Karma e Dharma

Você consegue pensar em karma sem relacionar esse conceito a espiritualidade?

Pois karma nada tem a ver com espiritualidade, ou qualquer coisa relacionado a misticismo. Karma é apenas uma lei universal de ação e reação. O que acontece muito é pessoas que confundem karma com destino, e geralmente o atribuem uma conotação negativa.

Karma não é bom, nem ruim. É apenas ação e reação. Isto é, para cada atitude que tomamos vamos sofrer uma reação. Então, se nossas atitudes, ações, são boas, a reação que vamos ter em decorrência também serão boas, e o mesmo vale para o oposto, se executamos uma ação negativa, teremos uma resposta negativa também.

Ou seja, karma é uma espécie de futuro maleável, pois se temos consciência dessa lei universal podemos escolher conscientemente o que queremos fazer, tendo em mente o que vamos receber em troca.

E o dharma é uma lei humana, jurídica, cultural... Isto é, muda de acordo com o país, com a cultura. Por exemplo, no Brasil o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho, mas em praticamente todos os países de cultura cristã que celebram essa data, o fazem no dia 14 de fevereiro. E o mesmo acontece com o dia do azar que geralmente é marcado pelo dia 13 quando cai em uma sexta-feira, mas na Espanha é quando o dia 13 cai na terça-feira.

O dharma pode ser alterado mesmo dentro do próprio país, basta que haja um consenso e, que a partir de uma determinada data tal ato seja válido ou não. Por exemplo, na Espanha, mais precisamente em Barcelona, qualquer pessoa podia andar nua pela cidade, mas o governo resolveu aplicar multa para intimidar os exibicionistas, no entanto, em qualquer praia a nudez é permitida. Já no Brasil, a nudez em público é um delito, salvo em alguns locais permitidos.

O karma nós somos capazes de manipular, e o dharma, só obedecer.

0 comments: