Mindfulness - O momento presente

O termo mindfulness está em moda, e você sabe o que isso significa?

Trata-se de um exercício para manter a mente focada no momento presente, fim.

É só isso mesmo, não há nada mais a que acrescentar, ou seja, esse post poderia acabar aqui, mas eu gostaria de contar uma história. É de como eu aprendi o que era mindfulness antes de conhecer essa palavra. Bem antes.

Eu cursei Filosofia entre os anos de 2002 e 2004, e uma das matérias que mais gostava era a de Psicologia. A professora era uma religiosa de uma congregação que não usa o clássico hábito da maioria das freiras, ou seja, podia passar desapercebida entre a multidão. Tinha aulas com ela pela manhã, à tarde quem quisesse encontrá-la deveria ir até um consultório onde atendia seus pacientes, e a noite somente no convento.

Uma vez, durante uma aula, ela disse que dividia o seu dia em três partes e que não mesclava responsabilidades em horários inapropriados. Ou seja, pela manhã era somente professora, pela tarde incorporava a psicóloga, e depois do expediente tinha todo o resto do dia para ser freira.

Eu pensei, incrível. É isso que eu tenho que fazer para render mais nas minhas atividades.

Quando estamos fazendo alguma coisa, por exemplo tomando café, não vamos conseguir fazer outra coisa que não seja tomar café. Se nesse momento tivermos que entrar na conta bancária para fazer uma transferência, vamos interromper o café e ainda é bem provável que durante a transação financeira estejamos pensando no que vamos comer no almoço. E aí, talvez, podemos cometer alguma falha na operação online, provavelmente não chegaremos a nenhuma conclusão em relação ao prato do meio dia e ainda deixaremos o café esfriar.

Qual é a solução?

Mindfulness!

Concentre-se no seu café, desfrute do que está comendo. O seu corpo vai assimilar melhor o alimento. Organize-se, crie uma planilha com dias e horários para cada coisa importante que você tenha que fazer, inclusive reserve hora para o seu prazer, descanso e ócio. Aliás, é durante o ócio que surgem as melhores ideias.

Faça uma coisa de cada vez.

0 comments: