O sucesso estrondoso de Tremembé no Prime Video provocou um efeito dominó no streaming. A série estrelada por Marina Ruy Barbosa, Bianca Comparato e outros atores, inspirada em histórias de criminosos brasileiros, fez o público procurar produções com temáticas semelhantes, tanto na própria plataforma da Amazon quanto nas concorrentes.
Na Netflix, por exemplo, o documentário Elize Matsunaga: Era Uma Vez Um Crime voltou com tudo ao ranking dos mais assistidos no Brasil. Lançado em 2021, o título reapareceu entre os cinco conteúdos mais vistos da semana, impulsionado pelo interesse renovado em tramas sobre casos reais de assassinatos cometidos especificamente pelos criminosos que foram retratados em Tremembé.
No próprio Prime Video, o impacto também foi sentido. Os longas A Menina que Matou os Pais (2021), O Menino que Matou Meus Pais (2021) e A Menina que Matou os Pais: A Confissão (2023), inspirados na história de Suzane von Richthofen, voltaram a ocupar o topo do catálogo nacional da plataforma.
A repercussão positiva de Tremembé pegou até a própria Amazon de surpresa. Segundo a coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, a série teve a melhor estreia da história da plataforma no país e já é o título mais assistido do Prime Video desde que o serviço chegou ao Brasil, em 2016. O desempenho fez a empresa correr atrás de novas produções nacionais com apelo popular semelhante. A busca agora é por histórias quentes, que despertem debate e provoquem identificação imediata.
A Netfix tem uma sequência de séries catalogadas como Monstros, que mostra casos reais de crimes que chocaram a sociedade. Eu vi a série Jeffrey Dahmer que conta a história de um homem que levava homens para o apartamento, os esquartejava e derretia seus ossos. O mais chocante dessa história é a vista grossa da polícia sobre as denúncias porque Jeffrey era um homem branco, loiro e quem desconfiava de que ele estava fazendo algo muito grave era a vizinha, negra, pobre.
Vi também a série dos Irmãos Menendez, que tiraram a vida dos pais para ficar com a herança, embora a série deixa a entender que eles queriam se livrar do pai que era abusador, e da mãe que sabia de tudo e ignorava os atos do marido. Roy Roselló, bem conhecido no Brasil, disse em um documentário que ele foi vítima de abuso de Jose Menendez, o pai desses dois rapazes que seguem em prisão desde que foram condenados.
Tem também a série sobre Griselda Blanco, a rainha do narcotráfico colombiano, na Netflix. E Já tivemos outros nomes que foram retratados em produções brasileiras, por exemplo, a Bibi Perigosa, esposa de um traficante, que virou personagem na novela A Força do Querer, em 2017. A Lili Carabina que foi uma das criminosas mais famosas do Brasil, conhecida durante as décadas de 1970 e 1980, e ganhou um filme em 1989.
E para finalizar, tem a história do Ronald Biggs, que não é brasileiro, mas ficou bem famoso no Brasil, onde residiu durante muito tempo. Ele foi preso em 1964, no Reino Unido, por envolvimento no histórico Assalto ao Trem Pagador de 1963. Em 1965, um ano após ser condenado a 30 anos de prisão, usando uma corda feita de lençóis e viveu como fugitivo por quase 40 anos, passando por países como França, Austrália e Brasil, onde ficou famoso.
Ele era o pai do Mike, integrante do grupo Balão Mágico. Que, alíás, foi chamado para integrar o grupo depois de ter feito um apelo na TV para que seu pai, que tinha sido sequestrado, fosse libertado. Em 2001, já idoso e com problemas de saúde, Ronald Biggs voltou voluntariamente ao Reino Unido e foi preso novamente. Em 2009, quatro anos antes de sua morte, devido ao estado crítico de saúde, ele recebeu liberdade condicional.
LOTV News
Luciano Huck ganhou destaque em televisão dos Estados Unidos. Ele foi elogiado programa Good Morning America, da ABC, por ter levado ao ar no domingo dia nove, a entrevista com o príncipe William no Domingão com Huck. Segundo a emissora divulgou, o príncipe William partilhou uma rara entrevista falando como os seus filhos lidaram com o diagnóstico de câncer de sua esposa Kate.
Esse é o programa em que a Xuxa deveria entrar ao vivo para dar uma entrevista, em 1993, quando estreou seu programa em inglês, mas teve que ser levada para o hospital. No documentário sobre sua vida, da Globoplay, o empresário dela nos Estados Unidos disse que a entrevista abriria muitas portas, já que o programa tem um grande alcance no país, no entanto, com o ocorrido as expectativas foram por água abaixo.
Liniker foi o grande nome nacional na cerimônia da vigésima sexta edição do Latin Grammy, realizado na quinta-feira dia 13 de novembro, em Las Vegas. Ela foi indicada inclusive às categorias gerais, não ganhou, mas trouxe para casa três gramofones. De Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa, e Melhor Canção em Língua Portuguesa. Todos pela canção Veludo Marrom, e pelo álbum Caju.
Aconteceu
No sábado dia oito de novembro, o SBT conseguiu superar a Record e se manter na vice liderança de audiência durante cinco horas consecutivas com o Teleton. O melhor desempenho aconteceu entre às 18h e à meia noite.
A campanha foi estendida por mais de 40 minutos para bater a meta de arrecadação. Eliana esteve presente na abertura, na sexta-feira dia sete.
O SBT apresentou o especial Viva a Noite, na sexta-feira dia 14, apresentado por Luis Ricardo e com participação de Augusto Liberato, o filho do Gugu. O SBT vem testando vários formatos antigos como especiais e homenagens, como parte da celebração de aniversário da emissora, mas o aniversário foi em agosto, agora já nem faz mais sentido. E a verdade, é que esses especiais servem para medir a aceitação do público, se der certo fica na grade. No entanto, João Augusto que seria um bom nome para o Viva a Noite já tem contrato assinado com a Record.
Passou Nesse Mês
No dia 1 de novembro de 1990 estreou o filme Ghost - Do Outro Lado da Vida. É um filme estados-unidenses dirigido por Jerry Zucker, com roteiro escrito por Bruce Joel Rubin, e estrelado por Patrick Swayze, Demi Moore, Tony Goldwyn, Rick Aviles e Whoopi Goldberg.
A trama gira em torno de Sam Wheat, um bancário assassinado, cujo espírito permanece na terra para proteger sua namorada, Molly Jensen, das mesmas pessoas que o mataram e para isso conta com a ajuda de Oda Mae Brown, uma excêntrica médium capaz de ouvir sua voz.
No dia cinco, estreou o seriado Alô Doçura, no SBT. Trata-se de uma série de televisão exibida entre 1953 e 1964 pela extinta TV Tupi, tendo sido adaptada para a televisão e dirigida por Cassiano Gabus Mendes. O remake teve César Filho e Virgínia Nowick como protagonistas. Aqui no canal tem um vídeo sobre o seriado.
No dia cinco, estreou a novela Brasileiras e Brasileiros, no SBT. Escrita por Carlos Alberto Soffredini, teve direção geral de Walter Avancini e contou com Lucélia Santos, Edson Celulari, Carla Camurati, Ney Latorraca, Fúlvio Stefanini, Rubens de Falco, Irene Ravache e Juca de Oliveira nos papéis principais.
A novela não deu o resultado esperado e o alto custo de produção colocou o SBT em uma grave crise financeira que quase o levou a falência. Como consequência o núcleo de dramaturgia foi desativado, todo o elenco dispensado e as futuras novelas anunciadas foram canceladas.












0 comments:
Postar um comentário