Irmãs Metralha

Mariana e Roberta Richard, eram duas irmãs gêmeas que nasceram no dia 15 de janeiro de 1974, e que tentaram ser Paquitas desde antes de esse cargo se tornar o desejo de toda menina daquela época.


As meninas começaram a participar do Xou da Xuxa no programa de aniversário de 1 ano no ar e desde então elas já pediram para ser Paquitas e passaram a ir nas gravações com muita regularidade. Segundo Mariana, o fato de ela fazer a oficina de atores que ficava no mesmo prédio do Teatro Fênix, onde Xuxa gravava, facilitou bastante a assuidade ao infantil.


Mariana e Roberta fizeram o teste para Paquitas por duas vezes, perdendo a vaga para Cátia Paganote e Letícia Spiller. Mas, mesmo sem vínculo com a produção elas se envolviam em atividades, auxiliando a Xuxa e as Paquitas, até que foram chamadas para trabalhar como assistentes de palco. Ou seja, venceram pelo cansaço. E antes que recebessem o nome de Metralha, Xuxa as chamava de Tico e Teco.


E talvez se chamem Metralha apenas porque são irmãs. O nome da dupla foi inspirado nos personagens da Disney, os irmãos Metralha, que formavam uma quadrilha atrapalhada. Eles viviam tentando assaltar a caixa forte do tio Patinhas e eram reconhecidos por número, como 176-671 e 176-761, entre outros personagens integrantes do clã. Então, além das roupas listradas de prisioneiras, apesar de os personagens das histórias em quadrinhos não a usarem, elas também tinham número. A Roberta era a 100 e a Mariana a 001.

Outra teoria do nome da dupla pode ser porque, mesmo o pedido para que fossem Paquitas não tivesse sido atendido, elas foram ficando até entrar de vez no programa, e eram bem desinibidas, palhacinhas mesmo. As meninas passaram a fazer parte oficialmente do Xou como Metralha, em 1990.


Elas tinham basicamente as mesmas funções das Paquitas. Sempre que fosse necessário elas estavam lá segurando as crianças e auxiliavam na produção por detrás das câmeras, aliás, as duas disseram que gostavam disso, de estar no estúdio, mas sem aparecer muito. Além do programa do Brasil, elas foram também para a Argentina, onde eram chamadas de Mellizas. Na ausência dos Paquitos no Xou, as gêmeas passaram a levar o café da Xuxa, no palco, e a atuação das duas se estendeu até o Xuxa Park, até 1998, quando passaram a trabalhar apenas na produção do infantil e do Planeta Xuxa.


Em 1996, elas participaram do especial de 10 anos de Xuxa na Globo e até soltaram a vóz pela primeira vez, foi a mesma canção que Letícia Spiller e Andrea Faria tinham cantando, que era uma regravação, pois a versão original era do Xou da Xuxa na vóz de Priscila Couto e Juliana Baroni. Aliás, nas vezes que Xuxa reuniu as Paquitas em especiais ou encontros pessoais, elas estavam presentes.



As gêmeas seguiram trabalhando com Xuxa na produção do programa Mundo da Imaginação e continuaram com a apresentadora até 2005, quando toda a produção foi modificada para a estreia do TV Xuxa. As duas deram continuidade ao novo cargo de assistentes em outras produções da emissora, Mariana, por exemplo trabalhou na novela Gabriela, Amor à Vida e Verdades Secretas, entre outras. E Roberta em Morde e Assopra, Escrito Nas Estrelas e Amor Eterno Amor. Ela foi casada com o ator Eduardo Moscóvis, com quem teve duas filhas. 


No livro Sonhos de Paquita, as Paquitas comentam das irmãs Metralha. Elas pareceram muito sinceras quando disseram que não tinham nada contra as meninas, que até gostavam delas, mas ficaram chateadas por Xuxa tê-las trocado pelas gêmeas. Deu a entender que Roberta e Mariana se esforçavam para fazer a Xuxa se sentir bem naquela época em que ela era super protegida e a fama lhe tolhia a liberdade. Ou seja, as Paquitas se esgotavam devido o trabalho e eram muito ligadas entre elas, enquanto que as gêmeas, que não eram tão atuantes quanto às Paquitas, dedicavam-se mais à Xuxa.

Para ver mais detalhes, assista ao vídeo clicando na imagem abaixo.


0 comments: