Banana Split - as últimas gerações

A primeira formação do grupo Banana Split surgiu em 1989, com 4 integrantes, e aguentou enquanto trio até 1993, quando Gugu comprou o nome e testou outras cantoras para uma nova geração. Na verdade as moças não precisavam saber cantar, elas eram avaliadas por outros atributos.

Em 1993 o grupo foi relançado como quinteto formado pela modelo Nina Mayer, pela miss Paraná Liz Vargas, por Adriana Guimarães e Karina que já trabalhavam na TVS, a emissora matriz do SBT, e Mirla Nogueira, a única que tinha experiência na música, ela tinha passado pelos grupos Xenomania, Curva Perigosa e A Patotinha substituindo a Eliana quando a mesma saiu para integrar a primeira formação do Banana Split. Fez backing em estúdios de gravação e jingles para comerciais, além de ter trabalhado com Luciano do Valle na Band no programa Dog Show.

Enquanto o álbum dessa geração não ficava pronto elas performaram músicas que tinham sido gravadas pela formação anterior como a música Vem Brincar de Amor Comigo que tina sido gravada pelo trio da primeira geração, mas não chegou a ser lançada. Todas receberam a proposta de sair na capa da Playboy, mas apenas a Liz aceitou.

Em 1994, Mirla engravidou e deixou o grupo e, detalhe, ela era a única do quinteto que cantava. Após sua saída terminou a faculdade de jornalismo e voltou a trabalhar na TV. Integrou o elenco do Valle Tudo na Band, foi reporter da Federação Paulista de Futebol na Rede TV! e Rede Vida, apresentou o Voo Livre na TV Fênix e o Câmera Aberta no Canal 25, fez curso de dublagem, tirou DRT de atriz e trabalhou em produções de teatro.

Apesar de tudo isso, ficou 15 anos longe da mídia quando esteve casada com um militar que a proibia de fazer qualquer coisa no meio artístico.

Poucos meses depois de sua saída, ainda em 1994, a Karina deixou o grupo.

A nova integrante foi a Luciana Priami e então a trupe voltou a ser um quarteto. As 4, Liz, Nina, Adriana e Luciana lançaram o álbum Forró Mix com 12 faixas, das quais 7 são pout porri, e diferente do primeiro disco do Banana Split em que as meninas faziam solo, não é possível identificar a voz de ninguém, todas as canções foram gravadas por um grupo que canta em uníssono.

As músicas são: faixa 1 - Só Pra Me Namorar. Faixa 2 - Cara de Pau, Tic-Tic Nervoso e Vem Quente Que Eu Estou Fervendo. Faixa 3 - Mexa-Se. Faixa 4 - O Xote das Meninas, Ovo de Codorna e Procurando Tu. Faixa 5 - Parceira de Forro. Faixa 6 - Lero-Lero, É O Ouro e Mente E Corpo. Faixa 7 - Cochilou! O Cachimbo Cai. Faixa 8 - Ainda Queima a Esperanca e Lagrimas Nos Olhos. Faixa 9 - Vai E Vem. Faixa 10 - Biquini de Bolinha Amarelinha Tao Pequenininho e Estupido Cupido. Faixa 11 - Eu So Quero Um Xodo, Bate Coracao e Voce Endoideceu Meu Coracao. E na faixa 12 - Jogo de Cintura e Feira de Mangaio.

Depois o álbum foi relançado com a versão em português da música Macarena do grupo Los Del Rio que estava em alta na época. Curiosamente foi a única música que elas conseguiram fazer sucesso com esse disco.

Em 1995 o grupo se desfez, a primeira a sair foi a Luciana. Ela colocou voz na música Ritmo de Festa do Topa Tudo Por Dinheiro do Silvio Santos e depois tornou-se locutora, audiodescritora, repórter, apresentadora, mestre de cerimônias e produtora.

A Liz Vargas ganhou destaque enquanto ainda estava no grupo ao posar para a revista Playboy em 1994, que, aliás, lhe custou o namoro com o Rodrigo Faro. Depois, ela namorou o cantor Leonardo, com quem tem um filho, o Matheus Vargas, cuja gravidez aconteceu enquanto ainda fazia parte do grupo. Depois posou nua outras duas vezes para a revista Sexy, uma em 1995 e outra em 1997.

A Nina Mayer fez merchandising em programas de TV, foi apresentadora do Liquida Mix, na CNT, e participou do concurso Garota Corpo Dourado no Domingão do Faustão disputando uma vaga como atriz na novela Corpo Dourado.

A terceira formação do Banana Split se inicou em 1997, com a admissão da Marcia Regina Alves. Em 1998, entraram a Mônica Nocete, a ajudante de palco do Celso Portioli Mariana Peres e a modelo Sandra Pascutti que passaram por uma seleção de mais de 1500 meninas promovida pela Promoart. Depois entrou a Adriana que foi admtida através de um concurso realizado no Programa Domingo Legal.

Elas assinaram com a gravadora RGE e lançaram o novo álbum com 12 faixas. São elas: Tão Só Se Vive Uma Vez, 40 Graus, Bate Bate, Margarida, Namoro, A Dança do Melado, Chegou Banana, Sou Mais Você, Mulato Latino, Fantasia, Boca Com Boca, e A Dança do Toca Toca.

Todas as integrantes posaram juntas para a revista Playboy, elas sairam na capa da edição de outubro de 1998. Além disso, Sandra tinha estampado a capa da revista CD Rom Sexy antes de entrar no grupo e depois a revista relançou uma edição especial com ela na Capa. A moça voltou em outra edição, a Sex Way, em 2002, e no mesmo ano a Mônica estampou a capa da Sexy, ela teve o ensaio repetido nas edições especiais da revista.

Em 1999, o grupo fez uma turnê pelo Japão. As 5 integrantes chegaram a gravar algumas outras canções como Dan Dan De que já tinha sido gravada pelo grupo Dominó e Dançando Coladinhho, mas apesar de ter apresentado essas músicas em alguns programas de TV não foram lançadas em nenhum álbum.

Em 2000, Marcia deixou o grupo após se casar com Chitãozinho que faz dupla com o irmão Xororó, ela chegou a anunciar que iria lançar sua carreira solo, porém o projeto não se concretizou. Na época, a Hebe Camargo recebeu em seu programa a Adenair Lima, ex-exposa do cantor, junto com seus filhos, e falaram muito a respeito da separação, inclusive a a apresentadora passou dos limites ao chamar a ex-integrante do Banana Split de amante e garota de programa de luxo. A fala custou um processo de 186 mil e 600 reais a rainha da TV, que faleceu antes de quitar a dívida.

As 4 meninas que ficaram lançaram o segundo álbum dessa geração, ou seja, essa foi a única formação do Banana Split que lançou 2 álbuns. O lançamento aconteceu em 2001, intitulado Som Caliente, com 12 faixas, das quais 3 são regravações. São elas: Te Quero Baby que é a regravação da música gravada pela geração anterior, Eu Sou Free que é uma regravação do grupo Sempre Livre dos anos 80, e Bilú Teteia que é uma regravação do Sergio Mallandro.

As outras músicas são: La Bamba que é versão de uma antiga canção mexicana, e Levantando Suas Mãos, Mexe o Bumbum, A Galera, Cara ou Coroa, Dança do Pula Pula, Vem Dançar, Menina Bonitinha, Rum Com Coca-Cola.

Esse álbum ficou bem melhor do que o anterior! Algumas canções seguem a mesma sonoridade dos grupos de axé e pagode que estiveram em alta na segunda metade da década de 90, e é também o último álbum do grupo Banana Split. No mesmo ano em que foi lançado, em 2001, saíram a Mariana que deixou o ramo artístico e montou um restaurante chamado Padrecito, casou-se, teve 1 filho, depois se separou e passou a trabalhar em uma empresa de sua familia... E  a Sandra que participou em um seriado da Gazeta chamado 20 e poucos anos e também em uma novela na globo. Depois, assim como a colega de grupo, também se casou, teve um filho e se separou, abdicou do ramo artístico e passou a trabalhar em uma loja de carros.

No ano seguinte, em 2002, as outras duas integrantes também sairam, inevitavelmente pondo fim ao grupo. Adriana seguiu o mesmo caminho das colegas que saíram antes, casou-se, teve 1 filho e passou a trabalhar em uma produtora de vídeos, abandonando a carreira artística. Mônica também teve uma filha, e voltou ao grupo em 2006, mas ficou pouco tempo. Ela trabalhou com a dupla Teodoro e Sampaio durante 5 anos e depois saiu do meio artístico, atualmente tem um perfil no Instagram onde compartilha dicas sobre doces, sobremesas, e algumas outras coisas relacionadas a comidas e bebidas.

A geração seguinte do Banana Split surgiu em 2003, formado por Vanessa Zotth, Camila Viana, Gizelle Maritan, Danieli Stanguini e Andrea Messiano. Elas gravaram a música Vem Comigo que é uma versão de Christina Aguilera, e tinham um grande potencical, pois apresentavam uma ótima sonoridade, mas durou apenas um ano sem nenhum álbum lançado.

Em 2005, a empresária Patrícia Gomes, adquiriu a marca Banana Split, e em 2006 o grupo recebeu um convite para fazer uma turnê internacional em Portugal, Espanha e França, apresentando-se em Paris durante uma temporada. A partir dessa geração o grupo não teve projeção na mídia e nem presença nos programas de TV como antes.

Em 2013, uma nova versão foi formada com a finalista do programa Popstars Dayanna Gon, como vocalista, junto com Monique Souza, Lidia Moura, Nadia Antonov, Madá Bertoldo e Vanessa Leony. O trio que permaneceu com Dayanna Gon, Maggie Salles e Vanessa Leoni seguiram por um determinado tempo.

Em meados de 2021, foi anunciado um concurso para uma nova formação do Banana Split, que a princípio seria com 5 integrantes entre 18 a 25 anos, mas no final do mesmo ano o grupo foi apresentado como trio formado por Vitória Lopes, Leticia Pego e Vanessa Vellozo.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: