Mudei de casa em Barcelona, ou melhor, saí de um apartamento e passei a morar em uma casa de verdade. Agora tenho acesso a três outras praias de nudismo, além daquelas quatro que já tinha desde o meu antigo endereço. Vou detalhar um pouco de cada uma que conheci porque elas têm suas características bem peculiares.
1 - San Sebastià: é a mais antiga da cidade de Barcelona e a que está mais perto do grande centro. Está ao lado da praia mais turística da cidade e tem um grande fluxo de pessoas, ou seja, não é muito cômodo praticar nudismo nesse local porque tem mais gente curiosa do que banhistas nus. Para que você tenha uma ideia de como é o movimento ao redor, veja o clipe da música Loca de Shakira, as cenas em que ela anda de patins foram gravadas lá.
2 - Marbella: está um pouco mais afastada do grande centro, mas é totalmente dentro da cidade e tem linha de ônibus e metrô que param bem perto. É onde se pode praticar nudismo mais a vontade apesar de o fácil acesso também possibilitar a visita de curiosos. Essa praia é conhecida como um point gay e enche de homens de corpos esculturais no ápice do verão, mas os héteros também a frequentam e costumam levar seus filhos, apesar de ser meio comum alguns banhistas deixarem a mostra sua ereção. Eu já relatei em outro post que vi pela primeira vez um homem trans sem pênis desfrutando de seu direito de andar nu no local, muito naturalmente, além de uma linda jovem trans exibindo sua bem sucedida cirurgia de redesignação sexual.
3 - El Prat de Llobregat: esta é uma pequena faixa de areia que está conjunta com uma praia ao lado do aeroporto. Estive apenas uma vez e já era final do período de calor no país, ainda assim divimos a área, eu e meus dois amigos com quem estava, com um casal que tinha levado seus dois filhos e um senhor que chegou sozinho. Um detalhe das praias de Barcelona é que são construídas e requerem manutenção, e esse espaço reservado aos nudistas me parecia muito frágil aos temporais de inverno. Espero que continue sendo restaurada a cada temporada como são feitas as outras faixas de areia da cidade.
4 - Filipinas: fica mais ou menos perto da anterior, os aviões passam por cima ainda em processo de subida ao saírem do aeroporto, mas essa é mais extensa e tem a faixa de areia mais larga também. Não há um divisão física entre a zona nudista e não nudista e costuma ser bem tranquila em relação as duas que estão dentro da cidade de Barcelona, pois o fato de exigir mais tempo para chegar até ela, não enche tanto e não tem os vendedores ambulantes de bebidas e cangas que passam gritando o tempo todo. Notei a presença de mais pessoas de idade do que de jovens no local.
5 - Malbins: fica bem mais longe do centro da cidade de Barcelona, mas para quem não tem carro o acesso é mais fácil do que as duas últimas. Essa pertence ao estado de Barcelona, mas já está fora da capital, no entanto, como o meio de transporte público tem uma malha bem extensa a região onde está localizada, Sitgies, é super turística e conhecida como cidade gay. As pequenas praias divididas por rochas estão muito próximas de ruas e casas. Como a área nudista não é tão extensa cada metro quadrado é bem disputado no ápice do verão.
6 - Playa Del Hombre Muerto: é a mais afastada do centro. Ela fica entre duas pequenas cidades, Sitgies e Vilanova i La Geltru. Apesar de a linha do trem que conecta ambas passar à borda do balneário, de qualquer lado que você queira partir levará uma hora caminhando até chegar lá. O nome, segundo os frequentadores mais antigos, se dá por que foi encontrado no local um aviador morto na época da segunda grande guerra. Esse pequeno recanto tem mais pedras do que areia, mas ganha um quiosque no período do verão e é conhecida como a primeira praia nudista gay da história, não sem razão também é popular pelas trilhas da mata que a cerca onde é muito fácil encontrar pessoas transando.
7 - Aigua Dolç: pertence a cidade de Vilanova i La Geltru, esta é a que está mais perto de casa agora, são poucos minutos em bicicleta. Está ao lado de outra praia não nudista e muito perto do centro. Notei que é muito frequentada por pessoas mais velhas, casais sozinhos ou em família. Vi pais brincando com seus filhos de uma forma muito natural como deveria ser a relação com nosso corpo em qualquer situação.
O lado positivo das praias da Espanha é que se pode ver gente nua em qualquer uma. As pessoas costumam se despir para se trocar na areia, ou mesmo próximo a calçada na borda da faixa de areia e digo isso não em tom voyeur, mas porque me fascina a naturalidade que os espanhóis tem em relação a nudez. O lado negativo é que mesmo nas praias exclusivamente nudistas muitas pessoas aparecem porque esses recintos costumam ser mais tranquilos, ou por pura curiosidade mesmo, e não se despem completamente.
Então, deixo o meu apelo para você que pretende conhecer alguma. Quando chegar a qualquer praia nudista será bem vindo, mas se entrar em uma delas, por favor, desnude-se, tire toda a roupa. Ou então procure outro balneário, porque é muito injusto alguém que pode frequentar qualquer praia escolher uma nudista, enquanto que os nudistas são mais respeitosos e não se expõem onde a maioria está com roupa de banho por receio de sofrer sansões.
2 comments:
Bem explicado.
Mas uma dúvida: posso ficar nu em QUALQUER praia espanhola sem a polícia me censurar?
Teoricamente sim, Atila. Eu já vi várias pessoas nuas, mas para se trocar e conheço algumas pessoas que disseram que já tomaram sol nuas em praias não nudistas, mas em um caso algumas pessoas se incomodaram e chamaram a polícia, no entanto, não é crime.
Postar um comentário