Fatos marcantes da década de 80.

Os anos 80 são lembrados pela extravagância, tudo era muito exagerado e brega. Isso se refletia na moda, nos cortes de cabelo, mas tinha muita música boa e os melhores programas infantis estrearam nessa época. No entanto, por de trás de toda aquela magia colorida existia uma realidade dura, veja alguns fatos que fizeram história e foram determinantes para a nossa realidade atual.


Fim da TV Tupi.

No dia 18 de julho de 1980, a TV Tupi teve os seus transmissores lacrados pelos funcionários do Departamento Nacional de Telecomunicações, encerrando completamente as suas transmissões no país. Cinco dias depois o governo abriu concorrência para ceder a concessão a novos empresários e entraram na disputa o Grupo Abril, o Grupo Silvio Santos e o Grupo Bloch. Os vencedores foram Silvio Santos que estreou o SBT em 19 de agosto de 1981, e Adolpho Bloch que colocou a Rede Manchete no ar em 5 de julho de 1983.


Extinção das Sete Quedas.

Provavelmente você conhece a música Sete Quedas gravada pela Xuxa em seu álbum solo, Xuxa e Seus Amigos, lançado em 1985, quando ela ainda apresentava o Clube da Criança na Rede Manchete. Foi uma das poucas faixas em que ela fez solo e a que mais foi divulgada do álbum, foi até distribuida para as rádios. Mas você sabe do que se trata a música? É um fato histórico acontecido no começo da década de 1980.

No dia 5 de novembro de 1982, as usinas de Itaipu iniciaram as suas operações fechando as comportas para a formação do lago de Itaipu. Isso culminou no fim das Sete Quedas que existiam até 20 dias antes da usina fechar suas comportas para formar o lago de Itaipu. As Sete Quedas eram um conjunto de 19 cachoeiras divididas em 7 grupos, eram as maiores cachoeiras do mundo em vazão de água, tinham o dobro do volume das cataratas do Niágara, no Canadá. Para ter uma ideia da grandiosidade desse conjunto de cachoeiras, o ruído das águas se podia ouvir até a 30 quilômetros de distância.


Primeiro Bebê proveta do Brasil.

No dia 7 de outubro de 1984, nasceu em São José dos Pinhais, no Paraná, Anna Paula, o primeiro bebê proveta do Brasil, isto é, um bebê gerado por inseminação artificial. Ela foi muito assediada pela imprensa e os principais acontecimentos dos seus primeiros anos virou notícia, como a saída da maternidade, o batizado, o aniversário... tudo foi gravado e publicado.


Fim da ditadura militar.

No dia 15 de março de 1985, finalmente chegou ao fim a ditadura militar no Brasil com a eleição do presidente Tancrede Neves, que faleceu antes de assumir o cargo, em 21 de abril do mesmo ano. José Sarney, o vice, assumiu o posto, mas essas eleições ainda não eram diretas, ou seja, a população não tinha poder de escolha. A ditadura militar se iniciou em 1964, com a desculpa de que o país passava por uma ameça comunista, isso mostra que desde aquela época a desculpa é a mesma para tirar os benefícios dos mais necessitados, pois lá em 1889, o golpe que destituiu a monarquia no Brasil atendia a interesses dos que estavam perdendo o domínio da população pobre e escravizada. A história sempre se repete e nós humanos sempre cometemos os mesmos erros.


Buraco na camada de ozônio.

Estudos sobre a camada de ozônio na atmosfera terrestre aconteciam já há muito tempo, mas só no dia 16 de maio de 1985, é que a revista científica Nature publicou um artigo falando sobre a detecção de níveis muito baixos de ozônio no Polo Sul. A comunidade internacional agiu rápido e em dois anos 46 países assinaram o Protocolo de Montreal, comprometendo-se a eliminar progressivamente substâncias que causam a destruição do ozônio.

O buraco na camada de ozônio ainda existe e segundo medições feitas em 2023, em alguns momentos do ano o buraco chegou a atingir uma extensão similar a três vezes o tamanho do Brasil.


Explosão da espaçonave Challenger.

No dia 28 de janeiro de 1986 aconteceu um dos acidentes mais marcantes da história da exploração espacial. Muitas vidas se perderam ao longo da exploraçao espacial e muitas informações são omitidas até os dias de hoje, mas naquele dia 28 de janeiro, o ônibus espacial Challenger decolou do Complexo de Lançamento 39B no Centro Espacial Kennedy, Cabo Canaveral, na Flórida, com a intenção de colocar um satélite de comunicação na órbita da Terra e estudar o Cometa Halley, mas algo saiu errado.

O ônibus espacial era uma aeronave parcialmente reutilizável porque era similar a um jato o que lhe permitia voltar à Terra e pousar como uma aeronave comum. Nessa missão estava presente uma professora, a Christa McAuliffe que tinha sido escolhida dentre 11 mil candidatos, ela seria a primeira civil a fazer uma viagem ao espaço nos Estados Unidos, isso resultou em um interesse midiático maior do que o normal e o lançamento foi transmitido ao vivo, inclusive para várias escolas dos Estados Unidos, mas 1 minuto e 13 segundos após a decolagem a nave explodiu. As pessoas demoraram um pouco até entender o que tinha acontecido.


Plano Cruzado.

Em 28 de fevereiro de 1986, o governo lançou o Plano cruzado, foi uma troca de moeda com a intenção de controlar a inflação. Como o dinheiro se desvalorizava muito rápido ele impôs uma tabela de valor dos produtos e pediu a ajuda da população para fiscalizar o comércio para que os comerciantes não subissem os preços sem autorização. Aconteceram várias prisões por desrrespeito ao decreto presidencial.


Cometa Halley.

O cometa Halley orbita o sol completando a sua volta a cada 75 anos e é visível a olho nu da Terra. Sua última passagem pelos arredores foi em abril de 1986, e o seu retorno está previsto para 2061.


Acidente nuclear de Chernobyl.

E ainda em 1986, aconteceu o maior acidente nuclear da história. Às 1h23 da madrugada do dia 26 de abril o reator 4 da usina de Chernobyl, na Ucrânia, explodiu liberando uma grande quantidade de radiação no ar que chegou praticamente em todos os países do hemisfério norte. Na verdade foram duas grandes explosões, o acidente foi resultado de falha humana e os responsáveis, incluindo o governo do país, esconderam a gravidade da situação e demoraram muito para tomar atitudes.

A cidade de Pripiat, vizinha a usina, só começou a ser evacuada 36 horas depois do acidente, mas já nas horas posteriores a explosão, algumas pessoas começaram a sentir fortes dores de cabeça e gosto metálico na boca, além de graves tosses e vômitos. Acredita-se que de 13% a 30% do material radioativo do reator 4 tenha sido lançado na atmosfera e, desse material, cerca de 60% se concentrou no território da Bielorrússia, que por sinal, foi o país mais afetado pelo acidente, pois cerca de 23% do seu território bielorrusso foi contaminado pela radiação. 

As autoridades resolveram isolar uma área que corresponde a um raio de 30 quilômetros da usina, esse espaço é oficialmente chamada de zona de exclusão, é em grande parte desabitada, com exceção de cerca de 300 moradores que se recusaram a sair. Além disso, um quarto das florestas bielorrussas que foram contaminadas, atualmente tem entre um e dois milhões de pessoas vivendo no território. Já tem alguns anos que é possível fazer turismo na zona de exclusão.


Uma cidade contaminada por radiação no Brasil.

Em setembro de 1987, na cidade de Goiânia, em Goiás, um aparelho radiológico abandonado do Instituto Goiano de Radiologia foi rompido por moradores para que fosse vendido a um ferro-velho tornando-se no maior acidente radiológico do mundo. Pois, o sésio que é altamente radioativo se tornou uma atração para diversos moradores da cidade devido seu brilho azul. Após a identificação da amostra pelas autoridades, os afetados foram submetidos a rígidos protocolos de tratamento, centenas de locais necessitaram de desinfecção, e uma nova cidade foi criada para alocar os rejeitos.


Nova Constituição do Brasil.

Após o fim da ditadura militar, em 1985, o presidente eleito, Tancredo Neves, assumiu o compromisso de reescrever a Constituição do Brasil. Ele morreu antes de assumir o cargo, então coube a José Sarney dar início ao processo. E assim, no dia primeiro de fevereiro de 1987, deu-se início a Assembleia Nacional Constituinte que passou a discutir os direitos e deveres dos cidadãos do país, com a pariticipação dos senadores e deputados, além da população através de formulários distribuídos em órgãos públicos.

A nova Constituição foi aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte em 22 de setembro de 1988, e promulgada em 5 de outubro do mesmo ano. Eu lembro que a Globo transmitia boletins direto do Senado Federal sempre antes do Vale a Pena Ver de Novo.


Queda do Muro de Berlim.

O Muro de Berlim foi criado em 1961, durante a Guerra Fria, que dividia a capital da Alemanha em dois blocos, a República Federal da Alemanha, capitalista, e a República Democrática Alemã, socialista. Ninguém podia passar de um lado para o outro, com isso vária famílias ficaram separadas, mas em 1989, durante uma onda revolucionária, após várias semanas de distúrbios civis, o governo da Alemanha Oriental anunciou em 9 de novembro que todos os cidadãos poderiam visitar a Alemanha Ocidental Capitalista.

E então, uma multidão de gente subiu e atravessou o muro juntando-se a outra multidão do outro lado em uma atmosfera de celebração, isso deu início ao fim da divisão das duas Alemanhas. Ao longo das semanas seguintes, partes do Muro foram destruídas por um público eufórico e mais tarde, equipamentos industriais foram usados para remover quase toda a estrutura. 


Primeira eleição presidencial direta. 

No dia 15 de novembro de 1989, aconteceu a primeira eleição presidencial no Brasil pela nova Constituição, com voto direto, ou seja, com a participação da sociedade, desde então, qualquer pessoa pode votar a partir dos 16 anos. O primeiro turno aconteceu no 15 de novembro, em uma quarta-feira,  e teve 22 candidatos a presidente, até o Silvio Santos entrou na disputa, mas teve a candidatura caçada.

Fernando Collor de Melo e Luiz Inácio Lula da Silva disputaram o cargo no segundo turno que aconteceu no dia 17 de dezembro, em um domingo. Com vitória do Collor, atribuída a manipulação que a Globo fez na edição do debate apresentada no Jornal Nacional, que o beneficiava descaradamente.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: