Assista aqui

Últimas postagens

Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony

Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony poderia ter sido apenas mais um dos vários programas infantis que tivemos na década de 1980. Mas a produção se esforçou para que ele fosse educativo e conceitual.

O Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony estreou no dia 15 de agosto, de 1988. Era igual a todos os programas infantis da época com desenhos animados, brincadeiras com as crianças e a plateia fazendo parte do cenário, o diferencial é que abordava sempre o tema ecologia.

A vinheta de abertura tinha uma certa similaridade com a vinheta do Xou da Xuxa daquele mesmo ano pelo fato de apresentar crianças com o rosto pintado, no entanto, era bem dinâmica e divertida.

Cada dia a apresentadora passava uma mensagem de preservação da natureza e cantava uma música exaltando a necessidade de cuidar do Planeta. O cenário ttinha um carrossel de baleias no centro, do lado esquerdo da tela duas  casinhas, uma delas com um urso e outra com um leão que se moviam, além de um mesa com lápis de cor gigantes. Do lado direito, tinha nuvens, uma tartaruga gigante e uma aquarela, também gigante, com pinceis, uma mesa redonda e bancos como se fossem latas de tinta. O piso tinha várias faixas coloridas que partiam do carrossel se estendiam em direção à plateia.

Simony tinha um trono em forma de um urso panda, o qual costuma usar no último bloco do programa.

Outro detalhe dos programas infantis da época eram os assistentes de palco, Simony não tinha Simonetes, mas contava com o auxílio de vários personagens criados por Elifas Andreatto.

Tinha o palhaço Gargalhada, interpretado por Nei Abreu, que atuava como um co-apresentador. A fada Cores Cordélia, interpretada por Mayara Norbin, que cada dia usava roupa, cabelo e maquiagem de uma cor. O Professor Osório, interpretado por Luiz Ramalho, que lembrava um pouco o Albert Einstein e sabia o nome científico das coisas, além de fazer experiências no palco. O mímico Charlito, interpretado por Joel Rocha, cujo nome é uma mescla de Charles Chaplin com Carlitos, Carlitos era o personagem que Charles Chaplin interpretava no cinema. E o papagaio Alvarenga, boneco manipulado por Roberto Maranhão, com quem Simony sempre batia um papo no palco.

Nesse período, Simony apresentou algumas canções, como Velha Roupa Colorida, Além do Arco-Íris e Herdeiros do Futuro, que ficaram de foram do disco lançado por ela. O álbum Sonhando Acordada foi lançado em 1989, pela gravadora Columbia Records da Sony Music contendo 10 faixas, são elas: Acho Que Sou Louca. Prancha Amarela. Só Você. Deixe o Tempo Dizer. Como Eu Vou Dançar. Meu Primeiro Grande Amor. Vem Pra Mim. Sonhando Acordada. Rádio Romance. O Love You.

Apesar do belíssimo cenário, da ideia ser muito boa, a apresentadora não estava contente com o programa e o clima entre ela e o elenco não era dos melhores. Simony reclamou que não tinha protagonismo, que era muito interrompida e pretendia deixar a emissora. Silvio Santos começou a procurar uma nova apresentadora e deu um programa para ela, o Show da Simony, que ia ao diariamente, às 7h30 da manhã.

Em seu lugar entrou Mariane Dombrova, com quem chegou a compartilhar o mesmo programa em sua estreia. A primeira hora foi apresentada por Simony e a segunda hora por Mariane que estava debutando como apresentadora, já que até então dedicava-se a música.

Mariane já tinha gravado um disco em 1987, e inclusive já tinha feito abertura dos concertos da Xuxa. Seu pai, o Victor Dombrova, que era seu maior incentivador aproveitava todas as oportunidades que tinha para divulgar seu trabalho, como ele era artista plástico e tinha feito alguns trabalhos para a emissora, conheceu vários nomes influentes da TV e entregou uma fita VHS com uma compilação de várias apresentações da filha para uma dessas pessoas, e essa fita chegou nas mãos do Silvio Santos.

Ele viu na garota um grande potencial para ser a nova apresentadora, as filhas dele que eram crianças na época gostaram bastante, e ela tinha as características da apresentadora que faltava no SBT, jovem, cantora, e loira. Então, foi chamada para fazer teste e se seu saiu muito bem, o piloto foi aprovado e só não foi ao ar porque a garota usava aparelho ortodôntico, o qual teve que retirar para dar início às gravações do infantil. O primeiro programa com Mariane foi ao ar no dia 15 de maio de 1989.

O programa passou a se chamar Do Ré Mi Fá Sol Lá Si com Mariane e perdeu a vinheta de abertura, já que a mesma tinha sido feita para a Simony.

No dia do aniversário da apresentadora, em 7 de setembro, o cenário passou por uma reformulação, o gato de onde ela saía foi substituído por uma bandeira do Brasil estilizada onde a esfera central era um coração, e o carrossel das baleias perdeu a cobertura.

Mariane se deu tão bem com o elenco e o programa deu tão certo com ela, que se tornou um concorrente de peso com o Xou da Xuxa. 

Em 1990, ela gravou o seu segundo álbum pela BMG, intitulado Ciranda, com 12 faixas, são elas: Levanta A Poeira. Ciranda. Lubilú. Jato D'Água Cospe Fogo. O Amor Não Tem Idade. Matinê. Sim, Não, Sim, Não. Super Herói Sou Eu. Casa Do Terror. Nem Tudo Que Reluz É Ouro. Paixão Louca. E, Mexe-Mexe.

As músicas Ciranda e Nem Tudo Que Reluz É Ouro entraram para a trilha sonora da novela mexicana Carrossel.

O programa durou até setembro de 1990, porque o SBT estava passando por uma forte crise financeira e Silvio Santos havia cogitado unir os apresentadores para economizar na produção dos infantis, Mariane apresentaria programa com a Mara Maravilha. Por sorte, ele reconsiderou a ideia e apenas simplificou os cenários de todos, que na verdade, usavam a mesma estrutura, a única coisa que se alterava era o elemento principal no centro do cenário. Mara Maravilha tinha o sol, Sérgio Mallandro uma caricatura com o seu nome e Mariane, um coração. Essa nova fase estreou no seu segundo aniversário na emissora, em 7 de setembro de 1990, pondo fim ao Do Ré Mi Fá Sol Lá Si com Mariane.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

Nenhum comentário: