Porque agredimos e mentimos!

Você já deve conhecer a expressão "botar o pau na mesa", certo? Mas, entende o sentido da frase?


Pois, pau, nesse caso, refere-se ao orgão genital masculino. E a expressão como um todo descreve um homem, presente em uma reunião sentado à uma mesa com outras pessoas, e que levanta-se como atitude de auto afirmação e superioridade em relação aos demais. Ao ficar em pé, o seu genital fica no mesmo nível da mesa, ou pouco acima. Ou seja, quando alguém se sente inferiorizado, a atitude impulsiva é tomar uma postura mais altiva abrindo os ombros, elevando o queixo, ou se todos estão sentados, colocando-se em pé.

Tentar colocar-se em nível físico superior aos demais é reflexo de um sentimento interno de inferioridade. E partindo desse mesmo princípio surge a agressão, seja física ou verbal.

Imagine um rato sendo perseguido por um gato. Quando o rato se vê incurralado, a sua única alternativa de tentar escapar com vida é revidando, atacando o gato. Nós somos iguaizinhos. Quando nos sentimos inferiorizados, atacamos/agredimos.

E quanto a mentira, o processo é parecido, pois muitas vezes o ato de mentir é uma forma de tentar se preservar. Ou seja, a mentira é fruto do medo. Mentimos porque sabemos que fizemos algo errado e temos medo das consequências, ou mesmo quando não tivemos culpa, mas ficamos com medo da reação das pessoa a quem dependemos ou simplemesmente convivemos.

Então, se você costuma ser agressivo ou mentir, procure saber por que é que se sente inferiorizado e por que tem medo.

Mas, se você é o alvo das agressões e percebe que não estão sendo sinceros contigo, procure perceber por que representa uma ameaça a outra pessoa e reveja as suas atitudes e as suas reações quando descobre que elas cometeram ou estiveram envolvidas em algo que você desaprova.

A culpa nem sempre é do outro, pode ser sua, independente do lado em que você está.

0 comments: