Como foi o ano de 2002.

2002 foi o último ano palíndromo dessa geração de terráqueos, porque o próximos será só em 2222, ou seja, já não estaremos aqui, mas você sabe o que é palíndromo?

É quando uma palavra, ou frase, pode ser entendida de frente para trás e de trás para frente, como OVO e ARARA... a frase mais longa que tenho conhecimento é "Socorram-me subi no ônibus em Marrocos".


Pois bem, em 2002 tivemos na TV a minissérie O Quinto dos Infernos escrita por Carlos Lombardi que estreou no dia 8 de janeiro e se tratava dos bastidores da Independência do Brasil e a fundação do Império, contada de maneira cômica e com muita aventura. O curto folhetim fez muito sucesso na época.

Apesar da boa audiência dos folhetins da Globo se comparado com os outros canais, 2002 ficou marcado pelos imprevistos nas tramas da emissora. Nem todas as produções tiveram resultado satisfatório. A novela das 19h, As Filhas da Mãe por exemplo, precisou ser encerrada antes do previsto devido o baixo índice do IBOPE. Assim, Euclydes Marinho teve que adiantar a estreia de Desejos de Mulher, que entrou no ar no dia 21 de janeiro, mas conseguiu ser pior que a sua antecessora.

Inicialmente a trama estrearia somente em maio e segundo a vontade do autor deveria passar no horário das 20h, mas já tinha uma fila de autores esperando para ocupar essa faixa. Além disso, Euclides teve que mexer várias no enrredo a fim de melhorar a audiência, o que dificultou uma linha objetiva para os personagens.

Quase um mês depois, em 25 de fevereiro estreou a novela Coração de Estudante no horário das 18h escrita por Emanuel Jacobina que foi convocado às pressas porque a trama Dança da Vida que estava prevista foi cancelada por uma determinação da justiça porque era ano de eleição e a trama abordava um tema político. Parte do elenco foi realocado para a nova novela.

Carlos Lombardi, o autor de O Quinto dos Infernos, teve que intervir no roteiro para fazer a novela decolar. Além disso, a personagem de Helena Ranaldi teve que fazer uma viagem não programada para ficar fora do folhetim para se recuperar de uma fratura no nariz que ocorreu durante a gravação de uma briga com o ator Fabio Assunção.

No dia 17 de junho estreou a novela Esperança, na faixa das 20h, escrita por Benedito Ruy Barbosa. O autor escreveu até o capítulo 149 e teve que se ausentar por problemas de saúde, assim Walcyr Carrasco assumiu a novela até o final. A ideia inicial era que a trama fosse a continuação de Terra Nostra, mas a ideia foi descartada devido a dificuldade que a produção enfrentaria para dar continuidade aos acontecimentos.

O cantor Paulo Ricardo que tinha o desejo de estrear como ator, ganhou o papel do Samuel depois da recusa de Rodrigo Santoro e Marcello Antony para interpretar o personagem.

Em 26 de agosto estreou a novela O Beijo do Vampiro, no horário das 19h, escrita por Antônio Calmon, o mesmo autor de Vamp, de 1991. Mas ele não queria fazer qualquer ligação com a mesma, apesar do tema ser o mesmo, os vampiros. E para escrever a trama buscou inspiração no livro Drácula de Bram Stoker e nas comédias A Dança dos Vampiros e Dracula: Morto, mas Feliz. 

Claudia Raia teve o rumo do seu personagem alterado na trama devido a gravidez inesperada e apesar de não ter sido um grande sucesso a novela foi esticada em mais 60 capítulos para não coincidir com o final de Sabor da Paixão.

Sabor da Paixão estreou no dia 30 de setembro, no horário das 18h, escrita por Ana Maria Moretzsohn. Letícia Spiller, a protagonista, usava uma peruca para interpretar Diana porque estava careca por conta da peça O Falcão e o Imperador que fazia na época.

O SBT também produziu novelas, no dia 9 de abril estreou Marisol, uma versão da trama mexicana que tinha o mesmo nome. Bárbara Paz e Alexandre Frota foram escolhidos para protagonizar o folhetim porque tinham sido os artistas em alta pela participação que fizeram na primeira edição do reality show Casa dos Artistas. E o David Grinberg, diretor da produção brasileira, não descartou a participação de outros artistas que integraram o reality, ele disse que quase todos tinham feito testes.

Teve também a Pequena Travessa que estreou no dia 4 de novembro, substituindo Marisol. Foi outra versão mexicana, e teve a Paquita Bianca Rinaldi como protagonista.

2002 foi o ano dos reality shows. A Globo adquiriu o direito de produzir o Big Brother Brasil e levou uma rasteira do Silvio Santos que apresentou um programa similar em 2001, o Casa dos Artistas. Mas a versão oficial do programa fez tanto sucesso quanto. Estreou no dia 22 de janeiro com 12 participantes e foi até 2 de abril tendo como vencedor o Kleber Bambam. E no mesmo ano foi ao ar a segunda edição com outros 12 participantes que estreou no dia 14 de maio e foi até 23 de julho, tendo como vencedor o Rodrigo Leonel.

Essa foi a único vez que o Big Brother teve duas edições no mesmo ano no Brasil. Você pode ver uma matéria exclusiva sobre o programa clicando aqui.

O SBT não se intimidou com a pressão que a Globo fez e colocou no ar a segunda edição do Casa dos Artistas em 17 de fevereiro com um superelenco, indo até 19 de maio tendo como vencedor o Rafel Vanucci. E no dia 2 de junho colocou no ar a terceira edição mesclando artistas com seus pseudos fãs, que foi até 28 de julho e teve como vencedor Sérgio Paiva, o fã da Solange Frasão.

Você pode ver uma matéria exclusiva sobre a Casa dos Artistas clicando aqui.

E você acha que parou por aí? Nada. A Globo e o SBT estavam em pé de guerra pela audiência. As duas emissoras estrearam simultaneamente um reality show musical. A Globo, Fama. E o SBT, Popstars. Os dois programas estrearam no dia 27 de abril. Cada um tinha a sua característica, eram diferentes, mas mesmo o reality da Globo sendo apresentado por Angélica e Toni Garrido, o do SBT foi o que fez mais sucesso.

A vencedora do Fama foi Vanessa Jackson que desapareceu depois do programa, enquanto que outros participantes fizeram mais sucesso que ela. Ela reclamou que o contrato de exclusividade com a emissora lhe prejudicou. E assim que acabou o programa, a emissora engatou a segunda temporada chamando de Fama Bis.

O vencedor da segunda temporada foi Marcus Vinile que também sumiu da TV. Dessa edição o Thiaguinho ficou mais conhecido, e teve o caso da Maryanna Novaes que foi expulsa por não seguir as regras do programa. Ela se recusava a fazer aulas de expressão corporal dizendo que estava lá só para cantar. Errada não estava.

Já o Popstars no SBT, formou o grupo Rouge com a Fantine, Aline, Luciana, Patricia e Karin. Que foram um fenômeno. Até os dias de hoje! Elas formaram o girl grupo mais bem sucedido no nosso país, vendiam até areia no deserto, eu duvido que você nunca cantou asere rê, rá de rê... As meninas foram exploradas até a exaustão. E até quem não passou nos testes ficou famosa, pelo menos uma das candidatas, a Marjorie Estiano. 

Em 2002 foi o ano que acabou a pareceria entre Xuxa e Marlene Matos, dando fim ao programa Planeta Xuxa e também ao grupo das Paquitas e as duas fizeram os seus primeiros voos solos.

Marlene Mattos elaborou o projeto de um musical para o final de ano chamado Jovens Tardes, sobre a Jovem Guarda, que deveria ser apresentado em duas partes. O especial foi ao ar a partir de 27 de outubro, com apresentação do grupo KLB, da dupla Pedro e Thiago e dos cantores Wanessa Camargo e Fael Mondego. Mas devido a boa recepção do especial, em março de 2003 se tornou um programa fixo na grade da emissora.

E Xuxa tirou do papel o seu projeto Mundo Da Imaginação que era um programa de meia hora totalmente didático e voltado para crianças de 2 a 6 anos. O infantil se chamou Xuxa no Mundo da Imaginação e estreou no dia 28 de outubro. No começo recebeu boas críticas dos especialistas de TV, mas por passar em uma emissora comercial, as concorrentes tinham mais apelos e o diário foi perdendo audiência e passou por algumas reformulações ao longo dos dois anos que esteve no ar.

Como podemos ver, 2002 foi um ano de muitas transformações e novas experiências, e isso se estendeu também na área política.

Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente nas eleições de outubro, depois de ter tentado a eleição outras três vezes. Ele havia perdido para o Fernando Collor de Melo em 1989, depois duas vezes para o Fernando Henrique, em 1994 e 1998, tendo se elegido com quase 53 milhões de votos, tornando-se o segundo presidente mais votado do mundo, atrás apenas de Ronald Reagan dos Estados Unidos, nas eleições de 1984.

O Brasil entrou numa das suas melhores fases da história. Os pobres, onde eu me incluo, começaram a viajar de avião e entrar para a faculdade, o país entrou em ascensão econômica, ganhou destaque no exterior e a vida ficou melhor para muita gente. Apesar de alguns difenderem a teoria de que isso tudo foi um efeito do trabalho feito pelo seu antecessor, mas o fato é que os sucessores só levaram o país para baixo, cada vez mais para baixo.

Entre os vários filmes lançados nesse ano nós tivemos O Senhor dos Anéis – A sociedade do Anel. Vanilla Sky. O Fabuloso Destino de Amelie Polain. Onze Homens e um Segredo. A Era do Gelo. Abril Despedaçado. A Rainha dos Condenados. Homem-Aranha. Crossroads – Amigas para Sempre. Star Wars episódio 2. MIB 2. Cidade de Deus. Sinais. Scooby-Doo. Madame Satã. Xuxa e os Duendes 2. Harry Potter e a câmera secreta e O Senhor dos Anéis – As duas torres.

Na música tivemos a internacional Déborah Blando cantando só em português.  Sandy e Junior se lançando em carreira internacional. Assim como Kelly Key que lançou em espanhol. Eliana celebrando seu 10º álbum no estilo XSPB. Gugu também entrou na onda do XSPB e lançou Gugu para crianças. E Xuxa lançou o Só Para Baixinhos 3 que ganhou o grammy de melhor álbum infantil. Tivemos o quarto e último álbum da Jackelyne Petkovick, Na Onda da Jacky. Mas tivemos lançamentos também, como o grupo Rouge. A jovem dupla Pedro e Thiago. E a reunião de três cantores experientes formando um novo grupo, os Tribalistas. Além do terceiro álbum de Wanessa Camargo. E o terceiro álbum de KLB.

A seleção de futebol do Brasil conquistou o quinto campeonato mundial na Copa do Mundo que foi sediado na Coreia do Sul e no Japão. Na época o Ronaldo de Lima, chamado de Ronaldinho fenômeno, passou por alguns problemas de saúde e corria o risco de não entrar em campo, para driblar os rumores de sua má situação, cortou o cabelo de uma forma inusitada similar ao do personagem Cascão da Turma da Mônica. O truque deu certo, não se falava em outra coisa.

E um dos casais mais famosos da atualidade que não tinha medo de chocar a tradicional família hetero-cristã-brasileira posaram nus. Conrado foi capa da revista G Magazine do mês de março e Andreia Sorvetão foi capa da revista Sexy do mês de junho.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.

0 comments: