Em meados da década de 1980 e 1990 houve algumas cenas de nudez nas aberturas das telenovelas. Vamos relembrar as mais famosas, quem eram e por onde andam esses modelos.
Beto Simas png. Isadora Ribeiro png. Vinicius Mane png. |
A novela Pantanal que deu muito certo na Globo já tinha sido um sucesso estrondoso 32 anos atrás, em 1990, na Rede Manchete. Nani Venâncio foi a protagonista da abertura da trama.
Ana Venâncio da Silva nasceu no dia 10 de setembro de 1968, em Galileia, Minas Gerais. Ela foi a escolhida para estrelar a vinheta de abertura da novela Pantanal na Rede Manchete. O vídeo de um minuto e quinze, mais ou menos, foi eleito a melhor vinheta de telenovela em um concurso internacional, mas para a modelo gerou algumas dores de cabeça.
Ela disse que na época era casada com o Paquito Gigio e o casamento acabou no dia da estreia da novela porque a modelo aparece nua e as cenas mostram mais do que simplesmente mamilos. Na ocasião, o casal havia reunido um grupo de amigos que trabalhavam na Globo e na Manchete, e ela não sabia que estaria tão exposta.
Nani já tinha feito uma participação como atriz na novela O Outro, da Globo, em 1987. Depois, em 1990, ela atuou na minissérie O Canto das Sereias na Rede Manchete e a partir daí engatou um trabalho no outro. No mesmo ano foi apresentadora do VT Show até 1992 e simultaneamente, em 1991, esteve no elenco de O Guarani. Em 1993 voltou para a Globo e integrou o elenco da novela Olho no Olho, e ano seguinte fez a minissérie Incidente em Antares.
A sua última novela foi em 1997, Mandacaru, produzida pela Rede Manchete. Mas desde 1994 ela trabalhou como apresentadora em vários programas de TV, como Questão de Opinião, Altos Papos, Nei e Nanie, A Tarde é Show e Tarde Top que estreou em abril de 2022 na TV Metropolitana, com Luciano Faccioli e Gisele Alves.
Além do trabalho na TV, Nani também se arriscou na política e se candidatou para o cargo de vereadora em São Paulo nas eleições de 2012 e depois para deputada estadual, também por São Paulo, em 2014, mas não chegou a ser eleita nem uma vez.
Isadora Ribeiro de Sousa nasceu no dia 13 de junho de 1965, em Curitiba, Paraná. Ela se tornou modelo em 1983 e se mudou para o Rio de Janeiro. Em 1987 participou dos testes para uma abertura do programa Fantástico, da TV Globo e protagonizou uma das cenas mais clássicas da nossa TV, reproduzida aos montes, em que ela sai da água logo no começo. E em 1989 foi a escolhida para protagonizar a abertura da novela Tieta, totalmente nua.
Em entrevista ela disse que apesar da timidez, ou melhor, por causa da timidez, achou que deveria se mostrar nua para a equipe da gravação antes de começar o trabalho e assim o fez, desfilou pelada pelo set de filmagens durante meia hora antes de começar a gravar para que se cansassem de olhar para o seu corpo e assim se sentisse mais a vontade para o papel.
Isadora Ribeiro acabou fazendo uma participação especial em um episódio, na novela Tieta, como amante de Modesto. Depois, em 1991 ela fez outra participação em O Dono do Mundo e 1992 teve o seu primeiro grande papel na novela Pedra sobre Pedra e deslanchou na carreira de atriz. Esteve em Mulheres de Areia, Fera Ferida, Pátria Minha, Decadência, Explode Coração e uma série de outras novelas e programas da TV Globo, além de ter atuado também em outras emissoras.
Em 2007 integrou o elenco de Donas de Casa Desesperadas na RedeTV! e em 2010 gravou Uma Rosa com Amor no SBT, além de Amor e Revolução em 2011.
Isadora tem um grande currículo no cinema também, entre os longas em que atuou está Um Anjo Trapalhão, do ano de 2000. E tentou carreira musical, chegou a gravar algumas canções e até se apresentar em alguns programas de TV, mas o projeto não vingou.
Mônica Fraga dos Santos Dib da Costa nasceu no dia 18 de janeiro de 1970, na cidade de Rio de Janeiro. Ela trabalhou com os trapalhões, o que lhe rendeu a capa da revista Playboy de setembro de 1990, e em 1992 foi a escolhida para estrelar a abertura da novela Pedra sobre Pedra.
O corpo de Mônica é encaixado em paisagens da Chapada Diamantina, em alguns momentos ela se transforma em algo da natureza, e em outros é ao contrário, da natureza surge o a modelo.
Ela conquistou a TV e trabalhou em Os Trapalhões, mais tarde começou a atuar em telenovelas, integrou o elenco de várias como: Cara & Coroa, Por Amor, Senhora do Destino e Uga Uga, entre outras, além de vários episódios do programa Você Decide.
Mônica Rodrigues Carvalho nasceu no dia 28 de março de 1971, em Rio de Janeiro. Ela foi descoberta por um olheiro, aos treze anos, enquanto se bronzeava na praia da Barra da Tijuca e foi convidada para estrelar uma campanha de uma marca de bronzeadores. Nos anos seguintes venceu concursos de beleza e deu sequência a sua carreira de modelo, inclusive assinou com a Ford Models, aquela em que a Xuxa trabalhou em Nova Iorque.
Ela foi a eleita para protagonizar a abertura da novela Mulheres de Areia, mas só conseguiu o papel porque insistiu muito com Hans Donner, o responsável pela criação das aberturas da emissora. Mônica contou que uma amiga lhe avisou sobre os testes e a acompanhou até os estúdios da Globo onde chegou com seu book de modelo sem conhecer ninguém na TV.
Ela disse em uma entrevista que só o fato de ter deixado um material na emissora já a tinha feito feliz, mas na saída deu de cara com o Hans Donner e se não fosse a sua amiga avisar, ela passaria direto, aí voltou e lhe mostrou pessoalmente as suas fotos e conseguiu convencê-lo a fazer o teste com ela, que segundo ele já tinham sido finalizados. Ou seja, se não fosse a sua insistência teria sido outra mulher na abertura da novela.
Depois desse trabalho ela atuou em um episódio da série Confissões de Adolescente na TV Cultura e em 1994 passou pela Oficina de Atores da Globo e fez uma participação especial na novela Quatro por Quatro como namorada do jogador Renato Gaúcho. Ainda na Rede Globo atuou nas novelas História de Amor, Chocolate com Pimenta e Porto dos Milagres, entre outras, além de fazer duas personagens em Malhação e atuar no programa Você Decide e na série A Vida Como Ela É, exibida no Fantástico.
Mônica fez cinema, foi capa de várias revistas, fez peças de teatro e atuou em novelas da Record e SBT, como Cidadão Brasileiro, Caminhos do Coração e Uma Rosa com Amor. Em 2001 fez a campanha Minha Estrela Brilha Contra o Câncer.
Depois de gravar Senhora do Destino, em 2004, afastou-se da TV para cuidar da família e tentou voltar a atuação quando a filha já estava maiorzinha, mas disse em entrevista que atuar é uma área muito difícil. Ela fez faculdade de Comunicação, embora não exerça a profissão.
E não foram só as mulheres que se expuseram nuas, os homens também tiveram seus corpinhos explorados. O modelo Floriano Teixeira foi o escolhido para a abertura da novela O Clone. Hans Donner optou gravá-lo com uma peça íntima para não limitar os seus movimentos.
O rapaz foi eleito para o papel quando o diretor observou que os contornos do seu corpo se assemelhavam a dunas, que tinha tudo a ver com o deserto de Marrocos onde se passava a trama.
Vinícius Manne teve a nudez mais polêmica das aberturas de telenovelas. Ele nasceu no dia 24 de maio de 1965, em Rio de Janeiro. Aos 22 anos, em 1987, aparece por alguns segundos nu, na abertura da novela Brega e Chique. Como a Censura Federal ainda existia a Globo foi obriga a cobrir a bunda do rapaz com uma folha de parreira.
Ou seja, no primeiro dia ele apareceu nu e no segundo dia com uma folha de parreira cobrindo o traseiro. Não contente com o tamanho da folha, a Censura obrigou a emissora a aumenta-la. E não contente ainda, a vinheta foi alterada e não mostrava o rapaz de corpo inteiro, mas após alguns dias de protestos de setores mais progressistas o seu corpinho foi liberado para a alegria geral da nação.
Vinícius Manne foi capa do disco internacional da novela, nu e de costas, mas de corpo inteiro. Ele foi eleito modelo do ano em 1988 e participou de diversas campanhas de moda e publicidade. Após duas temporadas na Europa, ele retornou ao Brasil e estrou no teatro.
Em 1990 fez o seu primeiro trabalho em uma telenovela em Rainha da Sucata. Depois atuou em Celebridades, Páginas da Vida, Caminho das Índias, Aquele Beijo e Império, entre outras, além de várias minisséries, episódios de Você Decide e filmes.
E para fechar a lista, um bônus. Beto Simas, que não apareceu sem roupas em nenhuma abertura de novela, mas esteve totalmente nu na abertura das Olimpíadas de 1992. Ou seja, assim como a Globeleza no carnaval, ele aparecia peladão a qualquer momento durante as transmissões dos jogos.
Seu nome completo é Luiz Alberto Nunan Simas, ele nasceu no dia 21 de julho de 1962, em São Paulo. A sua estreia na TV foi em 1981 na novela Os Adolescentes da Band. Em 1992 fez uma participação em Despedida de Solteiro e em 1994 apareceu em um capítulo de A Viagem. No mesmo ano protagonizou um episódio de Você Decide e em 1996 entrou para o elenco de Malhação.
O seu segundo grande trabalho na teledramaturgia foi na novela Torre de Babel em 1998. Antes disso ele tinha feito participações em Caça Talentos, com a Angélica, em outro episódio de Você Decide e um novo personagem em um capítulo de Malhação em 1998. Repetiria o feito em 2015 na temporada Seu Lugar no Mundo.
Se na TV ele atuou de forma discreta, no cinema, em 1999, Beto interpretou o indígena Nhaepepô no filme Hans Staden onde aparece em nudez frontal. Ele poderia ter dado sequência a sua carreira de ator, mas preferiu se dedicar a capoeira e foi professor da atriz Halle Berry, quando ela estava se preparando para o papel de Mulher-Gato no filme de 2004.
Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.
0 comments:
Postar um comentário