A Barbie saiu da cabecinha de Ruth Handler, que na época, quando as bonecas eram representações de bebês, ela notou que sua filha brincava com bonecas de papel fazendo de conta que eram adultas. Então, percebeu que poderia haver um nicho de mercado não explorado e deu a ideia para seu marido de produzir uma boneca com corpo adulto. Ele, o Elliot, era cofundador da empresa de brinquedos Mattel, ou seja, ambos tinham o queijo e a faca na mão, mas o empresário não ficou entusiasmado, nem os diretores da empresa.
Aí durante uma viagem à Alemanha em 1956, ela se deparou com uma boneca de brinquedo chamada Bild Lilli que tinha a figura adulta e era exatamente o que tinha em mente, então comprou três delas. Deu uma para a filha e levou as outras que serviram de modelo para a versão da Mattel.
O nome foi uma homenagem a sua filha Barbara. Assim nasceu a Barbie que estreou na American International Toy Fair em Nova York em 9 de março de 1959.
Dois anos depois, Ruth resolveu dar um namorado para a Barbie e criou o boneco Ken, homenageando o seu filho Kenneth. No Brasil a Barbie só chegou em 1982, pela Estrela, e o Ken em 1984.
O Ken tem nome, sobrenome e toda uma história. Ele se chama Kenneth Sean Carson, nasceu em 1961, natural de Wisconsin, nos Estados Unidos, e tem um irmãozinho chamado Tommy. Ken foi criado para ser a contraparte masculina da loirinha que vive num mundo cor-de-rosa e ganhou o seu pequeno universo próprio.
O boneco original da Mattel é loiro, bronzeado, tem olhos azuis e chegou às prateleiras trajando um short vermelho e uma camisa listrada, além de calçar sandálias praianas. No entanto, ao chegar no Brasil ele recebeu um nome diferente, Bob. E tinha os cabelos negros.
O fato, é que assim como a Barbie, o Ken tem inúmeras versões. Ele pode ser encontrado com etnias distintas, vários penteados e acessórios, diversas cores de cabelos, modelitos então, nem se fala. Ou seja, ele também é um ícone fashion. E atua em muitas profissões, como veterinário, salva-vidas, bombeiro e jogador de futebol... e nome foi modificado no Brasil porque nós não fazemos diferença das letras M e N no final das palavras, soa igual, então para evitar a confusão de Ken com Quem, ele virou Bob. Por pouco tempo, porque em 1987 ele passou a ser chamado de Ken como no resto do mundo.
Um detalhe curioso é que o Ken, apesar de ter sido uma homenagem ao filho da criadora, ele não é um boneco para meninos.
Para os meninos tinha o Falcón que era a Barbie masculinizada, pois assim como ela, ele tinha roupas diferentes, acessórios, carros... mas era tudo como apologia a aventura e violência. Já o Ken, sempre foi homem metrossexual, ou seja, aquele que cuida muito da aparência, da roupa... foge dos padrões heteronormativos.
Curiosidades
A boneca Lilli que serviu de modelo para a Barbie foi baseada em uma personagem popular que aparece em uma história em quadrinhos desenhada por Reinhard Beuthin para o jornal Bild. Era uma loira sensual, uma garota trabalhadora e não hesitava em usar homens para conseguir o que queria. A boneca foi vendida pela primeira vez na Alemanha em 1955, era só para adultos, mas tornou-se popular entre as crianças também.
A primeira boneca Barbie estava disponível nas versões loira e morena, ela usava um maiô listrado de zebra em preto e branco e um rabo de cavalo. Foi comercializada como uma modelo de moda adolescente. As primeiras bonecas foram fabricadas no Japão, com roupas costuradas à mão por trabalhadoras japonesas. Cerca de 350 mil bonecas foram vendidas durante o primeiro ano de produção.
Em 1992, a Mattel lançou a versão Earring Magic Ken, para alavancar as vends do boneco. Ele usava uma blusa violeta transparente com um colete roxo, calça preta, mocassim nos pés, luzes no cabelo, brinco na orelha esquerda e um colar com um pingente de argola. A ideia é que fosse um look descolado, jovial, rebelde. Mas ficou parecido com o visual das raves, na década de 1990, eram frequentadas, majoritariamente, por gays.
Além disso, algumas pessoas diziam que o colar do boneco fazia alusão a um anel peniano. Então, aquele boneco ficou conhecido como o Ken Gay, o que fez com que a companhia parasse de produzi-lo e tirasse de circulação os exemplares à venda. Isso fez com o Earring Magic Ken se tornasse um dos bonecos mais vendidos da marca e pode ser encontrado, para colecionadores, por até US$ 500.
Em 2004, uma bomba caiu sobre o universo dos bonecos mais shippados do planeta com o anúncio da separação de Barbie e Ken, após 43 anos de namoro. O romance hollywoodiano deles chegou ao fim, declarou Russell Arons, vice-presidente de marketing da Mattel. Desde então, os dois mantêm uma relação de amizade.
Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.
0 comments:
Postar um comentário