Walfredo Campos Maya Júnior nasceu em Goiânia, no dia 10 de setembro de 1953. ele se tornou mundialmente reconhecido pelo seu trabalho como ator e diretor.
Wolf, como é conhecido, estudou interpretação na escola O Tablado e no Conservatório Nacional (Rio de Janeiro) e se formou em teatro musical em Nova Iorque pelo Carnegie Hall Ballet. Ele atua desde a década de 1980 e atuou em diversos espetáculos, novelas e minisséries. Apresentou espetáculos musicais simultaneamente a sua carreira de diretor, de forma precursora no Brasil.
Como ator esteve nas telenovelas Barriga de Aluguel, Mulheres de Areia, Cara e Coroa, Uga Uga, Kubanacan, Senhora do Destino e Duas Caras, entre outras. E como diretor trabalhou em Barriga de Aluguel, Mulheres de Areia, A Viagem, Cara e Coroa, Malhação de 1996 e I Love Paraisópolis, entre outras tantas.
Ele é criador, presidente e professor da Escola de Atores de Wolf Maya.
Em 2016, inaugurou o Teatro Nathalia Timberg, no Rio de Janeiro, em homenagem à atriz, e no mesmo ano foi dispensado da TV Globo após 35 anos de contrato. Em 2019 chegou a ser contratado pela emissora de Portugal TVI para dirigir a novela Na Corda Bamba, de Rui Vilhena, porém foi demitido antes mesmo do início das gravações após fazer críticas a teledramaturgia portuguesa, dizendo que era precária e muito atrasada.
Em 2022, ao participar do podcast O Papagaio Falante do Sérgio Mallandro, disse que para ficar com ele é muito fácil, basta olhar e não se limita a um gênero sexual, pode ser menina ou menino.
0 comments:
Postar um comentário