que lhe davam muito poder, o que lhe permitiu construir um império.
Em 1947, Assis Chateaubriand foi aos Estados Unidos para encomendar os equipamentos da sua emissora que foram entregues com atrasos, após o prazo acordado entre o empresário e a RCA. Em janeiro de 1949, o engenheiro das rádios associadas Mário Alderighi e seu assistente Jorge Edo viajaram aos EUA e estiveram em Nova York e Burbank para acompanhar o funcionamento da NBC, como um curso sobre operações de televisão, enquanto engenheiros da RCA desembarcaram no Brasil, em fevereiro, para planejar a montagem da emissora em São Paulo.
O investimento foi de cinco milhões de dólares, custeado por anunciantes e empresários, que aceitaram arcar com as despesas da montagem da TV em troca de contratos de publicidade. Os técnicos estados-unidenses tentaram convencer Assis Chateaubriand para que a televisão no Brasil fosse instalada com transmissões via cabo, dado as dificuldades de propagação das ondas no Rio de Janeiro. Como ele insistiu que a televisão funcionasse via transmissão direta, a cidade escolhida foi São Paulo.
O desembarque dos primeiros equipamentos da TV Tupi no porto de Santos, em 1950, foi tratado como um evento histórico e simbólico. Os aparelhos trazidos dos Estados Unidos chegaram a bordo de um navio da RCA e foram recebidos com pompa e cobertura da imprensa.
Vários artistas estavam presente e acompanharam o desfile dos equipamentos até a sede escolhida como emissora. Dentre eles, estava Hebe Camargo, que até então era uma jovem cantora e foi a escolhida para cantar o hino de inauguração da TV Tupi.
Além dela, estava a cantora e atriz Lolita Rodrigues, o locutor e apresentador Homero Silva, o diretor e ator Walter Forster, e o roteirista e diretor Moysés Weltman. Esse momento marcou o nascimento da TV brasileira, ainda antes da primeira transmissão oficial, que ocorreria alguns meses depois, em 18 de setembro de 1950.
A TV Tupi foi instalada no edifício número 1.070, na Rua da Consolação, em São Paulo. O sinal da transmissão ia ao ar pelo canal três. A cerimônia de inauguração começou às 17h com uma mensagem do próprio Assis Chateaubriand, transmitida ao vivo. Ele falou sobre a importância da televisão como meio de educação e cultura para o país. Logo após, foi ao ar o primeiro programa oficial da TV brasileira, chamado TV na Taba, que fazia referência aos indígenas tupis. Daí o nome da emissora.
A programação inaugural também contou com apresentações musicais, discursos oficiais, exibição de esquetes teatrais ao vivo, e a participação de artistas do rádio e do teatro. Tudo era transmitido ao vivo porque não existia videotape na época, logo, não existe nem um registro desse dia. Mas sabemos de algumas coisas que aconteceram.
A Hebe Camargo não apareceu para cantar o hino da televisão, coube a Lolita Rodrigues assumir a responsabilidade. Hebe disse que inventou um mal-estar na época, mas o fato é que o hino era horrível e ela não queria compactuar com aquilo. Sabemos também que o padre que foi dar a bênção na inauguração das transmissões queimou uma das câmeras com água benta. E já eram poucas, apenas três.
Assis Chateaubriand conseguiu outras emissoras de TV, em outros estados, mas cada uma tinha a sua própria programação. Somente em 1956, com o surgimento do videotape, é que se começou a organizar o sistema de rede. As fitas dos programas gravados eram levadas de uma emissora a outra. A partir dos últimos anos da década de 1950 é que as emissoras começaram a fazer uso do sistema de mircro-ondas transmitindo de um estado a outro.
A primeira transmissão ao vivo aconteceu no dia 21 de abril de 1960, durante a inauguração de Brasilia. Naquela época ainda não existia satélite, mas a Tupi estava muito disposta a fazer a transmissão, então, a criatividade respondeu ao desafio. Três aviões foram escalados para que ficassem voando em círculos, dois eram da FAB (Força Aérea Brasileira), e um da VASP.
As aeronaves estavam distribuídas uniformemente na rota entre Brasília e São Paulo, assim, as ondas de transmissão chegavam até um avião e retransmitia a outro, e desse modo a antena principal da TV Tupi em São Paulo, recebia o sinal e retransmitia para a região de alcance.
O formato de Rede, com transmissão em cadeia, começou em 1972. Na época, houve várias divergências a respeito de qual canal seria a cabeça da rede, se o canal 4 paulistano ou o canal 6 carioca. Uma das possibilidades era que ambas dividissem as responsabilidades, a primeira proposta era que a estação carioca comandasse as emissoras do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, enquanto que a emissora de São Paulo controlasse os canais do Sul e Sudeste.
A segunda proposta era que a Tupi paulista ficasse responsável pela produção de telenovelas, e a Tupi do Rio se encarregasse dos shows e programas de auditório. Mas nem uma das ideias vingaram e gerou uma rixa entre as diretorias das duas estações que acabaram prejudicando a Tupi.
A logo marca da Tupi mudou algumas vezes, em 1950 era um indígena com uma expressão sisuda que segurava um arco. No ano seguinte, foi substituido pela figura de um indígena tupiniquim utilizando um par de antenas como cocar. Esse foi o primeiro mascote da televisão brasileira.
A partir de 1972, com o início das transmissões de televisão em cores no Brasil, a logo eram três círculos com as cores primárias entrelaçadas por duas linhas formando uma onda senoidal, em alusão ao movimento dos sinais eletromagnéticos de televisão. A logo foi resultado de um concurso, no qual o desenhista vencedor teria ganhado uma viagem a Paris patrocinada pela Air France para visitar as principais escolas de desenho industrial da França.
Segundo Elmo Francfort e Maurício Viel para o livro TV Tupi: do Tamanho do Brasil, o desenhista seria Renato Lage, posteriormente conhecido pela produção de carros alegóricos nos desfiles do Carnaval do Rio de Janeiro.
Em 1976 a TV Tupi de São Paulo lançou como novo símbolo um cata-vento verde cujo ponto central representava a geração de conteúdo para as emissoras da rede. Houve, no entanto, muita rejeição e a marca anterior voltou a ser utilizada no ano seguinte.
Além de construir a base da televisão no Braisl e ditar o modelo dos programas jornalisticos, humorísticos e de auditório, a TV Tupi produziu diversos folhletins que se tornaram clássicos e foram refeitos, alguns pela própria emissora, e outros pelas emissoras atuais do nosso país. São telenovelas como: Pollyana, lançada em 1956. Pollyana Moça, em 1958. Mulheres de areia, em 1973. A Viagem, em 1975. E, Éramos Seis.
Nesse caso, a primeira versão da Tupi, de 1967, já era um remake de Éramos Seis da Record, de 1958. Mas que refeita em 1977.
Ao longo dos anos, com a abertura de outras emissoras, e com a má administração de Assis Chateaubriand que praticamente saqueava os cofres da emissora para seus projetos megalomaníacos, a Tupi ficou sem investimentos e perdeu a qualidade. Chegou a ficar em quinto lugar na audiência, atrás da TV Globo, TV Rio, TV Excelsior e TV Continental.
Como consequência da queda de audiência, a publicidade também migrou para outras emissoras, e assim o caixa se esvaziava cada vez mais. Os salários dos funcionários atrasavam, e nem a Previdência Social era paga. Em outubro de 1977, com três meses de salários atrasados, os funcionários fizeram a primeira greve.
Em 2 de maio de 1980, devido a uma nova paralisação dos funcionários da TV Tupi de São Paulo que receberam cheques sem fundo para pagamento dos seus salários atrasados, a emissora parou de gerar programação e passou a retransmitir integralmente o que era gerado pela TV Tupi Rio de Janeiro. Dois meses depois, em 14 de julho, a estação foi retirada do ar pela decisão da diretoria.
No dia 16 de julho, a Tupi teve 7 de suas 10 concessões declaradas não-renovável, pelo Governo Federal. No dia 17, os funcionários da Tupi do Rio iniciaram uma vigília que durou 18 horas, comandada pelo apresentador Jorge Perlingeiro, com o objetivo de impedir que o canal fosse fechado. Várias personalidades, como o cantor Agnaldo Timóteo e o humorista Costinha, deram apoio aos funcionários.
Pouco antes do meio-dia de 18 de julho, quatro funcionários do Departamento Nacional de Telecomunicações chegaram ao Morro do Sumaré e se dirigiram à central de transmissão da TV Tupi Rio de Janeiro, a última da rede a permanecer no ar, para lacrar os transmissores.
Minutos antes, nos instantes finais do programa Aqui e Agora, foram exibidas imagens de uma missa do Papa João Paulo II realizada no início daquele mês no Aterro do Flamengo, simultaneamente à locução, feita pelo ator Cévio Cordeiro, de uma mensagem dirigida ao presidente Figueiredo pedindo para que a estação não fosse fechada.
Curisidades
Os ativos da emissora foram adquiridos pelo Grupo Silvio Santos, Fundador do SBT, pelo Grupo Bloch, que fundador a Rede Manchete, e pelo Grupo Abril que utilizou o prédio da emissora como sede da Abril Radiodifusão, por 23 anos, enquanto gerou o canal MTV Brasil.
Em 11 de setembro de 2024, o site Na Telinha noticiou que um grupo de empresários estaria negociando o retorno da TV Tupi, com previsão de estreia para março de 2025. A programação, inicialmente transmitida pelo YouTube, seria voltada para donas de casa acima de 50 anos, resgatando a memória afetiva da antiga emissora.
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