Músicas que, na verdade, são publicidades

Jingles são aquelas músicas de comerciais que grudam na cabeça da gente, como a inesquecível adoro pizza com guaraná do Guaraná Brahma. A diferença de um jingle para uma música é que eles são curtos, mais ou menos com um minuto de duração, embora possam ser marcantes.

Em relação a música, as telenovelas, filmes e séries da TV, cinema e plataformas costumam encomendar para as suas trilhas sonoras. A novela Que Rei Sou Eu? tinha quase todas as faixas compostas especialmente para o folhetim em seu álbum nacional, já a lista a seguir é de algumas canções um tanto peculiares, poderiam ser jingles, mas não são.

A Dança Da Galinha Azul.

O Gugu sempre soube explorar muito bem todos os recursos possiveis para chamar a atenção do público. Desde os primórdios do Viva a Noite, no SBT, ele utilizava os apelos sensuais colocando muitas mulheres e homens com trajes sumários em situações vexatórias e utilizou da música também, as letras de suas canções, muitas delas eram marchinhas de carnaval, tinha duplo sentido e, claro, bem apelativas. E, apesar de terem sido feitas para gente grande, conquistou muitas crianças.

O pintinho amarelinho foi a sua canção mais conhecida da época do Domingo Legal, já na fase do Viva a Noite outras duas aves tiveram muito êxito, O Baile Dos Passarinhos que tocava sempre no encerramento do programa e A Dança Da Galinha Azul que tocava no começo.

A música era escancaradamente um merchandising do programa, mas se tornou um clássico do Viva a Noite e foi lançada em um compacto simples com a música Pega O Meu Peru, e entrou como uma das faixas do LP Viva a Noite de 1990.


Barato Bom é Da Barata.

A Turma do Balão Mágico surgiu como um grupo musical em 1982, e no ano seguinte estreou na TV como um programa infantil. Era praticamente uma obrigação as atrações infantis lançarem disco e isso se tornou uma grande fonte de renda para as emissoras, no entanto,  Tob deixou o grupo em 1985, porque tinha crescido demais em relação as outras crianças e a voz mudou também, então foi substituido por Ricardinho.

A sua saída impactou nos resultados do grupo, então, como a Som Livre estava prestes a lançar o quarto disco do Balão Mágico, os diretores resolveram pensar em uma estratégia de marketing para alavancar as vendas e tiveram uma brilhante e ousada ideia. O disco tinha um carrossel para montar e um cheque no valor de 5 mil cruzeiros para abrir uma poupança na Caixa Econômica Federal.

A primeira faixa do álbum é a música Barato Bom É Da Barata que foi escrita para servir como campanha dessa estratégia de venda, apesar de a letra não mencionar em momento algum o cheque, ou poupança, ou qualquer coisa que seja relacionado a economia.


Angelical Touch

A Angélica foi contratada pela Rede Manchete em 1987, Mauricio Sherman viu nela um grande potencial para a televisão e a preparou para assumir o comando do Clube da Criança que foi a sua melhor fase na TV, e talvez de toda a sua vida, pois, em pouco tempo ela ganhou um álbum musical que, aliás, é o seu disco mais vendido de toda a sua carreira e as empresas vendo o seu potencial mercantil não perderam tempo e lançaram bonecas, revistas em quadrinhos e linhas de cosméticos.

No seu segundo disco tem uma música que foi encomendada por uma empresa para alavancar as vendas de um produto licenciado no nome da apresentadora. Trata-se da faixa Angelical Touch que era o mesmo nome de uma linha de cosméticos que tinha sabonete, brilho para os lábios, shampoo, condicionador e água de colônia lançados pelo Boticário.


Pode Ter.

A música mais recente desta lista foi lançada em 2018, na voz de Claudia Leite, Pode Ter. A canção ganhou um vídeo clipe em abril daquele ano e a cantora disse que a letra fala sobre tolerância, diversidade e principalmente respeito. De fato fala, mas a primeira coisa que aparece no vídeo é o nome do produto, Perlatte, que é uma marca de enzima para intolerância à lactose da qual Claudia Leite foi a escolhida para ser garota-propaganda.

O produto aparece sem nenhum disfarce no vídeo, está lá para todo mundo ver.

A empresa Eurofarma escolheu a Claudia Leitte por causa do seu nome, já que o produto é um medicamento que trata a intolerância a lactose. Como estratégia de marketing ela anunciou que ia tirar o Leitte do seu nome e depois de alguns dias revelaria que não era necessário, pois ninguém precisa excluir o leite da sua alimentação, caso tenha intolerância, se fizer uso da Perlatte. Porém, o anúncio gerou tanto auê nas redes sociais que a estratégia de marketing foi revelada no mesmo dia.

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