Todos os uniformes das Paquitas

Andrea Veiga estreou como Paquita da Xuxa em 1984, no Clube da Criança, na Rede Manchete. Nesse período ela não usava a fardinha que caracterizou o grupo das soldadinhas mas, quando estreou o Xou da Xuxa, em 1986, ganhou uma companheira, a Xiquita Andreia Faria, que ficou conhecida como Xiquita Sorvetão, e elas usavam uma jaquetinha azul com franjas douradas nos ombros, correntes dourados na frente e detalhes vermelhos nas mangas, o chapéu era vermelho também com contornos dourados e uma espécie de pena dourada, saia branca e botas brancas.

Muita gente dizia que as Paquitas eram soldadinhas, que tinham sido inspiradas nos famosos soldadinhos de chumbo, na verdade elas eram balizas. Era a mãe da Xuxa que fazia as roupas e foi ideia dela que as meninas fossem caracterizadas assim.

Quando entrou a Pituxa, que inicialmente a Xuxa a chamava de Oinc Oinc e depois mudou para Pituxa Alemã, ela recebeu uma jaqueta vermelha que tinha os mesmos detalhes das meninas que usavam azul. No caso dela, a manga tinha detalhe azul e usava chapéu azul. E nessa fase, a saia virou um shortinho, mas era largo para parecer que fosse saia ainda.

Quando entrou o ano de 1987 estava tudo igual, mas em junho, no aniversário de um ano do programa, já tinha alguns detalhes diferentes no uniforme das Paquitas. Hegemonizaram as cores, ou seja, as meninas que usavam jaqueta azul, passaram a usar o chapéu azul também. Da mesma forma, as meninas que usavam jaqueta vermelha, passaram a usar o chapeú vermelho. Aquele contorno que tinha nas bordas, superior e inferior do chapéu, ganhou mais detalhes, e tinha uma pena vermelha também. Outro detalhe é das franjas nos ombros que ficaram maiores, mais bonitas.

Em 1988, elas ainda usavam esse uniforme, mas depois mudou, aquelas correntes da jaqueta ficaram ajustadas, na verdade não era mais correntes, eram umas faixas com uns detalhes nas estremidades. O chapéu perdeu a pena e ganhou a letra X no topo. O shortinho ficou mais ajustado e tinha uma lista vertical em cada perna. Em 1989, 1990 e 1991, o uniforme ficou exatamente igual.

Ele teve uma versão sem mangas por um período, a jaqueta passou a ser uma blusa sem mangas que tinha uma espécie de colete com as caraterísticas da tradicional jaqueta. Tem vídeos e fotos em que elas aparecem no mesmo programa usando as duas versões, com e sem mangas.

Em 1989, as Paquitas gravaram o primeiro disco e a partir de então, começaram a aparecer com uniformes diferentes, basicamente para as apresentações porque no programa elas usavam o tradicional. Mas mesmo no programa quando elas cantavam, vestiam algum traje diferente.

O mais conhecido é aquele da capa do primeiro disco delas, todo preto com detalhes dourados. A jaqueta ficou curta deixando a barriga a mostra, tinha um detalhe dourado na frente e nas mangas, a franja dos ombros deu lugar a argolas e o shortinho, mais curto que elas tinha usado, tinha um detalhe dourado nas laterais. E a bota, sempre presente, agora era preta também e de cano bem alto. 

Esse uniforme não tinha chapéu, e havia a versão branca, era exatemente igual, só que branco.

Tinha também outro uniforme branco que seguia o padrão da jaquetinha curta, não tão curta quanto o anterior, e os detalhes em dourado eram feitos com botões. Do lado direito tinha duas argolas que ficavam presas pela ombreira e do lado esquerdo da jaqueta tinha umas bandeirinhas com estrelas, como se fosse condecorações. Ou seja, era um uniforme meio militar. As vezes elas usavam uma boina branca, de marinheiro, no lugar do chapéu, mas geralmente abdicavam desse acessório. E havia a versão negra desse uniforme, também.

Inclusive elas usavam essa jaqueta com calça comprida. Ficava bem elegante, tanto o uniforme branco, quanto o preto, tinham calça comprida. Aliás, não eram os únicos, pois havia um negro com umas linhas douradas que se cruzavam na jaqueta.

E depois a Marlene, imagino que tenha sido ideia dela, resolveu dar um toque de elegância no uniforme das meninas e elas ganharam um que tinha calça comprida que, diferente dos anteriores, não era tão justa nas pernas e nem usavam botas. O conjunto era composto por camisa branca com uma gravatinha de lacinho, preta, e um casaco com uma linha de botões de cada lado, além das mangas. Com exceção da camisa, o uniforme era todo escuro.

No último ano do Xou da Xuxa elas apareceram algumas vezes usando um uniforme com saia. Ou seja, elas começaram o Xou usando saia e acabaram com saia novamente, mas esse não era para o infantil, e sim para concertos ou apresentações em tv, composto por camisa branca, gravatinha que combinava com a saia vermelha que parecia um kilt escocês, casaco preto ajustado e longo, boina preta, sapato e meias, também pretas. Parecia um uniforme de colégio rico.

Em 1992 as Paquitas tiveram dois uniformes. Um não tinha a franja nos ombros, no lugar havia um desenho triangular dourado, e nas mangas também. O desenho da parte da frente da jaqueta eram várias linhas que formavam uma árvore de natal invertida. O short ficou neutro, branco, e as botas brancas, como já eram. Esse uniforme ganhou uma versão negra com calças compridas. A mesma versão usada no Xou da Xuxa, foi usada pelas Paquitas dos Estados Unidos, com um par de botas de cano bem alto.

O outro uniforme tinha as franjas douradas de novo, nos ombros, linhas douradas retas, verticais, onde tinha o zípper da jaqueta e um desenho curvilíneo tribal, o shortinho tinha uma linha vertical bem na costura da lateral. Essa foi a farda mais bonita que elas tiveram.

Na Argentina, elas usaram outros dois, um em que o desenho na jaqueta era raios que saiam do centro, da linha vertical, para as laterais, e outro, que não tinha a franja no ombro, com um desenho bem diferente na jaqueta, e o short tinha duas linhas de botões separados por uma estreita faixa nas laterais. Essa foi a última farda delas.

No último programa Xou da Xuxa, em 1992, elas estavam com um uniforme todo branco, com uns desenhos dourados e uns penduricalhos na frente da jaqueta.

Em 1993 as Paquitas tiveram dois uniformes no programa Xuxa, que passava aos domingos. Um era composto por uma camiseta que tinha escrito na altura do peito o nome Paquitas e abaixo, o número 86, estampado na frente e nas costas, imagino que era uma referência ao ano em que o grupo teve origem. Nas mangas tinhas umas listas brancas, elas usavam uma bermuda até o joelho mais ou menos, e botas patins. Cada uma usava uma camiseta de uma cor. O outro uniforme tinha menos detalhes, mas eu acho mais bonito, era uma calça preta com uma faixa lateral, ou duas, e a blusa de mangas longas de uma cor só, com um X negro, grande, na frente. Outra vez, cada uma tinha a blusa de uma cor diferente da outra.

Em 1994 estreou o Xuxa Park e lá estavam as queridas Paquitas da geração Xou da Xuxa com uma roupa bem peculiar. Elas tinham o corpo todo coberto por uma calça e uma blusa de cor verde, ou azul escuro com uma espécie de calça de cowboy, preta, e uma espécie de colete, preto também. No quadro Xuxa Park Hits, elas usavam uma roupa muito feia. Era uma peça por cima da outra, tudo muito largo, de gorro... a ideia era que parecessem funkeiras, mas pelo menos em relação as funkeiras de hoje não tem nada a ver. E se a intenção fosse lançar moda não funcionou.



Em 1995 teve a troca do grupo. As Paquitas da geração do Xou compareceram no último programa delas com calça preta e jaqueta vermelha com a gola preta e botões dourados, e usavam luvas sem dedos, pretas também. Era algo assim que a gente esperava vê-las nos anos anteriores. Paquitas com cara de Paquitas.

O grupo Nova Geraçao estreou com um uniforme que era composto por jaqueta, short e bota, tudo preto. A jaqueta tinha detalhes dourados na gola, duas linhas de botões na vertical, e também nas mangas. O short tinha uma faixa dourada nas laterais e a bota passava para cima do joelho. Elas não tinham chapéu, e uma delas, acho que foi a Andrezza, disse que ficaram decepcionadas quando receberam o uniforme e não tinha chapéu.

Esse uniforme preto tinha uma versão com calça comprida. A jaqueta era praticamente a mesma, apenas com duas argolas no ombro direito.

No Xuxa Hits elas usavam um uniforme colegial composto por camisa branca, gravata escura, na mesma cor da saia, sapato escuro e meia longa, branca.

Em 1996, elas tiveram um dos uniformes mais bonitos. Todas usavam botas pretas, short branco, e as jaquetas eram vermelha ou azul, mas não eram só jaquetas azuis ou vermelhas com detalhes, eram super detalhadas.

No Xuxa Hits o uniforme era similar ao do ano anterior com a diferença de que a saia mudou para vermelho estilo kilt escocês.

Em 1997, foi a grande realização delas como Paquitas, porque o uniforme era igual a tradicional fardinha das Paquitas do Xou da Xuxa com chapéu, com a diferença de que todas usavam a mesma cor, jaqueta vermelha com detalhes dourados na frente e nas mangas, além de uma parte branca nas mangas também. Short branco e botas brancas. Ah, e o chapéu recebeu uma atenção especial, tinha um formato um pouco diferente dos clássicos, com muitos detalhes dourados, a letra X grande, e aba preta.

No Planeta Xuxa que estreou nesse ano, elas usavam basicamente calças largas com a cintura baixa e uma camiseta ajustada, curta. Mudava as cores, mas os modelos eram muito parecidos.

Em 1998, no Xuxa Park, o uniforme voltou a ter dois grupos, a das que usavam jaqueta vermelha e a das que usavam jaqueta azul, mas todas tinham os mesmos detalhes dourados na parte da frente e nas mangas. Com short branco, sem chapéu, mas pela primeira vez com um detalhe dourado nas botas.

Em 1999, outra vez todas usaram as mesmas cores, não era mais uma jaqueta e um short, era uma peça única, um macacão, ou macaquinho nesse caso, rosa. Isso mesmo, rosa, com uns ramos dourados na parte da frente da blusa e nas laterais das pernas, que pareciam peixes. Se você olhar meio rápido vai ver peixinhos. As botas eram pretas e o chapéu também. Sim, outra vez elas tiveram chapéu, lindo, diga-se de passagem. Era preto com detalhes dourados.

Nesse ano o grupo foi trocado pelas Paquitas Geração 2000. No dia da entrega do posto elas estavam com o chapéu preto, um casaco vermelho longo, com detalhes dourados e preto, e calças pretas. O uniforme parecia a farda da guarda do palácio da Inglaterra.

As Paquitas Geração 2000 estrearam com uniformes que lembravam muito as Paquitas do Xou da Xuxa. O grupo estava dividido entre as jaquetas azul e as jaquetas vermelhas, ambas tinham detalhes dourados, mas não só detalhes, era praticamente a metade da jaqueta dourada, pela primeira vez nas costas também. E tinham as franjas nos ombros. Short branco, botas brancas e chapéu da mesma cor da jaqueta com aba preta. Em 2000, mudaram alguns detalhes da parte dourada das jaquetas e dos chapéus.

E, ainda, tiveram outra versão com detalhes em branco e o short também tinha linhas cruzadas nas laterais que parecia uma costura. E elas ganharam um chapéu branco para todas, independente da cor da jaqueta, com detalhes dourados e era mais bonito que o anterior. Ah, e a franja dos ombros branca também.

No último programa do ano as Paquitas ganharam um uniforme especial. Era todo branco, calça comprida, com muitas linhas douradas no casaco e no chapéu. Lindo. Os uniformes com cores mais neutras sempre eram muito bonitos.

Em 2001, com o fim do Xuxa Park, as Paquitas foram para o Planeta Xuxa. As Paquitas New Generation participavam dos dois programas, Xuxa Park e Planeta Xuxa, quando entrou as Paquitas Geração 2000, elas ficavam no Xuxa Park e as outras meninas que tinham passado o posto continuaram no Planeta Xuxa por um tempo ainda.

Sem o infantil, a Geração 2000 não teve outra alternativa e as meninas foram para o Planeta Xuxa. Então, elas ganharam um uniforme adaptado para o programa. O planeta Xuxa explorava muito a sensualidade, tinha por exemplo os Papaquitos que estavam sempre descamisados, os fortões (Theo Becker) que usavam só um shortinho e coturno. E as Paquitas apesar de serem muito jovenzinhas, o uniforme delas também foi sensualizado. A jaqueta manteve as franjas nos ombros, mas ficou bem curta com um aspecto jeans, o shortinho ganhou um desenho mais sensual e passou a ser vermelho, e as botas pretas.

Não foi o único uniforme, elas usaram também uma blusinha branca, curta com mangas longas, e com um cordão em diagonal. Saia rosa com cinto preto e botas pretas. Na verdade, elas chegaram a usar outros modelitos, para cada programa especial, temático, a roupa era diferente, elas usavam alguns adereços.

No especial Criança Esperança desse ano elas acompanharam a Xuxa e estavam usando uma fardinha muito legal. O casaco era de manga longa com uma calda, na frente havia duas faixas brancas que se cruzavam e formavam a letra X. Elas usavam luvas e cinto branco também. A calça era preta com uma faixa branca na lateral, botas brancas, chapéu preto com alguns detalhes dourados e a cor dos casacos não se limitavam ao vermelho e azul, cada uma tinha um casaco de uma cor. Agora sim, esse uniforme reproduz os soldadinhos de chumbo, e com certeza todo mundo ia amar se elas usassem essa farda no programa.

Em 2002, foi o último ano em que elas trabalharam como grupo, na tv, num programa da Xuxa. E as meninas tiveram uma roupa muito feia. Era uma espécie de macacão que cobria todo o corpo, colado na pele, com listras que era bem diferente de uma zebra, mas é o mais próximo que eu posso definir. Com botas pretas, uma saia esfarrapada e uma coisa estranha pendurada no pescoço. Elas mereciam uma coisa melhor.

Para assistir a este conteúdo, clique na imagem abaixo.




0 comments: