Perdidos Na Noite

No dia 3 de março de 1984, estreou um dos programas mais icônicos da TV da década de 80, estrelado por Fausto Silva, e foi frequentemente relembrado por ele ao longo dos 30 anos que esteve a frente do Domingão do Faustão na Globo, o Perdidos Na Noite. Para conhecer melhor o que foi essa atração precisamos retroceder um pouco para relembrarmos a trajetória do apresentador.

Fausto Corrêa da Silva, nasceu no dia 2 de maio de 1950, na cidade de Porto Ferreira, em São Paulo. Aos quatorze anos ele começou a trabalhar como repórter da rádio Centenário de Araras, no interior de São Paulo, e logo depois, mudou-se para Campinas onde trabalhou na Rádio Cultura, depois foi para a Rádio Record e Rádio Panamericana hoje Jovem Pan, Rádio Globo e Rádio Excelsior. Nesse período ele comandou programas musicais, apresentou jornal e foi repórter esportivo, além de trabalhar no jornal O Estado de S. Paulo.

Na Rádio Excelsior, havia um programa chamado Balancê, que era comandado por Osmar Santos onde recebia artistas de teatro e televisão, e políticos. Fausto iniciou as suas participações como repórter, mas como o apresentador começou a se envolver em projetos para a televisão, ele passou a apresentar o programa esporadicamente, até que em 1983, assumiu o posto oficialmente e no mesmo ano, em outubro, a atração ganhou auditório. Três meses depois, em janeiro de 1984, Goulart de Andrade foi até uma gravação e ficou encantado com o que viu e disse que o formato deveria ir para a televisão.

E assim, em março estreou na TV Gazeta o Perdidos na Noite, em um horário comprado, ou seja, era uma produção independente. O nome vem do título em português do filme Midnight Cowboy, o programa ficou na grade da TV Gazeta até setembro e, então, mudou para a TV Record. Até aí só passava em São Paulo e estava sob a tutela de Goulart de Andrade, que pouco tempo depois passou a direção.

Em 1986, o Perdidos na Noite passou a ser transmitido pela TV Bandeirantes, e agora sim para todo o Brasil. A repercussão aconteceu pela precariedade da produção, que devido a falta de verbas exigia muita criatividade. Havia tropeções em cabos, membros da equipe passando na frente das câmeras e falhas técnicas, tudo impiedosamente satirizado pelo apresentador que também usava e abusava do improviso, o programa não seguia um script preestabelecido, ficou marcado pela irreverência e pelo humor politicamente incorreto do Faustão que falava palavrão, era ríspido com os convidados e com a plateia.

O programa tinha também algumas intervenções humorísticas com o Tatá e Escova.

A principal chamada do programa era: espelho, espelho meu, existe algum programa pior do que o meu?.


A vinheta de abertura era uma sequência de cenas do Faustão pregando peças nos funcionários da produção ao som de Tarzan Boy da banda Baltimora. Ele dá susto membros da equipe, assobia no microfone, passa cola no fone de ouvido do câmera... E no final aparece o texto que a Globo costumava usar no encerramento dos capítulos das novelas:  qualquer semelhança com fatos, acontecimentos, ou pessoas reais não é mera coincidência.

O programa foi exibido até 28 de dezembro de 1988, porque Fausto Silva foi contratado pela TV Globo para, em março do ano seguinte, comandar o Domingão do Faustão.


Curiosidades.

Na Band, Fausto chegou a apresentar também o programa Safenados e Safadinhos que era basicamente um musical para toda a família, por isso esse nome, dos mais velhos aos mais novos. Mariane Dombrova chegou a se apresentar nesse programa antes de estrear como apresentadora infantil no SBT.

Foi no Perdidos na Noite que aconteceu o único encontro de Fausto Silva e Gugu Liberato. O apresentador do SBT apresentou a canção Baile dos Passarinhos, um dos seus clássicos da época do Viva a Noite.

Em 2004, a Rede Bandeirantes tentou voltar com o Perdidos na Noite. O programa seria apresentado por José Luiz Datena que até chegou a gravar um piloto, mas não foi ao ar. A emissora ainda detém os direitos do nome do programa.

Ao sair da Globo, Faustão anunciou que tinha fechado um contrato de 5 anos de duração com a Rede Bandeirantes, em 2022. Com isso, os fãs do extinto programa pediram nas redes sociais a volta do Perdidos na Noite, o que não aconteceu. Nem o Fausto ficou todo esse tempo que disse que ficaria.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.



0 comments: