O Brasil tem muitos reis e rainhas nos mais variados segmentos artísticos, além de outros títulos na música, dança e TV, entre outros. Hebe, por exemplo, foi eleita a rainha da televisão, Pelé é o rei do futebol, e por aí vai.
Como algumas celebridades que marcaram nossa infância não tinham nem um título, o perfil do Canal LOTV no Instagram promoveu uma votação para nomear as musas infantis e alguns apresentadores.
Quando Xuxa estreou no Clube da Criança, em 1983, já haviam programas infantis com plateia de crianças. Ela usou praticamente o mesmo formato que a Tia Dulce utilizava em uma TV local de Minas Gerais, mas a partir de 1986, com sua estreia na Globo, a fórmula fez tanto sucesso que virou febre e se tornou a principal receita para quem quisesse fazer sucesso com as crianças.
Na carona do sucesso, vieram Mara com o Show Maravilha no SBT, e Angélica no Clube da Criança na Rede Manchete. As três formaram a trindade infantil, e como a Xuxa estava na frente de todas, em termos de estreia e audiência, e era referência para elas, foi chamada de Rainha dos baixinhos. E não lhe faltou coroa, manto e faixa ao longo dos anos que comandou o infantil.
Enquanto as loiras começaram a dominar o cenário infantil, Mara se destacava pelo tom moreno. Algumas vezes ela até recebeu faixa e coroa das crianças da plateia, mas o título que mais pegou e foi aprovado pelos que comentaram no Instagram é “A Morena da Criançada”.
E a Angélica não tinha título mas, desde o Clube da Criança ela já estava sendo treinada para o que iria fazer na Globo e no cinema. Aliás, até no SBT também. Ela passou pela floresta encantada, entre flores e cristais, aprendeu como uma fada a falar com os animais. Então, o título que mais se adequa a ela, segundo os que votaram no Instagram, é Fada do Brasil.
Nesse mesmo período que as três divas reinavam, o Bozo também tinha o seu espaço na TV. Aliás, ele imperava nas manhãs do SBT antes delas, só foi destronado quando a Xuxa estreou na Globo, e apesar de o personagem ser interpretado por vários atores, o palhaço, a entidade Bozo, recebeu o título de Embaixador da Boa Vontade.
Esse é um título da UNESCO. Os Embaixadores da boa vontade eram, ou são, celebridades que usam o seu talento ou fama para disseminar os ideais da UNESCO, especialmente para atrair a atenção da mídia. E UNESCO cede outros títulos, como Artista UNESCO para a Paz, Campeão UNESCO para o Desporto e o Enviado Especial da UNESCO.
Outro palhaço que esteve a frente de um programa infantil foi o Carequinha, na Rede Manchete. Ele é o palhaço predileto da Xuxa e dividiu com ela as faixas do álbum do Clube da Criança. O mais autêntico dos palhaços recebeu o título de Palhaço do Brasil.
Além de Mara Maravilha, Silvio Santos apostou em Sergio Mallandro para comandar um programa infantil no SBT. Ele estreou pelas manhãs o Oradukapeta. Ele era o grande amigo de Xuxa, e juntos fizeram filme, programas... Então, a pergunta era se ele merecia o título de Kapeta, tal como o nome do seu primeiro programa, ou lhe caía bem ser chamado de Rei do Baixinhos. E o título escolhido respeitou a ideia original do Silvio Santos, Sergio Mallandro é o Kapeta em forma de guri.
Ainda no SBT, apareceu outra moreninha para enriquecer as manhãs da garotada. A Simony, que já tinha passado pela Globo e pela Manchete. E o Silvio Santos escolheu um nome bem conceitual para o seu programa, aliás o programa todo era conceitual. Dó Ré Mi Fá Sol Lá Simony. Mas, ela será eternamente lembrada como a garotinha do Balão Mágico. E na enquete do Instagram, entre as sugestões dos próprios seguidores, o título que ela recebeu tem a ver com essa fase do Balão. A partir de agora, dirijam-se a ela como A Super Fantástica Simony.
Depois de um ano no comando do infantil no SBT, Simony estreou outro programa e Mariane Dombrova assumiu o seu posto. Ela encantou todo mundo com o seu jeito meigo e com sua voz espetacular, mas foi desligada da emissora dois anos depois por ter mudado o visual sem a permissão da direção da emissora. Então, entre as sugestões do Instagram estavam os títulos, Madeixas Preciosas e Garota Radical, mas os fãs preferem dirigir-se a ela como Voz Encantadora, a Sereia das crianças.
Nesse período havia outros palhaços, a dupla Atchim e Espirro que estrearam na Band o Circo da Alegria, mas que já vinham de outras emissoras, não poderiam ficar de fora porque tiveram um papel bem representativo na época. Eles receberam o título de Amigos da Garotada.
No segundo semestre de 1991, Eliana estreou como apresentadora do Festolândia. Antes disso ela havia passado pelos grupos A Patotinha e Banana Split. Como o programa saiu do ar em pouco tempo depois, ela passou a apresentar uma sessão de desenhos e continuou gravando as músicas para o seu primeiro álbum.
No entanto, como aparecia na tela só da cintura para cima, ela desenvolveu a habilidade de dançar com os braços, com as mãos, e o seu hit mais forte da época foi a canção Os Dedinhos. Então ficou fácil, a maioria das pessoas que votaram no Instagram, optaram pelo título que ela já vinha sendo chamada, a moça dos Dedinhos.
Em 1993, com a mudança da Angélica para o SBT, o Clube quase recebeu o comando da Tati Bitati, mas quem assumiu o controle foi Mylla Christie, que deu outra tonalidade ao universo infantil. Primeiro porque ela saiu um pouco do padrão de programa de auditório, ainda que tivesse uma pequena plateia. E porque o seu cabelo era ruivo. Sendo assim, apesar de sua rápida passagem pelo universo infantil, ela será sempre lembrada como a Ruivinha da Criançada.
No lugar da Mylla entrou uma Miss Brasil, a Pat Beijo. Ou seja, ela já chegou ostentando um título, mas era tão bonitinha, tão perfeitinha, que a direção do programa a associou a uma boneca. Colocado em votação, qual dos títulos devemos nos dirigir a ela, o resultado foi Menina Boneca.
Em 1998, surgiram as duas últimas musas do universo infantil. A Jackeline Petkovick e a Carla Perez. A Jacky saiu do programa Fantasia, e a Carla do grupo É o Tchan.
Jacky imperou por alguns bons anos à frente do Bom Dia & Cia, ela teve vários produtos lançados em seu nome, além de quatro álbuns muito bem sucedidos, mas não tinha um título pessoal. E o resultado da votação no Instagram foi maravilhoso, Jacky agora pode ser chamada de Amiga da Tchurminha.
Carla Perez estreou na TV cantando canções infantis e apresentando um programa para toda a família, e ela já tinha um título herdado da época do É o Tchan, rainha do rebolado, devido a sua forma de dançar. Mas antes ainda de estrear na televisão, ela gravou um filme intitulado Cinderela Baiana. E depois que saiu do SBT, estreou um programa em uma TV local na Bahia, que aliás, fez bastante sucesso por lá. Então, entre o título que recebeu do grupo de axé e pagode e do filme, os seguidores do Instagram optaram por Cinderela Baiana.
Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.
0 comments:
Postar um comentário