Não chame o dia dos namorados de Valentines Day - porque não é!

Já vi várias vezes pessoas fazendo referências a Valentines Day ao fazer posts sobre o dia dos namorados, como se esse termo fosse uma tradução en inglês da comemoração à data celebrada no Brasil. Sinto informar, mas não é!

A tradução de Valentines Day é "Dia de São Valentim", e esse dia é celebrado em 14 de fevereiro.

Valentim foi um bispo que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes, mas ele continuou celebrando casamentos. Sua audácio lhe custou a vida, pois ao ser descoberto foi preso e condenado à morte.

Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. E durante o seu tempo de prisão se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte, 14 de fevereiro, também marca a véspera de lupercais, festa anual celebrada na Roma antiga em honra a deusa Juno e ao deus Pan. Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar são Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Saint Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a). Na sua forma moderna, a tradição surgiu em 1840, nos Estados Unidos, depois que Esther Howland vendeu US$ 5 000 em cartões do Dia dos Namorados, uma quantia elevada na época. Desde aí, a tradição de enviar cartões continuou crescendo, e no século XX se espalhou por todo o mundo.

No Brasil, a data foi criada pelo publicitário João Doria, sendo comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro. O empresário trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes paulistas, iniciando em junho de 1949 uma campanha com o slogan "não é só com beijos que se prova o amor". A estratégia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim, que é utilizada para incentivar a troca de presentes entre o casal apaixonado.

Como pode ver, o dia dos namorados no Brasil está mais para "Anthony's Day", ou seja, está mais perto da festa de Santo Antonio do que a de São Valentin.

0 comments: