O Guarani - Rede Manchete

A obra televisiva de 1991, foi escrita por Walcyr Carrasco que se inspirou no romance O Guarani de José de Alencar. Contou com a direção de Marcos Schechtman, ficou no ar entre 19 de agosto a 28 de setembro e rendeu à Rede Manchete 13 pontos de audiência.

A história original foi escrita por José de Alencar em 1857, como uma novela, mas tendo os capítulos publicados no jornal impresso Diário do Rio de Janeiro entre janeiro e abril. O primeiro episódio foi liberado no 1º dia do ano e no final do mesmo o romance completo foi publicado como livro com pequenas alterações em relação ao que já era de conhecimento público.

Essa obra fez de José de Alencar um autor super reconhecido e foi republicada por diversas editoras, atualmente encontra-se em domínio público, ou seja, qualquer pessoa pode transformar o livro em novela, série, filme, obra de teatro... no que quiser sem ter que pagar direitos autorais.

Na época a Angélica era a maior estrela da Manchete e já tinha atuado em três filmes dos Trapalhões, Os Heróis Trapalhões - Uma Aventura na Selva em 1988, Os Trapalhões Na Terra Dos Monstros em 1989, e Uma Escola Atrapalhada em 1990. Na TV, como atriz, esse foi o seu primeiro papel. Na época, com 17 anos, quase completando 18, fez par romântico com Leonardo Brício que já tinha 28 anos.

Ele estreou como ator em 1984, no Teatro. Na TV a sua estreia aconteceu em 1989 com uma pequena participação na novela Tieta, depois fez a minissérie Na Rede De Intrigas na Rede Manchete e, então, O Guaraní. Ou seja, essa foi a sua terceira obra televisiva e já tinha trabalhado com Angélica no ano anterior, em 1990, no filme Uma Escola Atrapalhada.

Quanto ao Walcyr Carrasco, essa foi a sua segunda obra para a televisão. Ele ajudou no roteiro do seriado Joana que estreou em 1984 na Rede Manchete e depois teve a segunda temporada exibida no SBT em 1985, mas como um folhetim para chamar de seu, o primeiro foi a novela Cortina de Vidro que passou no SBT em 1989. Então, de uma certa forma eram todos iniciantes, do autor aos protagonistas.

Foi a estreia de Luigi Baricelli que interpretou o Dom Diogo de Mariz, e de Leila Lopes que no papel de Severina. Mas O Guarani teve nomes bem conhecidos também, a Nani Venâncio que ficou super famosa quando estrelou a vinheta de Pantanal estava presente, foi o último trabalho na televisão do ator Caíque Ferreira que faleceu em 1994 por complicações do vírus HIV, e a super famosa Monique Evans interpretou a indígena Truíra, ela já tinha atuado em outras obras da Manchete e da Globo também, mas depois disso só voltou a atuar em 2008 na série Aliece produzida pela HBO.

Vários outros atores experientes e respeitados na dramaturgia fizeram parte do elenco, além de indígenas de verdade. Esse foi um grande trunfo da Manchete.

A vinheta de abertura mostra cenas da minissérie com um efeito alaranjado tendo a música Ópera Indígena de Priscilla Ermel de fundo. Ela usou alguns acordes da ópera O Guarani de Carlos Gomes, de 1870.

A história se passa na primeira metade do século 17, quando o português D. Antônio de Mariz mantém a lideraça de sua casa-forte, às margens do Pequequer que é afluente do Rio Paraíba, sob duras ordens de disciplina. Mas acaba acolhendo também um bandos de mercenários que apenas querem explorar as riquezas da tera.

Loredano, o vilão da história, tem como plano destruir toda a família, mas Cecília conta como acompanhante o forte e corajoso Peri, que apesar de se envolver em perigos para defender a moça, ainda é visto como um animal por algumas pessoas pelo fato de não ser cristão.

Os portugueses não eram amigos dos nativos, aliás, eram tratados como alvo de uma vingança pelos indígenas depois de Diogo, filho de D. Antônio e irmão de Ceci, ter tirado a vida de uma criança da região ao confundi-la com uma onça.

Durante o ataque dos nativos aos portugueses, D. Antônio entrega Ceci aos cuidados de Peri depois de o batizá-lo e provoca uma grande explosão ao atear fogo no depósito de munições da casa tirando a vida de todos os presentes.

Peri e Ceci vivem o drama de um românce improvável, já que um deles nunca estará totalmete integrado na cultura do outro, então, a moça toma a atitude de se jogar ao rio que está subindo rapidamente devido a uma forte tempestade e o rapaz salta em seguida com o propósito de salvá-la, no entanto, sua intenção era que ambos não pudessem mais voltar à terra firme para que fossem imortalizados em meio ao habitat do jovem guerreiro.


Curiosidades


O Peri de Walcir Carrasco é da etnia Aimoré, um grupo indígena que ocupava o sul da Bahia, norte do Espírito Santo e Minas Gerais. Eram nômades e se alimentavam de carne humana.

O personagem do livro de José de Alencar é da etnia Guaitacá que vivia entre o sul do Espírito Santo e parte do Rio de Janeiro, temidos pelos portugueses, apesar de negociar com eles sem contato direto. Costumavam deixar coisas em um ambiente limpo para depois recolher o que os europeus dexavam como troca.

Tinham a pele mais clara e uma estatura maior do que os demais indígenas da região. Corriam bem e nadavam bem, então, como os portugueses que queriam ocupar a região não se viam fisicamente equiparados deixaram roupas contaminadas por varíola no ambiente de troca, a doença dizimou toda a populão já que os indígnes não tinham anticorpos.

Antonio Carlos Gomes compôs a Ópera O Guarani em 1870, quando já estava na Itália. A obra foi usada como trilha do filme O Guarani, em 1979, com o ator David Cardoso no papel de Peri e a atriz Dorothée Marie Bouvyer como Ceci. Ele ficou muito conhecido pelos vários filmes eróticos que ele protagonizou ao longo de sua carreira.

A Ópera O Guarani de Carlos Gomes também serviu de trilha para o filme O Guaraní de 1996, que contou com Márcio Garcia no papel de Peri e a atriz Tatiana Issa como Ceci.

Desde 1935, no governo de Getúlio Vargas, as rádios transmitem, obrigatoriamente um noticiário com os principais acontecimentos do país, sempre às 19h. Em 1938, a transmissão radiofônica foi nomeada de A Voz do Brasil e tem como tema de abertura a Ópera O Guarani de Carlos Gomes. 

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: