RuPaul

RuPaul Andre Charles nasceu em San Diego, nos Estados Unidos, no dia 17 de novembro de 1960. Ele ficou conhecido como RuPaul ou Mãe das Drags.

RuPaul já passeou por vários segmentos artísticos, é modelo, autor, cantor e apresentador. Tornou-se conhecido nos anos 90 quando apareceu em uma grande variedade de programas televisivos, filmes e álbuns musicais, seu hit mais forte é Supermodel (You Better Work) e Don't go break my heart, nesse segundo divide vocal com Elton John.

Desde 2009, ele produz e apresenta o reality show de competição RuPaul's Drag Race, pela qual recebeu quatro prêmios Emmy, em 2016, 2017, 2018 e 2019, como melhor apresentador de reality show e é considerado a drag queen mais bem sucedida comercialmente nos Estados Unidos. Em 2017, ele foi incluído na lista anual da revista Time das 100 pessoas mais influentes do mundo.

RuPaul iniciou como músico e diretor de filme em Atlanta, Geórgia durante os anos 1980. Ele participou em filmes undergroud, ajudando à criar o filme de baixo orçamento RuPaul Is: Starbooty! e um álbum com o mesmo nome. Em Atlanta, RuPaul também performava na boate Celebrity, gerenciada por Larry Tee, como dançarino de bar ou com sua banda Wee Wee Pole. RuPaul também performou como apoio de voz para Glen Meadmore junto com a drag queen Vaginal Davis. Nos EUA, sua primeira aparição a nível nacional foi em 1989, onde apareceu dançando no clipe "Love Shack" de The B-52's.

No começo dos anos 90, RuPaul trabalhou em clubes na Georgia, e era conhecido por seu nome completo de batismo. Inicialmente participando em performances do estilo gender bender, RuPaul performou solo, e em colaboração com outras bandas em diversas boates de Nova Iorque, com destaque para o Pyramid Club. Apareceu por muitos anos no festival anual de drags Wigstock, bem como no documentário Wigstock: The Movie. Nos anos 90, era conhecido no Reino Unido por suas aparições no seriado Manhattan Cable do Channel 4, um seriado semanal produzido por World of Wonder, e apresentado pela apresentadora estados-unidense Laurie Pike, acerca do excêntrico e selvagem sistema de televisão aberta de Nova Iorque.

A ele são dados os créditos por criar uma maior exposição para as drags da Cultura LGBT na sociedade de massa, e posteriormente, ao sucessivo aumento de audiência de RuPaul's Drag Race. Seu talk show The RuPaul Show foi o primeiro show nacional a ter uma drag como apresentador. Com sua parceira Michelle Visage, ele recebeu, durante os 100 episódios do programa, uma variedade de convidados proeminentes, tais como Cher, Lil' Kim, Ariana Grande, Christina Aguilera, Lady Gaga e Diana Ross. Além de ter uma variedade de esquetes de comédia, o show foi notado por discutir tópicos dos quais não se falava, até então, na televisão dos anos 90, como empoderamento negro, empoderamento feminino, misoginia, e política liberal. Em 1999, RuPaul recebeu o prêmio Vito Russo Award no GLAAD Media Awards por trabalhar pela promoção da igualdade na comunidade LGBT.

0 comments: