Como se constroe um paradigma.

Um grupo de cientistas trancou cinco macacos em uma jaula, no centro da qual colocaram uma escada e sobre ela um cacho de bananas, mas quando um dos animais tentou subir a escada para pegar a fruta, os que ficaram no chão levaram um jato de água fria.

Tal atitude se repetiu algumas vezes de forma igual, cada vez que um dos macacos tentava pegar as bananas os outros levavam um jato de água fria, até que depois de algum tempo quando um dos animais tentava subir, antes de conseguir tal façanha os outros o impediam agressivamente, pois nenhum queria ser molhado otra vez e, assim, passada algumas pancadarias ninguém subia a escada.

Mas o experimento não estava pronto e os cientistas substituíram um dos macacos, apenas um. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada e rapidamente apanhou dos outros. Depois de algumas surras, o novo membro desistiu das frutas.

Um segundo macaco foi substituído e a mesma coisa aconteceu, ele apanhou dos outros, inclusive daquele que nunca tinha levado um jato de água fria, mas havia sido espancado em suas tentativas de pegar as bananas. E assim, o experimento continuou, trocaram o terceiro, o quarto e, por fim, o último animal que estava na jaula desde o começo.

Os cientistas ficaram então com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo recebido banho de água fria, continuavam a espancar quem tentasse alcançar as bananas e se fosse possível perguntar a alguns deles por que batiam em quem tentasse subir a escada, a resposta certamente seria: Não sei, as coisas aqui sempre foram feitas assim.

Você já se perguntou porque defende tais valores, repete tais atitudes e alimenta tais crenças que tem?

0 comments: