Sessão da Tarde - 50 anos

Há 50 anos a faixa de filmes da tarde da TV Globo traz personagens do barulho aprontando grandes confusões que até Deus duvida.

A grade da TV Globo foi pensada para que os programas chegassem a um público específico para cada faixa horária. O período da tarde, por exemplo, tem em sua programação atrações feitas para as pessoas que estão em casa, principalmente as mulheres, as donas de casa. O horário das reprises de novelas e filmes foi pensado para que elas se sentassem para descansar, embora na década de 80 e 90 a Sessão da Tarde tenha ficado muito popular entre os adolescentes.

Veja 50 fatos dos 50 anos Sessão da Tarde.

1. O primeiro filme que passou na faixa de horário ocupado pela Sessão da Tarde foi Oito e meio, de Federico Fellini, um marco do cinema italiano de 1963.

2. Era período de ditadura militar, por isso, o filme teve várias cenas cortadas para se adequar ao horário.

3. Desde então, a maior parte de suas exibições é de comédias, aventuras e melodramas para todos os públicos.

4. A faixa de filmes teve outros nomes antes de ser chamado de Sessão da Tarde, como Romance na tarde e Sessão das duas.

5. Nesse período, os filmes passavam apenas em São Paulo.

6. No Rio de Janeiro eram transmitidos desenhos e séries.

7. A Sessão da Tarde estreou no dia 4 de março de 1974, completando, por tanto, 50 anos em 2024.

8. O primeiro filme exibido foi A Incrível Suzana de 1942.

9. Desde então, já foram exibidos 11.243 filmes.

10. São cerca de 240 a cada ano.

11. Só em 1982 é que a sessão passou a ser nacional, antes o horário podia ser ocupado por outra programação nas repetidoras da Globo.

12. Somente quando mudou o nome para Sessão de Férias, entre dezembro de 1973 e março de 1974, é que o público do Rio começou a contar com filmes no horário.

13. Até o ano 2000, nos meses de janeiro e julho a Sessão da Tarde foi substituída pelo Festival de Férias.

14. Depois, teve temporadas como Sessão da tarde de férias.

15. E em algumas datas festivas, sessão da tarde especial.

16. Em seu auge, nos anos 80 e 90, a Sessão da Tarde era a campeã de audiência nas tardes da Globo, chegando a registrar 30 pontos no IBOPE o que correspondia a cerca de 3 milhões de televisores na época.

17. Nesse período em que atingiu sua melhor fase, foram exibidos filmes que se tornaram clássicos que, por sua vez, viraram referências da Sessão da Tarde. 

18. Entre 2006 e 2013, a audiência da Sessão da Tarde caiu de 34,1 para 19,8 pontos. Mas, continua sendo líder absoluta em seu horário de exibição.

19. Nos dias atuais, apesar de o índice de IBOPE cair, o número de telespectadores aumentou, são 20 milhões de brasileiros que assistem diariamente a Sessão da Tarde.

20. Em suas chamadas, ficou imortalizado o jargão “do barulho aprontando altas confusões”, ou muita confusão, que se adequavam a quem quer que fossem os protagonistas.

21. Outros jargões repetitivos era: em clima de azaração, e fazem coisas que até Deus duvida.

22. As frases são ditas pelos locutores da Globo, Carlos Duarte e David Roque e o locutor oficial Dirceu Rabelo, os quais gravam a maioria das chamadas.

23. Entre os filmes mais icônicos estão: Curtindo a vida adoidado, Edward Mãos de Tesoura, Karatê Kid – A Hora da Verdade, e Esqueceram de Mim.

24. Os filmes mais reprisados são: Ghost – do outro lado da vida, A lagoa azul, De repente 30, De volta à lagoa azul e A família Buscapé.

25. A Princesa Xuxa e os Trapalhões, O Auto da compadecida e Lua de Cristal estão entre os filmes nacionais mais reprisados.

26. Segundo Boni, ex-diretor da Globo, as reprises de filmes aconteciam para atender pedidos de telespectadores.

27. Porém, a sessão não é feita só de reprises. Free Willy, O Diário Da Princesa e Hércules estrearam na TV aberta na Sessão da Tarde.

28. Nos primeiros anos passava documentários também.

29. A produção tenta se manter afinada com o que vem acontecendo na cultura e na sociedade como um todo procurando histórias muito representativas em festival de filmes independentes por exemplo.

30. Os títulos precisam ter classificação indicativa livre ou para um público de até 10 anos de idade.

31. Mas já passou filmes violentos e com teor sexual, como Robocop que tem classificação indicativa para 14 anos, e Lagoa Azul com classificação 12 anos, embora ambos poderiam ser para maiores de 16.

32. Em 31 de agosto de 2016, as restrições horárias impostas deixaram de vigorar por decisão do Supremo Tribunal Federal liberando a sessão de filmes à exibição de qualquer título. Porém, a emissora manteve o horário como uma sessão para a família.

33. A Sessão da Tarde costumava ser cancelada durante uma semana, quando estreava a reexibição de uma telenovela no Vale a Pena Ver de Novo durante os últimos cinco últimos capítulos da telenovela que já estava em reexibição.

34. Por dois momentos em 2015, entre 10 a 21 de agosto e no dia 12 de outubro, houve a possibilidade de o telespectador escolher pela internet o filme que gostaria ver na Sessão da Tarde. Entre eles estavam: Esposa de Mentirinha, Querido John, Um Tira no Jardim de Infância, Noivas em Guerra, A Creche do Papai, Doze É Demais, Impacto Profundo e Volcano: a Fúria.

35. No dia 12 de outubro de 2015, uma falha técnica na InterTV Cabugi, afiliada da Globo em Natal, fez com que praticamente todo o primeiro bloco do filme Madagascar 2, fosse exibido em seu idioma original, o inglês.

36. De 1° de agosto de 2016 até 11 de dezembro de 2019, alguns estados optaram em exibir outros filmes ao invés de seguir a rede com filmes que são escalados em sua programação.

37. Em algumas ocasiões a Sessão da Tarde exibiu três filmes para regiões diferentes do país, como no dia 25 de janeiro de 2016. Para as emissoras das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste foi escalada a animação Carros, exceto para a TV Globo São Paulo que, por conta do feriado de 462 anos da capital paulista, exibiu o filme A Lenda do Tesouro Perdido. Já para as emissoras das regiões Norte e Nordeste, foi exibido o filme As Crônicas de Narnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda Roupa.

38. No dia 14 de janeiro de 2019, a Sessão da Tarde foi exibida temporariamente até 27 de setembro, após o Jornal Hoje, substituindo o antigo Vídeo Show e antecedendo o programa Se Joga, que estreou em 30 de setembro. O filme foi A Culpa é das Estrelas.

39. No dia 27 de maio de 2019, a sessão, que exibia o filme O Amor Não Tira Férias, foi interrompida, pois a emissora exibiu a edição especial do Jornal Hoje com informações sobre o acidente aéreo que vitimou o cantor Gabriel Diniz, da música Jenifer. O filme foi adiado para o dia seguinte e exibido na íntegra.

40. No dia 7 de outubro de 2019, a sessão fez um crossover com o Vale a Pena Ver de Novo, o filme Malévola teve seu final congelado, fazendo referência aos finais dos capítulos da novela Avenida Brasil, que estreou sua reprise no mesmo dia e em sequência na programação.

41. No dia 29 de janeiro de 2013, a emissora trocou o filme O Cachorro Bombeiro por Ninguém Segura Esses Fantasmas, apesar das chamadas veiculadas durante a programação da Globo e da informação presente no próprio endereço eletrônico do programa. O motivo foi evitar qualquer alusão ao incêndio na boate Kiss, que matou e feriu várias pessoas, dois dias antes.

42. Nos seus 50 anos, a Sessão da Tarde teve 4 trilhas sonoras em suas vinhetas.

43. A música que se tornou clássica teve a sua primeira versão exibida entre 1981 e 1990.

44. A partir de então, a nova versão ficou no ar por 22 anos.

45. A música mais atual entrou no ar em 2013.

46. O logotipo também mudou, ao todo foram 4.

47. Em 17 de fevereiro de 2014 a Sessão da Tarde passou a ser apresentada antes do Vale a Pena Ver de Novo.

48. A partir de dezembro de 2021, a Sessão da Tarde passou a ser exibida entre duas sessões de reprises de novelas, após as reprises que vão ao ar logo após o Jornal Hoje e antes do Vale a Pena Ver de Novo.

49. Desde 2013, circulam boatos sobre a extinção da Sessão da Tarde por conta da queda de audiência nos últimos anos, apesar da Globo negar as informações e manter a faixa de filmes por conta da tradição e dos contratos milionários com grandes produtoras.

50. No entanto, os diretores da emissora pensaram tirar a Sessão da Tarde da grade de programação, mas consultaram o Boni, que já não está mais na emissora, e ele aconselhou a mantê-la.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: